Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3685
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação e história em quadrinhos : análise das representações dos jovens do campo no gibi “Chico Bento Moço”
Autor(es): Vaz, Welber Eduardo
Orientador(a): Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo analisar as representações dos jovens do campo no gibi Chico Bento Moço, produzido pelos Estúdios Maurício de Sousa. O estudo dá ênfase à imagem estereotipada desses jovens, principalmente aquela presente na fala, na roupa e na ingenuidade do personagem. Por meio das análises, é investigado o preconceito que os estereótipos associam aos jovens do campo, sobretudo, ao migrarem para a cidade em busca de Ensino Superior e melhores condições de trabalho, mote de Chico Bento Moço. Aborda a relação deles com o ambiente rural, sua chegada à cidade, bem como os enfrentamentos relacionados à aceitação e à adaptação. Além disso, trata sobre as experiências do jovem do campo na universidade. A partir da hipótese de que muitos dos leitores podem não conhecer a realidade das diversas culturas e saberes dessas pessoas, problematizamos as imagens transmitidas nesses gibis, tendo por base os Estudos Culturais e as Pedagogias Culturais. A metodologia deste trabalho pautase na análise crítica da mídia, conforme sugerido por Douglas Kellner (2001), o qual advoga que a análise crítica da mídia possibilita às pessoas condições de examiná-la de forma mais autônoma, ficando menos sujeitas as suas sugestões e manipulações. Concluiu-se que essas representações geralmente são estereotipadas e que o poder educativo do gibi é capaz de moldar o pensamento e a visão dos leitores a respeito das pessoas do campo e pode potencializar o preconceito e a discriminação contra elas. Mas também foi possível perceber que esse produto está renovando sua forma de representar essa população por meio de uma imagem diferente desse famoso estereótipo, levando-nos a questionar se houve mudança na representação por considerar a diversidade do campo ou apenas por considerar que a cidade é capaz de tirar o “caipirês” das pessoas.
Resumo em lingua estrangeira: This research has the objective of analyzing the representations of rural youngsters in the comic book Chico Bento Moço, produced by Maurício de Souza Studios. The study gives emphasis to the stereotyped image of these youngsters, mainly present in the speech, the wardrobe and in the ingenuity of the character. Through the analyses, it is investigated the prejudice that the stereotypes associate to the rural youngsters, especially, by migrating to the city in search of Higher Education and better conditions of work, theme of Chico Bento Moço. It addresses the relation between them with the rural environment, their arrival in the city as well as the confrontation related to the accepting and the adapting. In addition, it discusses the experiences of rural youngsters in the university. From this hypothesis that many readers might not know the reality of the diverse culture and knowledge of these people, we problematized the images given in these comic books, based on the Cultural Studies and Cultural Pedagogies. The methodology of this research work is guided by the critical analysis of media, as suggested by Douglas Kellner (2001), who argues that the critical analysis of media enables people conditions to examine it in more autonomous way, being less subject to its suggestions and manipulations. It concluded that these representations are generally stereotyped and that the educational power of the comic book is capable of shaping the thought and the vision of readers in relation to people of the country and may intensify the prejudice and the discrimination against them. But it was also able to notice that this product is renewing its way of representing this population through a different image of the famous stereotype, leading us to question if there was a change in the representation due to considering the diversity of the countryside or to only considering that the city is capable of taking the “countrified” of these people.
Palavra-chave: Educação
História em quadrinhos
Estudos culturais
Chico Bento
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Comic book
Cultural studies
Chico Bento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: VAZ, Welber Eduardo. Educação e história em quadrinhos: análise das representações dos jovens do campo no gibi “Chico Bento Moço”. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3685
Data defesa documento: 29-Jul-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Welber Eduardo Vaz.pdf5.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.