Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3637
Tipo documento: Dissertação
Título: Gêneros, sexualidades e educação em memórias de infância : corpos que existem e resistem
Autor(es): Souza, Gabriela Neves Paula de
Orientador(a): Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Membro da Banca: Souza, Leonardo Lemos de
Resumo : Recentemente, a ascensão política de discursos moralistas e conservadores que usam a “defesa da inocência da infância”, como mote eleitoral e político, tornou-se lugar comum na cena pública. Especificamente, no Brasil, esses movimentos conservadores ganharam força e têm repercutido diretamente na educação, sobretudo no combate à denominada ideologia de gênero nas escolas. Alvos de censura, as palavras “gênero” e “orientação sexual” foram retiradas do Plano Nacional de Educação, bem como de muitos planos educacionais nas esferas dos Estados e municípios. Considerando esse cenário político e educacional, esta pesquisa, que pertence ao Programa de Pósgraduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, do Câmpus de Rondonópolis, e à linha de pesquisa “Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade”, visa problematizar o discurso de inocência atrelado à infância e o binarismo de gênero como estruturante da matriz discursiva da criança ideal-típica e do telos da vida humana, discutindo as produções de sofrimentos e violências em virtude de um ideal normativo para existir. Os referenciais teóricos que embasam a pesquisa se dão nas interlocuções com os/as seguintes autores/as: Judith Butler, René Schérer, Walter Benjamim e Michel Foucault. A estratégia metodológica consistiu em uma chamada pública em meios de comunicação virtual (Instagran, Whatsapp, Facebook, e-mail), destinada aos/às estudantes universitários, da graduação e da pós-graduação, do Câmpus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi publicado nesses meios um convite para a partilha de experiências de corpos infantis, marcados pela resistência à moldura dos gêneros heteronormativos, por meio de um texto escrito encaminhado por um formulário do Google Form. Partindo da minha própria história e das memórias das/os participantes, expusemos processos educativos de gênero que apresentaram o corpo como objeto de controle em destaque. O corpo da criança dócil foi reprimido e educado tanto nas lembranças escolares quanto nas lembranças familiares. Trabalhar com narrativas de infâncias reais e conseguir narrar minha própria história, possibilitou que esta pesquisa se afastasse do discurso neutro da ciência e fosse construída como uma escrita de valorização da experiência, da oralidade, da memória e da subjetividade. Esta pesquisa configura-se como forma de denúncia à violência e sofrimento infantis que são rechaçados das conversas familiares, dos livros de psicologia, dos programas de TV, da política, das salas de aulas, da literatura, das aulas de educação física, das brincadeiras da rua, do jogo de futebol etc.
Resumo em lingua estrangeira: Recently, the political rise of moralistic and conservative discourses that use the “defense of childhood innocence” as an electoral and political motto has become commonplace on the public scene. Specifically, in Brazil, these conservative movements have gained strength and have had direct repercussions in education, especially in the fight Against the so-called gender ideology in schools. Tragets of censorship, the words “gender’ and “sexual orientation” were removed from the National Education Plan, as well as from many educational plans in the spheres of states and municipalities. Considering this political and educational scenario, this research, which belongs to the Postgraduate Program in Education, at the federal University of Mato Grosso, from the Rondonópolis Campus, and to the research line “Childhood, Youth and Contemporany Culture: rights, policies and diversity”, aims to problematize the discourse os innocence linked to childhood and the binarism of gender as structuring the discirsive matrix of the ideal-typical child and the telos of human life, discussing the productions of suffering and violence due to a normative ideal to exist. The theoretical references that support the research are given in the dialogues whith the following authors: Judith Butler, René Schérer, Walter Benjamin and Michel Foucault. The methodological strategy consisted of a public call in virtual media (Instagran, Whatsapp, Facebook, e-mail0, animed at university, undergraduate and graduate students from the Rondonópolis Campus of the Federal University of Mato Grosso. An invitation to share experiences of children’s bodies, marked by resistance to the frame of heteronormative genres, was published in these media, through a written text sent by a Google From form. Based on my own history and the memories of the participants, we exposed gender educational processes that presented the body as a prominent object of control. The docile child’s body was repressed and educated in both school and Family memories. Working with narratives of real childhoods and being able to narrate my own story, made it possible for this research to move away from the neutral discourse od Science and be constructed as a writing that calues experience, orality, memory and subjectivity. This research is configured as a way of denouncing child violence and suffering that are rejected from Family conversations, psychocology books, TV, programs, politics, classrooms, literature, physical education classes, games the street, the football game, etc.
Palavra-chave: Memórias
Infâncias
Gêneros
Sexualidades
Educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Memories
Childhoods
Generes
Sexualities
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SOUZA, Gabriela Neves Paula de. Gêneros, sexualidades e educação em memórias de infância: corpos que existem e resistem. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3637
Data defesa documento: 29-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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