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Tipo documento: Tese
Título: Produções performáticas em Libras : o uso do corpo e da máquina em produções literárias em Língua Brasileira de Sinais
Autor(es): Bartolomei, Nayara Piovesan Ribeiro
Orientador(a): Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Lee, Henrique de Oliveira
Membro da Banca: Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Membro da Banca: Spence, Rachel Louise Sutton
Membro da Banca: Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Resumo : O campo dos Estudos Literários que busca analisar e investigar a estrutura e composição das produções literárias sinalizadas das mais diversas línguas de sinais ao redor do mundo tem crescido substancialmente nos últimos anos. Tal fato se deve ao crescente número de produções artísticas e literárias dessas línguas que estão sendo produzidas, compartilhadas e consumidas através do uso de ferramentas online, como as plataformas de compartilhamento de vídeos e as redes sociais.Sabemos que, ao passo que as tecnologias de captação, edição e registro de imagens foram evoluindo, essas produções digitais também foram sendo impactadas e vêm ganhando ao longo dos anos novas configurações no que tange ao seu compartilhamento e sobretudo a sua produção. De maneira igual, as produções literárias digitais em Libras têm se destacado e alcançado cada vez mais adeptos dentro e fora das comunidades surdas. Com a utilização das tecnologias digitais em conjunto com a sinalização em Libras e o recurso a elementos dramáticos, vemos emergir produções altamente híbridas que dialogam com as mais diversas áreas artísticas, como cinema, a dança e o teatro, criando assim produções de cunho altamente performático e visual. Portanto, visando compreender a composição e a estrutura dessas produções, esta pesquisa se propõe a analisar e evidenciar como o acoplamento entre três aspectos distintos, a saber, linguístico, dramático e tecnológico, se unem para formar essas performances digitais sinalizadas. Para tanto, selecionamos nesta pesquisa quatro produções distintas a partir de buscas em perfis na rede social Instagram,atendendo aos critérios estabelecidos na metodologia deste trabalho, como: serem produções registradas em vídeo, serem sinalizadas em Libras (ou contendo traços característicos dessa língua) e sem referências explícitas à língua portuguesa. Dessa maneira, foram selecionadas as produções: “International Women’s Day” (2019), de Ângela Eiko Okumura; “Mãe Pássaro” (2019) e “A dor do silêncio” (2019), ambas de Renata Freitas; e “O gato e a moca” (2020), de Renata Rezende. Para analisar tais produções em vídeo, foi utilizado o software ELAN, o qual possibilitou a identificação e a análise de efeitos estéticos inerentes às performances dentro dos aspectos linguísticos, dramáticos e tecnológicos supracitados. Através das análises empreendidas, foi possível identificar alguns elementos constitutivos dessas produções a partir da evidenciação do emprego dos três aspectos destacados neste trabalho. Verificamos como a língua, o corpo e a tecnologia agem em consonância para a formação de criações altamente performáticas, visuais e imagéticas. Como resultados desta da pesquisa, foi possível identificar os elementos formacionais de cada um desses aspectos e evidenciar o seu uso. Esperamos ainda, com a finalização desta pesquisa, que novas formas de análise e conceituação teórica das produções em Libras sejam inseridas no campo dos estudos literários sinalizados, abrindo assim novas e exclusivas perspectivas para análise dessas produções que não estejam amparadas somente em estudos literários já existentes, para quedesta maneira a Libras se reafirme como língua independente das línguas orais, inclusive em suas manifestações estéticas.
Resumo em lingua estrangeira: The Literary Studies Field that seeks to analyze and investigate the structure and composition of signed literary productions in several sign languages around the world has considerablyincreased in recent years.This is due to the growing number of artistic and literary productions in these languages that are being produced, shared, and consumed through the use of online tools, such as video sharing platforms and social networks. Knowing that the technologies for capturing, editing, and registering images have developed, these digital productions have also been impacted and are gaining new configurations over the years regarding their sharing and, especially, their production. Likewise, digital literary productions in Libras have stood out and reached more and more followers inside and outside deaf communities.With the use of digital technologies in conjunction with sign in Libras and the use of dramatic elements, we see highly hybrid productions emerging. They dialogue with the most diverse artistic areas, such as cinema, dance, and theater, thus creating highly performance-oriented and visual productions.Therefore, aiming to understand the composition and structure of these productions, this research aims to analyze and demonstrate how the coupling between three distinct aspects, namely, linguistic, dramatic and technological, come together to form these signaled digital performances. To this end, we selected in this research four different productions from searches on profiles on the social network Instagram, meeting the criteria established in the methodology of this work, such as: productions recorded on video, signaled in Libras (or containing characteristic features of that language) without explicit references to the Portuguese. Hence, the selected productions were: “International Women’s Day” (2019), by Ângela Eiko Okumura; “Mãe Árvore” (2019) and “A dor do silêncio” (2019), both by Renata Freitas; and “O gato ea mosca” (2020), by Renata Rezende. To analyze such video productions, the ELAN software was used. It enabled the identification and analysis of aesthetic effects inherent to the performances within the aforementioned linguistic, dramatic and technological aspects. Through the undertaken analyzes, it was possible to identify some elements that constitute these productions based on the use of the three aspects highlighted in this work. We verified how the language, the body and the technology act together to form highly performative, visual and imagery creations. As a result of this research, it was possible to identify the sculpt elements of each of these aspects and evidence their use. We also hope, with the completion of this research, that new forms of analysis and theoretical conceptualization of productions in Libras will be inserted in the field of flagged literary studies, thus opening new and exclusive perspectives for the analysis of these productions that are not supported only by the existing literary studies. In this sense, Libras can reaffirm itself as a language independent of oral languages, including in its aesthetic manifestations.
Palavra-chave: Literatura em libras
Performances sinalizadas
Produções digitais em língua de sinais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Literature in libras
Singned performances
Digital production in sign language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: BARTOLOMEI, Nayara Piovesan Ribeiro. Produções performáticas em Libras: o uso do corpo e da máquina em produções literárias em Língua Brasileira de Sinais. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3502
Data defesa documento: 2-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado

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