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Tipo documento: Dissertação
Título: Olhares para uma literatura afro-brasileira : a infância como memória e educação nos contos de Olhos D’água
Autor(es): Santos, Daiane Silva
Orientador(a): Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Membro da Banca: Mariano, Carmem Lúcia Sussel
Membro da Banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Resumo : A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis, “Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade” e do grupo de pesquisa “Infância, Juventude e Cultura Contemporânea” (GEIJC). Seu objetivo principal é analisar as memórias de infância, na obra Olhos D’água, de Conceição Evaristo (2014), com base nas seguintes questões: que experiências de infância são narradas na obra de Conceição Evaristo? Que processos educativos, presentes na obra, se destinam à infância e são vividos por ela? Qual a condição da infância nessa organização social, a sua relação com os adultos, suas interações e apropriações das divisões de papéis, práticas e espaços? Como aporte teórico, para a compreensão da memória, dispomos de autores, como Conceição Evaristo (2007), Walter Benjamin (2011) e Jeanne Gagnebin (2009). Nesse seguimento, a interseccionalidade (CRENSHAW, 1991; COLLINS, 2017; hooks, 2019; GONZALEZ, 2018; NASCIMENTO, 2018) apresenta-se como perspectiva analítica possível. As análises desenvolvidas partem dos seguintes eixos temáticos: (a) maternidade e infância; (b) suspensão da infância e (c) educação e infância. O trabalho analítico evidencia que a obra Olhos D’água (2014) narra histórias individuais, salientando a experiência negra de uma infância coletiva: a fome, a dor e a morte e também aponta para uma infância como memória viva dos ancestrais, como promessa, celebração da vida e da esperança. Em nossa leitura da obra Olhos D’água, a literatura de Evaristo configura-se como história a contrapelo que desconstrói o discurso hegemônico de salvação da criança brasileira e revela a ambivalência do lugar social ocupado pela criança negra brasileira, marcado pela desigualdade, mas também pela capacidade de agência com a potência de produzir memórias de momentos felizes e de resistências. A obra insurge-se, então, contra o soterramento das memórias das infâncias negras silenciadas ou negligenciadas na história da nação brasileira. A rua manifesta-se como espaço de produção e articulação dos sentidos de mundos, a desobediência como caminho para o conhecimento e a palavra aparece como manifestação do desejo de colocar-se como sujeito no mundo. As considerações dirigemse para pensar a atuação da educação a partir da memória como proposição de um espaço potencializador dos ecos das vozes das infâncias negras.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation belongs to the research line of the Postgraduate Program in Education, Federal University of Mato Grosso, Campus Rondonópolis, “Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity” and the research group “Childhood, Youth and Contemporary Culture” (GEIJC). Its main objective is to analyze childhood memories in “Olhos D’água”, written by Conceição Evaristo (2014), based on the following questions: what kind of childhood experiences are addressed in the work of Conceição Evaristo? What educational processes, brought upon the work, are destinated and experienced by childhood? What is the condition of childhood and its relationship with adults, as well as their interactions and the appropriations of the divisions of roles, practices and spaces in this social organization? As a theoretical contribution, authors such as Conceição Evaristo (2007), Walter Benjamin (2011) and Jeanne Gagnebin (2009) were consulted to discuss the understanding of memory. Thus, intersectionality (CRENSHAW, 1991; COLLINS, 2017; hooks, 2019; GONZALEZ, 2018; NASCIMENTO, 2018) were presented as a possibility in terms of analytical perspective. The analyzes developed in the research were based on the following thematic axes: (a) motherhood and childhood; (b) childhood suspension; and (c) education and childhood. The analytical part of this research acknowledges that “Olhos D'água” (2014) narrates individual stories, underlining the experience of black people in a collective childhood: hunger, pain and death, for instance; the book also points to childhood as a living memory of the ancestors, as a promise and as a celebration of life and hope. “Olhos D'água” is a work which shows Evaristo's literature as a voice in contrast to a hegemonic discourse of ‘salvation of the Brazilian child’, deconstructing it and revealing the ambivalence of the social place occupied by the Brazilian black children – who are marked by inequality, but also by the potential of acting and producing memories of happy moments and of resistance. The book combats the burial of the black childhoods memories which are silenced or neglected in the Brazilian history. The streets enact spaces of production and articulation of meanings of different worlds; they allow forms of disobedience as a path to knowledge; words appear as a manifestation of the desire of placing oneself as a subject in the world. The considerations provided by this research are directed to think about the performance of an education based upon memory, seen as a proposition of a space that potentiates and echoes the voices of black childhoods.
Palavra-chave: Educação
Infância
Memória
Literatura afro-brasileira
Interseccionalidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Childhood
Memory
Afro-brazilian literature
Intersectionality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SANTOS, Daiane Silva. Olhares para uma literatura afro-brasileira: a infância como memória e educação nos contos de Olhos D’água. 2021. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3632
Data defesa documento: 23-Apr-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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