Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3234
Tipo documento: Tese
Título: Palavras científicas sonhantes em um território úmido feito à mão : a arte popular da canoa pantaneira
Autor(es): Quadros, Imara Pizzato
Orientador(a): Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Silva, Regina Aparecida da
Membro da Banca: Pereira, Celso Sanchéz
Membro da Banca: Tristão, Martha
Resumo : Este estudo expressa o resultante de uma pesquisa fenomenológica com foco na Educação Ambiental, onde oferta contornos bem expressivos à relação Natureza e Cultura através das práticas artísticas de uma comunidade pantaneira, Pantanal Norte, Complexo comunitário de Joselândia, distrito do município de Barão de Melgaço em Mato Grosso – Brasil. Uma pesquisa que trilhou pelo caminho formativo-aprendiz da Arte Educação Ambiental partindo das ligações ecossistêmicas da canoa pantaneira feita pelos Mestres canoeiros, seguindo para as aprendizagens científicas. Para tal, apoiou-se em Gaston Bachelard (Fenomenologia da Imagem e da Imaginação), em Michèle Sato (Cartografia do Imaginário para Pesquisa em Educação Ambiental), em Paulo Freire (Educação Popular), Michèle Sato (Educação Ambiental) e em Ana Mae Barbosa (Arte Educação). O percurso compreensivo foi bordado pelos objetivos que se compuseram por buscar possibilidades para reabrir o diálogo entre Natureza e Cultura; compor uma cartografia sistêmica pelo viés artístico cultural dos serviços ecossistêmicos e tecer ligações entre Arte e Ciência, esferas ainda dicotomizadas. Compreender o fio sistêmico da canoa pantaneira mergulhada no contexto das relações estabelecidas com o Pantanal Norte, Bacia do Alto Paraguai com as suas águas chegantes na atualidade, permitiu o nascer de imagens artísticas poética-científicas, promovedoras da compreensão da relação Arte e Ciência. A tradição moderna assentou dicotomias que não permitem o brotar possibilidades da complementariedade-dialogantes, desembocando na potencia da objetividade na despotencialização da subjetividade, tracejando diferenças, esculpindo desigualdades, exclusões, invisibilidades, portanto, injustiças e insustentabilidades. O estudo ao revelar as compreensões almejadas, abriu caminhos importantes para a contemporaneidade educacional, científica e cotidiana. A pesquisa desenhou uma educação sensível criativa como indispensável à formação humana em todos os âmbitos, em especial para as questões ambientais que estampam com palheta forte, a necessidade de uma Educação Ambiental em todas as estâncias de atuação-relações humanas, inclusive na Ciência, clamando por superações das dicotomias instauradas pelo pensamento moderno, transcendendo em busca de brechas, em busca de diálogos, em busca de complementariedades. No caso desta pesquisa a busca foi pela complementariedade entre Natureza e Cultura, bem como, Ciência e Arte no intento de alcançar reinvenções necessárias na expectativa de contribuir com a superação dos problemas sociais e ambientais existentes. Uma Educação Ambiental sensível, crítica e criativa transbordante de transformação social com responsabilidade e compromisso, considera este estudo, por se revelar um referencial significativo às pesquisas, aos governos e a sociedade em geral, pois, ao pensar políticas públicas no viés sociocultural se deve aliar o socioambiental para compor as tomadas de decisões que desenharão as políticas e a Ciência em tempos Pós-Modernos.
Resumo em lingua estrangeira: This study presents the results of a phenomenological research, focused on environmental education, expressing the relationship between nature and culture through artistic practices of the communities of Joselândia, Northern Pantanal, district of the municipal Barão de Melgaço in Mato Grosso – Brazil. Formational-apprentice of the Environmental Education Art was applied, starting from the eco-systemic links of the pantaneira canoemade by the masters, followed by scientific learning. The study was based on the work of Gaston Bachelard (Phenomenology of the image and imagination), Michèle Sato (Imaginary mapping for research in environmental education), Paulo Freire (Popular Education), Michèle Sato (Environmental Education) and An Mae Barbosa (Art Education).The main goals of our comprehensive course were to seek possibilities to reopen the dialogue between nature and culture; composing a systemic cartography using artistic cultural ways of ecosystem services and to weave connections between art and science, two study fields still separated. Understanding the story of the pantaneira canoe, in the context of the established relationships of the Northern Pantanal, High Paraguay Basin, with its complex water dynamics, enabled the birth of poetic artistic-scientific images, and helped promoting the understanding of the relationship between Art and Science.The modern tradition is showing division, not allowing new possibilities of complementary dialogues, discharging the power of objectivity in the de-powering of subjectivity, seeking for differences, carving out inequalities, exclusions, invisibilities, therefore, injustice and unsustainability. While revealing the desired understandings, this study opened important pathways for the educational, scientific and daily contemporarily work. The research set up a creative sensitive education, essential for human formation in all areas, in particular for environmental issues, the need for environmental education in all the areas of human relations, including in science, claiming to super act the divisions brought by modern thought, transcending in search of gaps, in search of dialogue, in search of complementarities. In the case of this research the main goal was to seek for complementarity between Nature and Culture, as well as, Science and Art, in the attempt to achieve necessary reinvention and so contributing to the improvement of the existing social and environmental problems. This study - in the context of sensible, critical and creative Environmental Education with responsibility and compromises - is considered a significant reference for research, for governments and societies in general. When considering public policies in socio-cultural ways one should ally the socioenvironmental to compose the decision making that form policies and Science policies in the post-Modern times.
Palavra-chave: Educação
Ambiente e arte - arte educação ambiental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Environment and art - art environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: QUADROS, Imara Pizzato. Palavras científicas sonhantes em um território úmido feito à mão: a arte popular da canoa pantaneira. 2013. 372 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3234
Data defesa documento: 26-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2013_Imara Pizzato Quadros.pdf9.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.