Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3120
Tipo documento: Dissertação
Título: O SINTEP/MT como lócus de formação dos profissionais da educação da rede pública de Mato Grosso
Autor(es): Silva, Edna Bernardo da
Orientador(a): Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Vieira, Juçara Maria Dutra
Membro da Banca: Cardoso Neto, Odorico Ferreira
Resumo : Esta pesquisa está ancorada no campo da formação de profissionais da educação e parte do seguinte questionamento: Como as atividades desenvolvidas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso - SINTEP/MT têm contribuído para o processo formativo de seus filiados? O objetivo deste estudo é compreender como se desenvolve essa formação e como os filiados a percebem. A investigação ora apresentada se justifica, visto que o tema é de relevância social e política, além de ser pouco explorado nas pesquisas acadêmicas e por existirem poucas publicações na área de educação. O referencial teórico sobre formação está fundamentado na perspectiva epistemológica da pedagogia crítica, tendo como principais referências os autores Paulo Freire (1979; 1987; 1996; 2000; 2001) e Henry Giroux (1997). Como método de análise utilizamos o Ciclo de Políticas proposto pelo sociólogo Stephen J. Ball, que recomenda a análise das políticas educacionais a partir de contextos, reconhecendo que as políticas são construídas de forma imbricada entre elas. Tal procedimento oportuniza a pluralidade de olhares para os dados. A abordagem metodológica é qualitativa, de caráter bibliográfico, documental e, para o processo de coleta de dados, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram efetuadas em atividades do SINTEP/MT em Cuiabá/MT, que ocorreram entre os meses de junho e setembro de 2018, sendo elas: o Encontro Estadual e o Conselho de Representantes. Para a coleta dos dados foram realizadas 15 entrevistas; sendo que entre os sujeitos entrevistados estão: professores, técnicos administrativos educacionais e de apoio administrativo. A escolha desses atores está relacionada à participação recorrente nas atividades dos últimos cinco anos. Serviram de base para as análises apresentadas, os cadernos de texto de sete congressos e três encontros estaduais. Como resultados, é possível destacar que a pesquisa nos possibilitou compreender que o SINTEP/MT tem contribuído significativamente para a formação de seus filiados e que essa formação produz efeitos na prática pedagógica dos mesmos. Destaca-se na fala dos entrevistados, no que tange à relevância da participação nas atividades formativas, que estas contribuem para a reflexão quanto à visão de mundo e a forma de inserção nele. Além disso, a pesquisa mostrou que o SINTEP/MT não tem tratado somente das questões salariais e de carreira. Os registros mostram que o sindicato tem se preocupado com uma pluralidade de temas correspondentes às temáticas diversas da educação.
Resumo em lingua estrangeira: The present research is anchored in the field of training of education professionals and start from the following question: How have the activities developed by the Mato Grosso Public Teachers' Union - SINTEP / MT contributed to the training process of its members? The aim of this study is to understand how this formation develops and how affiliates perceive it. The research presented is justified, since the subject has social and political relevance, besides being little explored in the academic researches and because there are few publications in the area of education. The theoretical reference on formation is based on the epistemological perspective of critical pedagogy, having as main references the authors such as Paulo Freire (1979, 1987, 1996, 2000, 2001) and Henry Giroux (1997). As a method of analysis, we use the Policy Cycle proposed by sociologist Stephen J. Ball, who recommends the analysis of educational policies from contexts, recognizing that policies are built in enmeshed between them. Such a procedure allows the plurality of looks for the data. The methodological approach is qualitative, of bibliographical and documentary character, moreover, for the data collection process, semi-structured interviews have been also carried out. The interviews were conducted in SINTEP / MT activities in Cuiaba, Mato Grosso state, which occurred between June and September in the year 2018, being: the State Meeting and the Council of Representatives. For the data collection 15 interviews were carried out; and among the subjects interviewed there are: teachers, educational technical-administrative and administrative support technicians. The choice of these actors is related to the recurring participation in the activities of the last five years. They served as a basis for the analysis presented, the textbooks of seven congresses and three state meetings. As results, it is possible to emphasize that the research enabled us to understand that SINTEP / MT has contributed significantly to the formation of its affiliates and that this formation produces effects in their pedagogical practice. It is important to emphasize in the interviewees' talk about the relevance of participation in training activities that they contribute to the reflection about the world view and the way of insertion in it. In addition, the survey showed that SINTEP / MT has not only dealt with salary and career issues. The records show that the union has been concerned with a plurality of themes corresponding to the different themes of education.
Palavra-chave: Sindicato
Formação
Profissionais da educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Syndicate
Formation
Education professionals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Edna Bernardo da. O SINTEP/MT como lócus de formação dos profissionais da educação da rede pública de Mato Grosso. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3120
Data defesa documento: 19-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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