Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3589
Tipo documento: Dissertação
Título: Relações entre apreciação estética e o uso de sequências didáticas no processo de alfabetização e formação da criança leitora
Autor(es): Oliveira, Júlia Emanuelly de
Orientador(a): Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Trevisan, Marlon Dantas
Membro da Banca: Souza, Renata Junqueira de
Membro da Banca: Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Resumo : Este estudo está vinculado ao grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) e à linha de pesquisa Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea, do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/ UFMT/ CUR/). Nesse sentido, busca discutir como os professores alfabetizadores indicam o uso da obra literária em sequências didáticas. Para isso, foram analisadas sequências didáticas elaboradas por professores alfabetizadores participantes do programa de formação de professores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Estado de Mato Grosso. O material foi coletado através de análise preliminar dos anais dos seminários de encerramento dos cursos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso (anos de 2013, 2014 e 2015), com a leitura de um mil e treze (1.013) resumos de orientadores de estudo, contendo, dentre outras informações, relatos de experiências de professores alfabetizadores a partir do trabalho com sequência didática. Considerando o foco desta pesquisa, foram selecionados cinquenta e três (53) resumos que mencionaram o trabalho e/ou proposições de sequências didáticas e abordaram a inclusão de obras literárias. O passo seguinte foi estabelecer contato com os autores destes resumos, por meio de e-mail e telefonema, sendo que quinze (15) deles enviaram documentos em resposta, incluindo sequências didáticas efetivamente trabalhadas e outras que foram propostas, mas não necessariamente postas em prática, além de outros materiais. A partir desse material recebido, foi iniciada a fase de análise dos dados, com a categorização destes e tratamento para a interpretação. A metodologia da pesquisa é classificada como Análise de Conteúdo, utilizando, como referencial teórico, os trabalhos de Bardin (2002), Bakhtin (2011), Coelho (2002), Cosson (2006), Cunha (1994), Schneuwly; Dolz (2004), Zabala (1998), Zilberman (2003), dentre outros autores que também ajudam a abordar a apreciação estética da obra literária e o conceito de sequência didática. Deste modo, a investigação busca instigar educadores e escritores a refletir sobre a obra literária infantil, tendo em vista que se trata de uma fonte de conhecimento cultural, histórico, social que contribui na formação da criança e ampliação do conhecimento de mundo.
Resumo em lingua estrangeira: This research was developed within the Master Degree Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, in Rondonópolis city (PPGEdu/UFMT/CUR), in the line of research Languages, culture and knowledge construction process: historical and contemporary perspectives. It was constructed based on the discussions proposed within the research group Scholar Literacy (ALFALE). This Masters’ thesis is an investigation about the aesthetic appreciation of literary work and its usage in didactic sequences in the early years of elementary school. Thus, the research intends to discuss how does teachers suggest the literary work usage in didactic sequences. We analyzed didactic sequences elaborated by teachers who participated of the teachers training program National Pact for Literacy at the Right Age, in Mato Grosso State. The material was collected through a preliminary analysis of the closing seminars’ annals of the National Pact for Literacy at the Right Age’s courses (considering the years of 2013, 2014 and 2015). We analyzed one thousand thirteen (1.013) study guidelines’ abstracts containing teachers’ experience reports of the work developed based on their didactic sequences. Fifty-three (53) abstracts were selected considering the research’s purposes. These abstracts mentioned the work developed by teachers and/or proposed didactic sequences and also mentioned the inclusion of literary work. The following step was to establish contact with the authors through email or telephone. Fifteen (15) teachers answered our calls. They sent us some documents in response (the didactic sequences developed and other proposals not necessarily done in classroom and other materials). We analyzed the data provided by these materials categorizing and interpreting them. This investigation is based on Content Analysis sustained by the methodological referential of Bardin (2002), Bakhtin (2011), Coelho (2002), Cosson (2006), Cunha (1994), Schneuwly; Dolz (2004), Zabala (1998), Zilberman (2003) among other authors who also discuss the aesthetic appreciation of literary work and the concept of didactic sequences. Thereby, this investigation aims to inspire educators and writers to reflect about children’s literature, considering it as a cultural, historical and social knowledge source and assuming its contributions for children's development and their knowledge expansion.
Palavra-chave: Literatura infantil
Apreciação estética
Leitor
Sequência didática
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Children’s literature
Aesthetic appreciation
Reader
Didactic sequences
National Pact for Literacy at the Right Age
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: OLIVEIRA, Júlia Emanuelly de. Relações entre apreciação estética e o uso de sequências didáticas no processo de alfabetização e formação da criança leitora. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3589
Data defesa documento: 18-May-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Júlia Emanuelly de Oliveira.pdf2.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.