Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3454
Tipo documento: Tese
Título: Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio
Autor(es): Carvalho, Ana Paula Rodrigues
Orientador(a): Abud, Kátia Maria
Membro da Banca: Abud, Kátia Maria
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Cainelli, Marlene Rosa
Membro da Banca: Gago, Marília
Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções do conceito substantivo democracia de estudantes do Ensino Médio. Participaram deste estudo 225 alunos do Ensino Médio de três Colégios Estaduais, localizados em Guarapuava/PR. Esta pesquisa se ancora teoricamente no campo de investigação da Educação Histórica, no qual as ideias históricas apresentadas pelos aprendizes assumem posição relevante para a consecução de uma aprendizagem histórica significativa. A metodologia empregada na coleta, análise e categorização do dados foi a Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos dados. O estudo de campo se desenrolou em quatro etapas realizadas em momentos diferentes entre os anos de 2018 e 2019. Em um primeiro momento, foram coletados alguns dados referentes aos aspectos socioeconômicos e culturais da amostra, de modo a levantar um perfil discente dos sujeitos da pesquisa. Em seguida procedeu-se com a coleta de dados referentes as ideias que os participantes apresentaram sobre o conceito substantivo democracia, sobre a disciplina de história e outros conceitos referentes a participação social e de que alguma forma tangenciam o tema democracia. Com base na análise realizada foram cartografados os aspectos mais relevantes vinculados a concepção do conceito substantivo democracia da amostra e suas possíveis relações com a disciplina de História.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to investigate the ideas of the substantive concepts of democracy by high school students. There were 225 high school students from 3 public schools in Guarapuava/PR taking part in this study. This research is theoretically anchored in the research field of Historical Education, in which the historical ideas presented by the apprentices assume a relevant position for the achievement of significant historical learning. The methodology used in collecting, analyzing, and categorizing the data was the Grounded Theory - Grounded Theory. The field study was carried out in four stages at different times between 2018 and 2019. At first, some data were collected regarding the students' socioeconomic and cultural aspects to raise the research subjects' profile. Later, the data collection referred to the ideas that the participants presented about the substantive concept of democracy, the discipline of History, and other concepts referring to social participation, which somehow touch the theme of democracy. Based on the analysis carried out, the most relevant aspects linked to the idea of the substantive concept of democracy by the samples and its possible relations with the discipline of History were mapped.
Palavra-chave: Conceitos substantivos
Democracia
Educação Histórica
Aprendizagem histórica
Teoria fundamentada nos dados
Palavra-chave em lingua estrangeira: Substantive concepts
Democracy
Historical education
Historical learning
Grounded theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: CARVALHO, Ana Paula Rodrigues. Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio. 2021. 337 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3454
Data defesa documento: 19-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Ana Paula Rodrigues Carvalho.pdf5.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.