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Tipo documento: Dissertação
Título: A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC
Autor(es): Rosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da
Orientador(a): Trevisan, Marlon Dantas
Membro da Banca: Trevisan, Marlon Dantas
Membro da Banca: Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Membro da Banca: Henning, Leoni Maria Padilha
Resumo : Este trabalho, de natureza qualitativa, se propõe a refletir sobre a experiência de jovens que fizeram um curso técnico no âmbito do contraturno, em concomitância com o Ensino Médio regular. As egressas cursaram a Educação Profissional (EP), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Analisando as experiências das discentes, procurou-se apontar-lhes aspectos do vivido, merecedores de relevância, a partir do ponto de vista destes sujeitos. A pesquisa parte de uma visão fenomenológica pragmatista, mais centrada na filosofia de John Dewey, pela afinidade deste autor com aspectos teóricos da EP. Com relação aos dados de campo, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, realizadas em meio digital. Nas análises, perceberam-se particularidades da EP, como o aparecimento da referencialidade simbólica, que vincula conceitos a relevantes aspectos do vivido, bem como propriedades já conhecidas da EP, tais quais o vínculo entre demandas do mercado de trabalho e o ideário industrialista na experiência das egressas. Essas são reflexões que sinalizam para a necessidade de novas políticas públicas, que almejem unir educação, juventude e mundo do trabalho.
Resumo em lingua estrangeira: This research was developed within a qualitative approach and it aims to reflect about the experience of young people who made a technical course simultaneously the regular high school. The participants of this study are former professional education students who participated of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). This investigation attempts to analyze the students’ experiences through their narratives about what has been lived and their perspectives. The research is based on a pragmatic phenomenological approach, centered in John Dewey’s philosophy. The choice is justified by the approximation of Dewey’s theories with theoretical aspects of the professional education. The data were collected through semi structured interviews made in virtual environment. The analysis showed some professional education particularities, such as the appearing of symbolic referentiality, which connects concepts to relevant aspects of subjects’ experiences and professional education properties. These characteristics reflects the bonds among job market demands and the industrialist ideals of the participants. The reflections raised from this investigation aims to point out the need to create new public policies which connect education, youth and the world of work.
Palavra-chave: Pragmatismo
Experiência discente
Educação profissional
PRONATEC
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pragmatism
Students’ experience
Professional education
PRONATEC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: ROSA JUNIOR, Paulo Cesar Fernandes da. A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3603
Data defesa documento: 7-Apr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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