Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/324
Tipo documento: Dissertação
Título: Percursos de leitura : trabalhando com a letra de canção na sala de aula
Autor(es): Souza, Eliana Aparecida Albergoni de
Orientador(a): Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Reis, Célia Maria Domingues da Rocha
Membro da Banca: Souza, Marilena Inácio de
Resumo : Neste trabalho, tece-se uma reflexão sobre o gênero discursivo “Letra de canção” e propõe sua utilização em aulas de língua portuguesa, com a finalidade de contribuir na formação de leitores críticos e autônomos, tal como preconizado pelas Orientações Curriculares para o ensino médio (OCEM). As reflexões e análises foram ancoradas na teoria enunciativo-discursiva de abordagem sócio-histórico de Volochinov e Bakhtin e seu Círculo. Para situar o gênero letra de canção dentro da teoria bakhtiniana, como gênero poético do discurso, parte-se da conceituação de Padilha. Os baixos índices de desempenho em leitura dos estudantes brasileiros em eventos avaliativos como a Prova Brasil e PISA indicam a necessidade de reavaliar o ensino de leitura bem como a importância de propostas que impliquem em novas abordagens para os textos que são levados para a sala de aula. As propostas apresentadas nesta dissertação tentam atender a estas necessidades e são organizadas a partir das orientações das OCEM sobre leitura. O trabalho em questão busca visualizar a estrutura, os rastros ideológicos, as condições de produção e a intenção comunicativa presentes no texto, designados como percursos de leitura.
Resumo em lingua estrangeira: This paper reflects on the discursive genre "Song lyrics" and proposes its use in Portuguese Language classes in order to contribute to the formation of critical and independent readers, as recommended by the Curricular Guidelines for High School (OCEM). The reflections and analysis were anchored in the enunciative-discursive theory of socio-historical approach of BAKHTIN ([1929] 2004) and the Circle. To situate the genre Song lyrics within Bakhtinian theory, as a poetic genre of discourse, we started from the concepts of Padilha (2005). Low levels of reading performance of Brazilian students in evaluative events like Prova Brasil and PISA indicate the need to reevaluate the teaching of reading and the importance of proposals involving new approaches for the texts that are brought into the classrooms. The proposals presented in this dissertation attempt to meet these needs and are organized according to the guidelines of OCEM on reading. The work here suggested of analysis of song lyrics in the classroom, trying to visualize the structure, the ideological traces, the conditions of production and the communicative intention in the text, was designated as pathways in reading.
Palavra-chave: Leitura
Letra de canção
Gêneros discursivos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Reading
Song lyrics
Discursive genres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SOUZA, Eliana Aparecida Albergoni de. Percursos de leitura: trabalhando com a letra de canção na sala de aula. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/324
Data defesa documento: 26-Mar-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Eliana Aparecida Albergoni de Souza.pdf1.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.