Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3323
Tipo documento: Tese
Título: A práxis da Escola Família Agrícola : continuidades e permanências na vida de egressos camponeses
Autor(es): Cruz, Nelbi Alves da
Orientador(a): Torres, Artemis Augusta Mota
Membro da Banca: Torres, Artemis Augusta Mota
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Queiroz, João Batista Pereira de
Membro da Banca: Oliveira, Marcos Marques de
Resumo : O trabalho intitulado ― "A práxis da Escola Família Agrícola: continuidades e permanências na vida de egressos camponeses" analisa os reflexos da formação obtida por meio da pedagogia da alternância de seis egressos que concluíram o ensino médio profissionalizante na EFA de Cacoal, estado de Rondônia. Tem por objetivo compreender a relação existente entre as vivências dos egressos e as ações que hoje desenvolvem no campo referente ao seu trabalho, família e envolvimento sociopolítico em organizações/movimentos sociais. Neste estudo são apresentados o histórico da Escola Família, a contextualização do problema de pesquisa, os fundamentos da pedagogia da alternância e sua relação com os conceitos de práxis, trabalho e dialética; a práxis político-pedagógica dessa escola, a realidade camponesa e o avanço do capitalismo no campo e as vivências dos egressos da alternância. A pesquisa apresenta-se como sendo um estudo de caso que utiliza a abordagem dialética, tendo como instrumentos de coleta de informações a observação participante, entrevistas e documentos relacionados com a história e a organização dessa experiência educativa. O estudo sobre os reflexos da ação educativa da EFA, entre outros resultados, nos levou a perceber que: são raros os jovens egressos que permaneceram no campo; a abertura concreta por parte dos pais para com os egressos foi fundamental na constituição desses jovens como camponeses; a continuidade dos estudos facilitou a saída do campo pelos jovens e suas famílias para o meio urbano; as formas de resistência dos camponeses, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimento dos Pequenos Agricultores, a EFA e outros movimentos sociais do campo frente ao Estado, têm possibilitado, ainda que minimamente, a diminuição do êxodo rural dos jovens; e, a responsabilidade pessoal e coletiva, o respeito pelas pessoas, os valores da família camponesa, o envolvimento sociocomunitário, a defesa de uma agricultura com sustentabilidade, entre outros aspectos defendidos pela escola, ainda permanecem na vida desses egressos.
Resumo em lingua estrangeira: The work, entitled "The praxis of Agricultural Family School: continuities and permanences in the life of graduate peasants", analyses the reflections of formation obtained by means of alternance pedagogy on six graduate people who have concluded professionalizing high school EFA in Cacoal, Rondônia state. It has for an objective to understand the relationship between the existences of graduate and the actions that they develop today in the field of their work, their family and sociopolitical engagement in movements-organizations. In this study, the Family School history is presented, as well as the contextualization of the research problem, the alternance pedagogy fundaments and its relationship to the concepts of praxis, work and dialectics; the political-pedagogical praxis of this school, the peasant reality and the advance of capitalism on the countryside and the existences of alternance graduates. The research presents itself as being a study case that uses the dialectic approach, having as information collecting instruments of the participating observation, interviews and documents related to the history and organization of this educational experience. The study on the reflections of EFA educative action, among other results, led us to realize that the young graduates who have stayed in the countryside are rare; the concrete opening by the parents with the graduates was fundamental in the constitution of these young people as peasants; the continuity of these studies made it easier for the students and their families, to leave rural environment; peasants' resistance forms, by means of Rural Workers' Syndicate, Small Agriculturists' Movement, the EFA and other countryside social movements in front of the state, have allowed, even minimally, the reduction of rural exodus of the youth; and the personal collective responsibility, the respect for people, the values of the peasant family, the socio-communitary involvement, the defense of an agriculture with sustainability, among other aspects defended by school, are still present in the life of those graduates.
Palavra-chave: Pedagogia da alternância
Egressos camponeses
Formação do estudante
Práxis
Palavra-chave em lingua estrangeira: Alternance pedagogy
Peasant graduates
Student formation
Praxis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CRUZ, Nelbi Alves da. A práxis da Escola Família Agrícola: continuidades e permanências na vida de egressos camponeses. 2014. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3323
Data defesa documento: 2-Apr-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2014_Nelbi Alves da Cruz.pdf1.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.