Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3277
Tipo documento: Tese
Título: Uma pedra no Rio Cuiabá : movimentos consolidantes do PPGE da UFMT (1988-2013)
Autor(es): Siqueira, Elizandra de
Orientador(a): Sá, Nicanor Palhares
Membro da Banca: Sá, Nicanor Palhares
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Ferreira, Márcia dos Santos
Membro da Banca: Alves, Nilda Guimarães
Membro da Banca: Bordignon, Nelso Antonio
Resumo : A presente tese de doutorado insere-se na área da Educação e nos estudos de caráter histórico, abordando a descrição e análise do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Seu foco principal se dá alicerçada em estudos teóricos e empíricos sobre a temática concernente ao funcionamento do referido programa. A problemática deste estudo se estruturou acerca da compreensão de como um programa de pós-graduação em educação buscou consolidar-se em aproximadamente 25 anos de existência, tempo em que coexistiram percalços e vitórias os quais circunscrevem-se em uma dinâmica específica de funcionamento, que permite construir o problema de pesquisa: quais as especificidades de um programa de pós-graduação em Educação no Centro-Oeste do Brasil? O objetivo geral é identificar, descrever e explicar como ocorreu seu processo de consolidação em 25 anos de sua existência, a fim de categorizar conhecimentos a seu respeito. Como objetivos específicos, busca-se: a) identificar a configuração essencial do PPGE; b) descrever a mentalidade do PPGE e as ideias-força presentes; c) compreender e explicar o significado histórico do PPGE entre 1988 e 2013. De caráter hipotético-dedutivo, baseou-se metodologicamente na perspectiva micro-histórica Hartog (2006), Vainfas (2002), Revel (1998) e Sjizártó (2002). A tese se apresenta: o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso é uma instituição de ensino stricto sensu consolidada que atingiu um patamar satisfatório de qualidade por meio de lutas e esforços de seus próprios sujeitos a partir de uma perspectiva histórica com configurações, mentalidades e ideias-força pluralizadas e multifacetadas em um processo de descontinuação. Os estudos teóricos de Bourdieu (1996, 1998, 2004, 2009, 2010, 2011, 2013) e os dados coletados corroboram a tese. A micro-história constitui-se como uma teoria com capacidade metodológica para demarcar fronteiras dentro de um contexto histórico global, pois a pesquisa demostrou que os movimentos das legislações e decisões dos órgãos maiores relativos à pós-graduação atingem em maior ou maior profusão o programa, assim como o programa também se insere no processo de construção da pós-graduação, vinculado à sua inserção e impacto sociais, pois tudo relaciona-se com tudo. Há uma quantidade considerável de pessoas tituladas pelo programa atuando em diversas áreas da Educação, não apenas em Cuiabá ou no Estado de Mato Grosso, como também em outras universidades brasileiras e internacionais. O PPGE/UFMT tem uma inserção social considerável ao se verificar que vários de seus mestres e doutores atuam na Educação Básica e na administração pública ligada à Educação. Externamente, o PPGE/UFMT consolidou-se a partir da constante reconfiguração de suas características, que emergem da análise dos documentos relativos à pós-graduação, especificamente, ao PPGE e das avaliações da CAPES.
Resumo em lingua estrangeira: This research falls within the field of Education and studies of historical character, addressing the description and analysis of Post-Graduate Program in Education at UFMT. Its focus is through theoretical and empirical studies on the subject concerning the functioning of the program. The problem of this study structures itself on the understanding of how a program of postgraduate education sought to consolidate itself in approximately 25 years of existence, time coexisted setbacks and victories. These mishaps and victories confined in a specific dynamic operation, which thus allows building the research problem: what are the specifics of a program of postgraduate education in the Midwest of Brazil? The overall objective is to identify, describe and explain how its consolidation process in 25 years of its existence occurred in order to categorize knowledge about them. Specific objectives, seeks to: a) identify the essential configuration PPGE; b) describe the mentality of PPGE and key ideas present in PPGE; c) understand and explain the historical significance of PPGE between 1988 and 2013. hypothetical-deductive character, was based on methodologically micro-historical perspective Hartog (2006), Vainfas (2002), Revel (1998) and Sjizártó (2002). The thesis is presented: the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso is an established institution of learning stricto sensu that reached a satisfactory level of quality through struggles and efforts of their own subjects from a historical perspective with settings, mentalities and pluralized and multifaceted key ideas in a process of discontinuation. Theoretical studies of Bourdieu (1996, 1998, 2004, 2009, 2010, 2011, and 2013) and the collected data support the thesis. The micro-story is constituted as a theory with methodological capacity to demarcate boundaries within an overall historical context, as the research has shown that the movements of the laws and decisions of higher bodies relating to postgraduate reach a greater or greatest profusion program as well as the program also fits into the process of building the graduate, linked to its insertion and social impact, because everything relates to everything. There is a considerable amount of people titrated by the program active in many areas of education, not only in Cuiaba or the State of Mato Grosso, as well as in other Brazilian and international universities. The PPGE/UFMT has considerable social inclusion when it is found that several of his masters and doctors involved in basic education and public administration linked to education. Externally, the PPGE/UFMT consolidates itself from the constant reconfiguration of its features, which emerge from the law on the graduate and CAPES evaluations.
Palavra-chave: Educação
Pós-Graduação em educação
Micro-história
Reprodução
Campo científico
PPGE/UFMT
Consolidação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Postgraduate diploma in education
Micro-history
Reproduction
Scientific field
PPGE/UFMT
Consolidation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SIQUEIRA, Elizandra de. Uma pedra no Rio Cuiabá: movimentos consolidantes do PPGE da UFMT (1988-2013). 2014. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3277
Data defesa documento: 3-Nov-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2014_Elizandra de Siqueira.pdf2.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.