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Tipo documento: Dissertação
Título: Treinamento em serviço : formação de professoras e professores não titulados no Projeto Logos II em Alta Floresta, Mato Grosso (1980-1993)
Autor(es): Luz, Rosemary da
Orientador(a): Ferreira, Nilce Vieira Campos
Membro da Banca: Ferreira, Nilce Vieira Campos
Membro da Banca: Gonçalves, Marlene
Membro da Banca: Barros, Josemir Almeida
Membro da Banca: Pérez, Oresta López
Resumo : Esta pesquisa analisa o Projeto Logos II, um projeto de formação para professoras e professores leigos que trabalhavam nas salas de aula em escolas urbanas e rurais sem habilitação específica para atuação no magistério instituído pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, com o apoio do Departamento de Ensino Supletivo – DSU, em Mato Grosso, mais especificamente no município de Alta Floresta. Para o desenvolvimento do Projeto Logos II foram criados Núcleos Pedagógicos em diversas regiões brasileiras. No estado de Mato Grosso foram criados sessenta e seis Núcleos Pedagógicos (NP) em várias cidades mato-grossenses. Em Alta Floresta foi criado o Núcleo Pedagógico número 13. Temos como objetivos: avaliar como se deu a implantação do Logos II no Estado de Mato Grosso, bem como analisar e registrar o percurso e o desenvolvimento do Projeto em Alta Floresta no período de 1980 a 1993. Procuramos responder: Como se deu a implantação do projeto Logos II para formação dos professores leigos em Alta Floresta – Mato Grosso de 1980 a 1993? Como foram organizados os encontros pedagógicos no Núcleo Pedagógico de Alta Floresta? Como eram desenvolvidas as sessões de microensino? A maioria das cursistas eram mulheres? As categorias de análises são: a) Contexto histórico, origem, criação, instalação do Logos II, b) Normas e regulamentos; c) Perfil de Cursistas e orientadoras do Logos II: origem, formação e atuação; d) Currículo, disciplinas, livros didáticos, métodos e instrumentos de ensino. Temos como fontes de pesquisa as resoluções, os decretos estaduais, as normas de funcionamento, módulos de microensino, ofícios, atas de matrículas, históricos escolares, fichas de matrículas, avaliações de microensino, cadernos de campo, atas de registro dos encontros pedagógicos e fotografias. Essa documentação foi coletada em diferentes arquivos, tais como: Centro de Educação de Jovens e Adultos-CEJA Ariosto da Riva, Instituto Memória do Poder Legislativo de Mato Grosso, Arquivo Público de Mato Grosso, Arquivo de Documentação Escolar da Secretaria de Educação do estado de Mato Grosso, entre outros. Autores como Jacques Le Goff (1990), Marc Bloch (2002), Paolo Nosella e Ester Buffa (2009), Carlo Ginzburg (1989), Peter Burke (1997) possibilitaram a compreensão da análise dos documentos, da memória histórica e dos percursos metodológicos da investigação. Os estudos teóricos de Carlos Rodrigues Brandão (1986), Mirian Jorge Warde (1986), Iraçi Silva Picanço (1986), José Cerchi Fusari (1990) Marimar Muller Stahl (1982,1986), ajudaram-nos a compreender a entrada dos professores leigos na salas de aula. Maria Lúcia de Arruda Aranha (2006¨), Vanilda Pereira Paiva (1987), Sud Menucci (2006), Manoel Bergström Lourenço Filho (2001) Sergio Celani Leite (1999) ampliaram nossos conhecimentos sobre a História da Educação e do professor rural no Brasil. Jane Soares de Almeida (1998), Guacira Lopes Louro (2001), Michelle Perrot (2017), Maragreth Rago (2001) foram essenciais para compreendemos a educação das mulheres. A análise das fontes nos permitiu inferir que o Projeto Logos II possibilitou a formação de docentes leigos que ministravam aulas nas primeiras séries primárias e não possuíam habilitação específica para atuar no magistério nas escolas das áreas urbanas e rurais do estado de Mato Grosso, mas especificamente em Alta Floresta.
Resumo em lingua estrangeira: This research analyzes the Logos II Project, a formation project for lay teachers that acted in classrooms in urban and rural schools without specific qualification to act in the teaching profession instituted by the Ministry of Education and Culture –MEC, with the support of the Department of Supplementary Education- SDU, in Mato Grosso, more specifically in the municipality of Alta Floresta. For the development of Logos II Pedagogical centers were created in several Brazilian regions. In the state of Mato Grosso, sixty-six Pedagogical Centers (PC) were created in several cities of Mato Grosso. In Alta Floresta was created the Pedagogical Center number 13. We have as objectives: evaluate how Logos II was implemented in the State of Mato Grosso, as well as analyze and record the course and the development of the Project in Alta Floresta from 1980 to 1993. We try to answer: How was the implementation of the Logos II project for the training of lay teachers in Alta Floresta - Mato Grosso from 1980 to 1993? How were the pedagogical meetings organized at the Pedagogical Center of Alta Floresta? How were the development of the sessions of teaching micro? Were most o the female students? The categories of analysis are a) Historical context, origin, creation, installation of Logos II, b) Standards and regulations, c) Profile of course students and guiding of Logos II: origin, formation and performance, d) Curriculum,disciplines, textbooks, methods and teaching tools. We have as research sources the resolutions, the state decrees, the operating rules, micro-education modules, crafts, enrollment forms, school history, license plates, teaching micro evaluation, copybook of field, record minutes of pedagogical meetings and photos. This documentation was collected in different files, such as: Center for Youth and Adult Education – CYAE Ariosto da Riva, Memory Institute of the Legislative Power of Mato Grosso, Public Archive of Mato Grosso, School Documentation Archive of the Education Department of the state of Mato Grosso, among others. Authors as Jacques Le Goff (1990), Marc Bloch (2002), Paolo Nosella e Ester Buffa (2009), Carlo Ginzburg (1989), Peter Burke (1997) made possible the understanding of the analysis of the documents, the historical memory and the methodological paths of the investigation. Theoretical studies of Carlos Rodrihues Brandão (1986), Mirian Jorge Warde (1986), Iraçi Silva Picanço (1986), José Cerchi Fusari (1990) Marimar Muller Stahl (1982,1986), helped us in the input of lay teachers in classrooms. Maria Lúcia de Arruda Aranha(2006¨), Vanilda Pereira Paiva(1987),Sud Menucci (2006), Manoel Bergström Lourenço Filho (2001) Sergio Celani Leite(1999) have expanded our knowledge about the History of Education and the rural teacher in Brazil. Jane Soares de Almeida (1998), Guacira Lopes Louro (2001), Michelle Perrot (2017), Maragreth Rago (2001) were essential to understand the education of women. The analysis of the sources allowed us to infer that Project Logos II which enabled the formation of lay teachers who worked in the first primary series and did not have specific qualification to act in the teaching, schools in the urban and rural areas of the state of Mato Grosso, but specifically in Alta Floresta.
Palavra-chave: Logos II em Alta Floresta Mato Grosso
Formação de professoras e professores leigos em serviço
Palavra-chave em lingua estrangeira: Logos II in Alta Floresta Mato Grosso
Formation of lay teachers in service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: LUZ, Rosemary da. Treinamento em serviço: formação de professoras e professores não titulados no Projeto Logos II em Alta Floresta, Mato Grosso (1980-1993). 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3562
Data defesa documento: 29-Oct-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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