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Tipo documento: Tese
Título: Web-rádio e gêneros do discurso : um contexto significativo para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa
Autor(es): Santos, Nádia Cristina da Silva
Orientador(a): Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Moreira, Benedito Dielcio
Membro da Banca: Carbonieri, Divanize
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver e analisar um projeto de criação de uma emissora de web-rádio nos anos finais do Ensino Fundamental em que se tomaram os gêneros discursivos como instrumentos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, em uma escola pública de Mato Grosso e, assim, observar quais capacidades letradas puderam ser desenvolvidas durante o projeto. Para isso, recorremos aos pressupostos teóricos de Bakhtin e o Círculo (1929; 1920-1924; 1952- 53/2016; 1970-1971/1979; 1974/1979), aliados à teoria da aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (1930, 1934, 1935), às discussões sobre multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), letramentos digitais (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM, 2016) e letramento crítico que tem como base: Freire (1981, 1986, 1987, 1996), Pereira (2008, 2009), Paes de Barros (2005, 2008, 2016, 2017). A metodologia abordada é de caráter qualitativo, de natureza dialógica, do tipo pesquisa-ação. Os dados do questionário aplicado no início da pesquisa revelaram que os alunos participam de diferentes práticas de letramentos dentro e fora do contexto escolar, por outro lado, mesmo vivendo em uma época em que as mídias digitais fazem parte do dia a dia da maioria dos sujeitos, inclusive os desta pesquisa, as atividades realizadas no âmbito escolar continuam aquém do esperado, constituindo-se ainda em copiar matérias e atividades do quadro e do livro didático, fazer anotações no caderno, resumos ou fichamentos seguidos de outras práticas que ainda estão longe da realidade dos letramentos contemporâneos. Os dados do desenvolvimento do projeto de pesquisa-ação indicam que as interações contribuíram muito para a compreensão de conceitos ligados a diferentes áreas do conhecimento e da Língua Portuguesa. No que tange ao ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos trabalhados, os gêneros orais seminário, radionovela e entrevista despertaram maior interesse dos alunos, sendo que ao longo do processo da sequência didática com esses gêneros, perceberam-se aprendizagem e desenvolvimento mais profícuos dos alunos no tocante às capacidades de uso da linguagem oral e domínio dos seus aspectos estilísticos e composicionais. Além disso, analisa-se, ao considerar todas as sequências didáticas trabalhadas, que as atividades desenvolvidas puderam colaborar para a ampliação de diferentes capacidades letradas. Dessa forma, a investigação contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sujeitos que dela participaram, pois deu oportunidade àqueles que eram tímidos ou que sofriam preconceitos para se conscientizarem a respeito da importância do trabalho coletivo, de se posicionarem nos contextos suscitados pelos gêneros trabalhados, criando oportunidades para que os próprios sujeitos pudessem ressignificar o espaço pedagógico. Nessa medida, defendemos que a web-rádio, como outros aplicativos tecnológicos, proporcionou mais interesse dos estudantes pelo conhecimento e pode promover uma maior conscientização para as suas aprendizagens, tanto coletivas quanto individuais.
Resumo em lingua estrangeira: This research had as general objective developing and analyzing a project of creation of a web radio station in the final years of Primary School in which the discourse genres were assumed as instruments of teaching-learning of Portuguese Language, in a public school of Mato Grosso and, thus, observe what literacy abilities were able to be developed during the project. For this purpose, we drew on the theoretical assumptions of Bakhtin and the Circle (1929; 1920-1924; 1952-53/2016; 1970-1971/1979; 1974/1979), allied to the theory of learning and development of Vygotsky (1930, 1934, 1935), to the discussions on multiliteracies (THE NEW LONDON GROUP, 1996), digital literacies (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM, 2016) and critical literacy which has as ground: Freire (1981, 1986, 1987, 1996), Pereira (2008, 2009), Paes de Barros (2005, 2008, 2016, 2017). The methodology approached is of qualitative aspect, of dialogic nature, of the type action research. The data from the questionnaire applied in the beginning of the research revealed that the students participate in different practices of literacy inside and outside the school context, in contrast, even though they live in a time in which digital media is part of the daily routine of most of the individuals, including the ones of this research, the activities conducted in the school environment continue to underperform the expected, still constituting in copying materials and activities from the board and from a didactic book, taking notes in the notebooks, summaries or annotations followed by other practices which are still far from the reality of the contemporary literacies. The data of the development of the project of action research indicate that the interactions much contributed for the comprehension of concepts linked to the different areas of knowledge and of Portuguese Language. In terms of the teaching-learning of the discourse genres worked, the oral genres workshop, radio soap opera and interview sparked more interest from the students, being that throughout the process of didactic sequence with these genres, it was observed more meaningful learning and development from the students regarding the abilities of use of oral language and mastery of its stylistic and compositional aspects. Also, it is analyzed, while considering all the didactic sequences worked, that the activities developed were able to collaborate with the growth of different literacy abilities. Therefore, the investigation contributed for the development and improvement of the individuals which were part of it, since it gave opportunity to those who were shy or that suffered prejudices to become aware of the importance of collective work, creating opportunities so that the individuals could reframe the pedagogical place. Consequently, we defend that the web radio, like other technological applications, generated more interest in the students for knowledge and can promote more awareness for their learnings, both collective and individual.
Palavra-chave: Web-rádio
Gêneros discursivos
Aprendizagem de língua portuguesa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Web radio
Discourse genres
Learning of portuguese language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SANTOS, Nádia Cristina da Silva. Web-rádio e gêneros do discurso: um contexto significativo para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. 2019. 312 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3248
Data defesa documento: 30-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

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