Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3504
Tipo documento: | Tese |
Título: | Construindo saberes da LP como L2 : uma experiência enunciativo-discursiva com estudantes surdos através do atendimento educacional especializado |
Autor(es): | Souza, Sebastiana Almeida |
Orientador(a): | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Lima, Carolina Akie Ochiai Seixas |
Membro da Banca: | Benassi, Claudio Alves |
Membro da Banca: | Pereira, Vinícius Carvalho |
Membro da Banca: | Silva Sobrinho, José Simão da |
Membro da Banca: | Gonçalves, Márcia de Moura |
Resumo : | Esta pesquisa nasceu da necessidade dos estudantes surdos do curso de LetrasLibras, Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso que, ao participarem de uma atividade de interpretação textual, não conseguiram fazer a leitura da palavra retrato. Tal situação nos fez repensar o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua. Desse modo, embasamo-nos no Decreto 5626/2005, em seu Capítulo IV, que assegura a garantia do atendimento especializado e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2), tendo como objetivo geral para esta pesquisa proporcionar aos estudantes surdos o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua através do atendimento educacional especializado no ensino superior, numa perspectiva de construção e compartilhamento de saberes entre os sujeitos envolvidos e a pesquisadora, numa abordagem interativa/dialógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como conceito basilar bakhtiniano a questão da alteridade na relação entre o EU e o OUTRO. Fundamentamo-nos na abordagem enunciativo-discursiva dos estudos bakhtinianos em diálogo com a teoria vygotskyana na perspectiva sóciohistórica, e como suporte acerca do funcionamento da memória e sua consolidação, trazemos à luz o conhecimento da Neurociência. O objetivo deste estudo é o factível processo linguístico dos estudantes surdos na construção da leitura e da escrita no campo da Língua Portuguesa como segunda língua (L2), a partir de um olhar humanista e exotópico, refratado nas ações pedagógicas e metodológicas, considerando a capacidade de aprendizagem do estudante surdo, tendo como centro suas potencialidades. Para tanto, utilizando recursos pedagógicos, ora convencionais, ora tecnológicos, o percurso metodológico desta pesquisa compreendeu encontros semanais, no período de 2016 a 2020, na Universidade Federal de Mato Grosso. Para geração de dados, foram analisadas a leitura e a produção escrita dos participantes surdos no decorrer das ações teóricas e práticas compartilhadas nos encontros na tentativa de compreender o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua (L2). Como desenvolvimento da pesquisa, trabalhamos com atividades de leitura, escrita, compreensão textual, produções e análises de diversos tipos de gênero, mais especificamente, o gênero charge. Como resultado, alcançou-se êxito na prática da leitura e da escrita da Língua Portuguesa como segunda língua pelo estudante surdo de maneira produtiva e coerente dentro das normas da respectiva gramática, além do aprendizado dos múltiplos sentidos existentes nas palavras, enunciados e textos nos diversos contextos e situações. Vale ressaltar que a metodologia aplicada contribuiu para que os estudantes se tornassem autônomos e confiantes na autoria de suas produções. Dessa forma, conclui-se que é premente a necessidade do atendimento educacional especializado para o estudante surdo no ensino superior e que sejam desenvolvidas metodologias e estratégias condizentes para a compreensão da polissemia tão presente na Língua Portuguesa, levando em consideração que cada estudante tem sua forma de aprender, que é própria e única, contudo, o professor e os estudantes devem ser parceiros no ato de aprender e ensinar, sendo eternos aprendentes. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research stems from the need of deaf students in the Letras-Libras Course, the Education Program in Brazilian Sign Language at the Federal University of Mato Grosso. These students, when participating in an activity, were not able to interpret the word portrait. This situation led us to rethink the Process of Learning Portuguese as a Second Language. Our legal baseline was the Decree 5626/2005, in its Chapter IV, where it assures the offer of specialized assistance and the teaching of Portuguese as a second Language (L2). Our main objective in this study was to offer to the deaf students the teaching of Portuguese as a second language through specialized assistance at the higher education level, with a perspective of construction and sharing of knowledges between the subjects and the researcher in an interactive/dialogic approach. This was a qualitative research, having as its Bakhtinian underlying concept the issue of otherness in the relation between the I and the OTHER. We based our work on the enunciative-discursive analysis of Bakhtinian studies in dialogue with the Vygostkyan theory in the sociohistoric perspective, and, as a support for memory function and its consolidation, we brought to light knowledge on Neuroscience. The aim of this study is the feasible linguistic process of the deaf student in constructing reading and writing in Portuguese as a second language (L2) from a humanistic and exotopic viewpoint, refracted in the pedagogical and methodological actions, considering the learning capacity of the deaf student and having as a core their potentialities. For such, pedagogical resources, both conventional and technological were used in the methodological route that comprised weekly meetings from 2016 to 2020 at the Federal University of Mato Grosso. For data generation, reading and written production by the participants was analyzed alongside the theoretical and practical actions carried out during the meetings to understand the process of learning Portuguese as a second language (L2). In developing the research, we worked with activities in reading, writing, text understanding, production and analysis of several types of genres, more specifically, cartoons. As a result, success was achieved in the practice of reading and writing of Portuguese as a second language by the deaf students in a productive and coherent way, within the norms of the respective grammar, as well as learning the multiple meanings of words, statements and texts within different contexts and situations. It is worth mentioning that the methodology applied helped the students to become autonomous and confident in the authorship of their production. Thus, we can conclude that there is the pressing need for specialized educational assistance for the student at the level of higher education and that befitting methodologies and strategies for understanding the polysemy so present in the Portuguese language must be used, taking into account that each student has their way of learning, which is unique. However, the professor and the students should be partners in the act of learning and teaching, being aware that we are eternal learners. |
Palavra-chave: | Atendimento educacional especializado Metodologia Aprendizagem Língua portuguesa (L2) Aprendentes Estudantes surdos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Specialized educational assistance Methodology Portuguese language (L2) Learners Deaf students |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | SOUZA, Sebastiana Almeida. Construindo saberes da LP como L2: uma experiência enunciativo-discursiva com estudantes surdos através do atendimento educacional especializado. 2021. 317 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3504 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Sebastiana Almeida Souza.pdf | 6.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.