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http://ri.ufmt.br/handle/1/3207
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O programa de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Rondonópolis : um estudo de caso na perspectiva da aprendizagem dialógica |
Autor(es): | Neves, Natália Araujo Souza |
Orientador(a): | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi |
Membro da Banca: | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi |
Membro da Banca: | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Membro da Banca: | Brito, Lydia Maria Pinto |
Resumo : | Este estudo de caso apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PPGEdu/UFMT/CUR, vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, que tem como objetivo principal analisar a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação sobre os cursos de capacitação ofertados pela UFMT e possui a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT/CUR sobre os cursos ofertados pelo programa de capacitação desta instituição? Esta pesquisa tem como inspiração o método da Teoria da Ação Comunicativa. Trata-se de um estudo de caso comunicativo, tendo como participantes seis servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT. São aqui abordados os seguintes temas: administração pública, gestão por competência, gestão do conhecimento, educação corporativa e aprendizagem dialógica. Com relação à análise dos dados, ela foi realizada com base nas Entrevistas Comunicativas em Profundidade e no Grupo de Discussão Comunicativo. A interpretação dos dados resultou numa síntese das dimensões exclusoras e transformadoras, assim como sugere a metodologia de Investigação Comunicativa. As informações resultantes da pesquisa revelam que os servidores têm muitas ideias que podem contribuir com o Programa de Capacitação e que a Aprendizagem Dialógica pode trazer melhorias relevantes para a Educação Corporativa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This case study presents research done about PPGEdu, UFMT, and CUR. This study is linked to the research group, Public Educational Policies, whose main objective is to analyze the design and conception of the Technical-Administrative Servants staff members, regarding the training courses offered by UFMT. The following research question was asked: what is the perception of the Technical-Administrative staff working at UFMT/CUR about the courses offered by the training program of this institution? This research was inspired by the Theory of Communicative Action. It is a communicative case study, with six Technical-Administrative Servants working in Education at UFMT. The following topics are addressed: public administration, competent management, knowledge management, corporate education and dialogic learning. The analysis of the data was based on both the In-depth communicative interviews and the communicative discussion group. The Communicative Research methodology was used to interpret the data resulting in a synthesis the exclusion and transforming dimensions. The information gathered from the research reveals that the servers have many ideas that can contribute to the Training Program and that Dialogic Learning can bring relevant improvements to Corporate Education. |
Palavra-chave: | Capacitação Técnico-administrativo em educação Aprendizagem dialógica Educação corporativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Training Technical administrative in education Dialogical learning Corporative education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | NEVES, Natália Araujo Souza. O programa de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Rondonópolis: um estudo de caso na perspectiva da aprendizagem dialógica. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3207 |
Data defesa documento: | 18-Jul-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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