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Tipo documento: Dissertação
Título: Desempenho motor e cognitivo após um programa de ensino de iniciação esportiva para escolares
Autor(es): Araújo, Nayanne Dias
Orientador(a): Aburachid, Layla Maria Campos
Membro da Banca: Aburachid, Layla Maria Campos
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Greco, Pablo Juan
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Resumo : A etapa de iniciação aos jogos esportivos coletivos é um período que abrange desde o momento em que as crianças se iniciam nos esportes até a decisão por praticarem uma modalidade. O presente estudo objetivou identificar o nível de desempenho da coordenação motora, desenvolvimento motor, percepção de competência e da capacidade de jogo após um programa de 17 sessões de aula, utilizando-se a Iniciação Esportiva Universal (IEU) e Escola da Bola (EB). Além disso, determinar a consistência da aplicação dos métodos de ensino em relação à complexidade estrutural das atividades e das tarefas nas sessões de aulas, analisar o desempenho do desenvolvimento motor, da coordenação motora, da percepção de competência e da capacidade de jogo, considerando o efeito tempo e sexo, verificar o impacto da coordenação motora, desenvolvimento motor e capacidade de jogo em ambos os grupos e analisar a chance de alteração na classificação da coordenação motora e desenvolvimento motor em ambos os grupos. Participaram do estudo 40 escolares de com faixa etária de 7 a 9 anos de idade (7,85±0,48) divididos igualitariamente em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Após a intervenção houve melhora significativa para o GE na variável coordenação motora em todas as tarefas, com p value variando de 0,039 a 0,000, e tamanho de efeito (TE) grande, exceto TE médio para a tarefa de transposição lateral (0,463). Para a variável desenvolvimento motor, o GE melhorou significativamente em todos os escores, com p value de 0,000, e TE grande, a partir de 0,812. Na capacidade de jogo os resultados apontaram melhora estatisticamente significativas do GE em todas as ações, tanto para os itens com o membro mão, quanto para os itens com o membro pé, com p value de 0,001 e TE grande, a partir de 0,775. Quanto a percepção de competência percebeu-se que as sessões de aula não foram capazes de provocar mudanças nas percepções que os sujeitos tinham deles mesmos. Na coordenação motora, o resultado da chance de alteração de classificação do quociente motor do GE foi 4,12 vezes maior do que o GC e do desenvolvimento motor foi 6,5 vezes maior do que o GC, tornando possível inferir que os métodos (IEU+EB) aplicados na intervenção foram capazes produzir efeitos de aprendizagem. Espera-se então, com esse trabalho, contribuir para a gama de estudos na área da metodologia de ensino dos esportes, em especial para as metodologias voltadas para o ensino de iniciantes.
Resumo em lingua estrangeira: This initiation stage of the collective sporting games is a period that spans from the when children start in sports until the decision to practice a mode. This study aims to identify the level of coordination performance motor, motor development, perception of competence and the ability to play after a program of 17 classroom sessions, using the Methods Universal Sport Initiation (USI) and Ball School (BS). In addition, determining the consistency of the application of the methods of education in relation to the structural complexity of activities and tasks in the classroom sessions, analyze the performance of motor development, motor coordination, the perception of competence and ability to play, considering the time and sex effect, check the impact of motor coordination, motor development and capacity in both groups and analyze the chance of change in the classification of motor coordination and development engine in both groups. Participated in the study 40 school students with age range 7 to 9 years of age (7.85 ± 0.48) divided equally in experimental group (EG) and control group (CG). After the intervention there was significant improvement EG in the motor coordination variable in all tasks, with p value ranging from 0, 039 to 0,000, and effect size (ES) great, except SE medium for the task transposition (0,463). For the motor development variable, EG has significantly improved on all scores with p value 0,000, and SE great from 0,812. In the playing capacity the results pointed it improves statically of EG in all actions for the items with the hand member, as for the items with the foot member, with p value of 0,001 and ES great, the from 0,775. As the perception of competence was realized that the classroom sessions did not they were able to provoke changes in the perceptions that the subjects had of themselves. In coordination the results of the chance to change the motor quocient's classification EG was 4,12 higher than the CG and the motor development was greater than the CG, the making it possible to infer that the methods (USI + SB) applied in intervention were able to produce learning effects. It is then expected, with this work, contribute to the range of studies in the area of the teaching methodology of sport, especially for methodologies focused on teaching beginners.
Palavra-chave: Formação esportiva
Crianças
Desempenho cognitivo e motor
Palavra-chave em lingua estrangeira: Sports training
Children
Cognitive performance and motor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: ARAÚJO, Nayanne Dias. Desempenho motor e cognitivo após um programa de ensino de iniciação esportiva para escolares. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3227
Data defesa documento: 21-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

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