Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3454
Tipo documento: | Tese |
Título: | Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio |
Autor(es): | Carvalho, Ana Paula Rodrigues |
Orientador(a): | Abud, Kátia Maria |
Membro da Banca: | Abud, Kátia Maria |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Cainelli, Marlene Rosa |
Membro da Banca: | Gago, Marília |
Resumo : | Esta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções do conceito substantivo democracia de estudantes do Ensino Médio. Participaram deste estudo 225 alunos do Ensino Médio de três Colégios Estaduais, localizados em Guarapuava/PR. Esta pesquisa se ancora teoricamente no campo de investigação da Educação Histórica, no qual as ideias históricas apresentadas pelos aprendizes assumem posição relevante para a consecução de uma aprendizagem histórica significativa. A metodologia empregada na coleta, análise e categorização do dados foi a Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos dados. O estudo de campo se desenrolou em quatro etapas realizadas em momentos diferentes entre os anos de 2018 e 2019. Em um primeiro momento, foram coletados alguns dados referentes aos aspectos socioeconômicos e culturais da amostra, de modo a levantar um perfil discente dos sujeitos da pesquisa. Em seguida procedeu-se com a coleta de dados referentes as ideias que os participantes apresentaram sobre o conceito substantivo democracia, sobre a disciplina de história e outros conceitos referentes a participação social e de que alguma forma tangenciam o tema democracia. Com base na análise realizada foram cartografados os aspectos mais relevantes vinculados a concepção do conceito substantivo democracia da amostra e suas possíveis relações com a disciplina de História. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to investigate the ideas of the substantive concepts of democracy by high school students. There were 225 high school students from 3 public schools in Guarapuava/PR taking part in this study. This research is theoretically anchored in the research field of Historical Education, in which the historical ideas presented by the apprentices assume a relevant position for the achievement of significant historical learning. The methodology used in collecting, analyzing, and categorizing the data was the Grounded Theory - Grounded Theory. The field study was carried out in four stages at different times between 2018 and 2019. At first, some data were collected regarding the students' socioeconomic and cultural aspects to raise the research subjects' profile. Later, the data collection referred to the ideas that the participants presented about the substantive concept of democracy, the discipline of History, and other concepts referring to social participation, which somehow touch the theme of democracy. Based on the analysis carried out, the most relevant aspects linked to the idea of the substantive concept of democracy by the samples and its possible relations with the discipline of History were mapped. |
Palavra-chave: | Conceitos substantivos Democracia Educação Histórica Aprendizagem histórica Teoria fundamentada nos dados |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Substantive concepts Democracy Historical education Historical learning Grounded theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | CARVALHO, Ana Paula Rodrigues. Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio. 2021. 337 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3454 |
Data defesa documento: | 19-May-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Ana Paula Rodrigues Carvalho.pdf | 5.41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.