Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3247
Tipo documento: Tese
Título: Políticas educacionais para gênero e sexualidade em Mato Grosso : um estudo crítico do discurso
Autor(es): Beltrão, Márcio Evaristo
Orientador(a): Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Vesz, Fernando Zolin
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Coenga, Rosemar Eurico
Membro da Banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Resumo : O Estado de Mato Grosso é um dos que apresenta maior número de crimes cometidos contra LGBTQ+. Na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), a Superintendência de Diversidades Educacionais é a responsável por elaborar orientações pedagógicas com ações que garantam a inserção de conteúdo relativo a esse assunto nos planejamentos dos/as professores/as. Com o objetivo de compreender o contexto de elaboração e como essas políticas são trabalhadas no ambiente escolar, este trabalho utiliza como principal arcabouço a tríade teórica de pesquisa crítico-social: Análise Crítica do Discurso (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985; 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e Realismo Crítico (BHASKAR, 1986; 1998). Dessa forma, propõe-se uma análise de conjuntura para compreender as circunstâncias institucionais e organizacionais que cercam a produção e recepção das Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais (2012) e da Caravana da Diversidade (2015-2018). No nível textual, a análise centra-se na OCDE — por meio da categoria Intertextualidade do significado acional do discurso — e nos enunciados proferidos pelo Coordenador de Diversidades (2015-2018) e por professores/as formadores/as dos CEFAPROS, por meio da categoria analítica Interdiscursividade do significado representacional do discurso. Os resultados das análises apontam que o trabalho realizado pela SEDUC para questões de diversidades ocorreu de forma mais efetiva apenas na região de Cuiabá, visto que o órgão não disponibilizou recursos para que a Caravana fosse realizada em cidades mais longínquas da capital. Além disso, foi possível perceber que raramente as escolas debatem questões de gênero e sexualidade e/ou recebem formações do CEFAPRO sobre o assunto. Apesar do atual cenário de retrocessos, é crucial que as diversidades sexuais e de gênero não sejam silenciadas no ambiente escolar, pois, mesmo nesses tempos sombrios, a esperança de um futuro melhor para as pessoas LGBTQ+ deve ser um incentivo para que atos de luta e resistência prossigam existindo.
Resumo em lingua estrangeira: Mato Grosso is one of the brazilian states that presents the highest number of crimes committed against LGBTQ +. At the Mato Grosso State Department of Education (SEDUCMT) there is the Superintendence of Educational Diversities which is reponsible for preparing pedagogical guidelines and work plans with actions that ensure the inclusion of content related to this subject in the teachers' plans. So, aiming to understand the context of these policies elaboration and how they are covered at school space, this research uses as main framework the theoretical triad of critical-social research: Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1985; 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) and Critical Realism (BHASKAR, 1986; 1998). Thus, a conjuncture analysis is proposed to understand the institutional and organizational circumstances surrounding the production and reception of the Curricular Guidelines: educational diversities (2012) — hereafter OCDE — and Diversity Convoy (2015-2018). In a textual level, the analysis itself is centered in the OCDE — throught the Intertextuality category of the actional meaning of discourse — and in the statements made by the diversity supervisor of this institution and by the instructors from CEFAPROS, this being done through the analytical category Interdiscursivity of the representational meaning of discourse. The analysis results pointed out that the work performed by SEDUC related to diversity were more effective only around Cuiaba region, since the institution did not provide resources for the Convoy to be held in cities farther from the capital. Besides, it was observed that schools rarely discuss gender and sexuality issues and/or receive education from CEFAPRO on the subject. Despite the current setback scenario, it is crucial that gender and sexual diversity subjects are not silenced in the school environment, because even in these dark times the hope for a better future for LGBTQ + people should be an incentive for struggle acts and resistance continue to exist.
Palavra-chave: Políticas educacionais
Diversidades de gênero e sexuais
Análise crítica do discurso
Linguística sistêmico-funcional
Realismo crítico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educational policies
Gender and sexual diversities
Critical discourse analysis
Systemic-functional linguistics
Critical realism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: BELTRÃO, Márcio Evaristo. Políticas educacionais para gênero e sexualidade em Mato Grosso: um estudo crítico do discurso. 239 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3247
Data defesa documento: 16-Dec-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2019_Márcio Evaristo Beltrão.pdf5.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.