Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3715
Tipo documento: Dissertação
Título: A escola e a inclusão de pessoas com deficiência : uma análise sobre as representações sociais de professores(as)
Autor(es): Teixeira, Maria
Orientador(a): Rodrigues, Francisco Xavier Freire
Membro da Banca: Rodrigues, Francisco Xavier Freire
Membro da Banca: Corbanezi, Elton Rogerio
Membro da Banca: Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
Resumo : A presente pesquisa propõe analisar as representações sociais dos (as) professores (as) que ministram aulas no ensino médio, voltadas ao ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência (PCD). O intuito é observar quais são as representações dos docentes que estão lidando com a presença de estudantes com deficiência, que passaram a fazer parte do público das escolas de ensino médio regular, a partir da lei de inclusão, n°6.571/ 2008. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na Escola Estadual “André Avelino Ribeiro”, no município de Cuiabá/MT. A coleta de dados foi obtida a partir de técnicas, tais como: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; entrevistas semiestruturadas; questionário fechado; visitação, observação e nota de campo. Tem como objetivo analisar as representações sociais dos (as) professores (as), em relação a PCD inclusa nas salas de aula, do ensino médio regular; entender as representações de experiências e de vivência dos (as) professores (as) do ensino médio de Escolas Públicas, em lecionar para PCD; observar o olhar do (a) professor (a) sobre a inclusão de PCD no ensino médio e refletir sobre as dificuldades destes profissionais ao trabalharem com a escola inclusiva. O embasamento teórico será pautado em obras de autores que trabalham com a teoria das representações sociais, tais como: Durkheim, Moscovici e Jodelet; e autores, como: Maria Teresa Égler Mantoan, Marcos J. S. Mazzotta e Dermeval Saviani, que discorrem sobre a educação, inclusão de PCD, políticas públicas, e sobre o processo de exclusão e inclusão social, através da educação. A pesquisa empírica possibilitou o levantamento de dados, nos quais podese verificar que na escola pesquisada existe aceitação e interesse por parte da equipe gestora da escola em matricular e incluir o PCD no ensino médio, e que a mesma se desdobra para atender à necessidade específica de cada um. Nota-se que alguns professores tentam incluir as PCD em suas aulas, de forma produtiva, também a sala de recursos multifuncional que possui profissionais especializados (as) que trabalham com o desenvolvimento das PCD no contra turno do horário de aula destas, e funciona como um lugar de apoio aos professores da escola. No entanto, ainda há resistência por parte de alguns professores (as) em se adequar ao sistema de educação inclusiva, e também se observa a angústia destes (as) em trabalhar com a inclusão devido à superlotação de alunos em salas de aula, (média de 40 alunos por sala) e pela falta de ajuda de um psicólogo na escola. Foi apontada a falta de sensibilização por parte dos colegas, a maioria destes, não respeita as diferenças. Esse estudo se desenvolveu sob um viés sociológico procurando olhar cuidadosamente para o papel dos docentes no processo de inclusão, evidenciando a diversidade do público que faz parte do dia a dia escolar, entre estes, estudantes com deficiências de diversos tipos, levando a reflexões sobre a representação social dos (as) professores (as) ao lidar com estas novas demandas sociais
Resumo em lingua estrangeira: This research proposes to analyze the social representations of the teachers who teach classes in high school, focused on the teaching of people with disabilities (PCD). The intention is to observe, which representations of the teachers that are dealing with the presence of students with disabilities, who became part of the public of regular high schools, from the law of inclusion, n ° 6,571 / 2008. This is a qualitative research, in the State School "André Avelino Ribeiro", in the city of Cuiabá / MT. The data collection was obtained from techniques such as: bibliographic research; documentary research; semi-structured interviews; closed questionnaire; visitation, observation and field note. It aims to analyze the social representations of teachers, in relation to PCD included in classrooms, of regular high school; understand the representations of experiences and experiences of the high school teachers of Public Schools in teaching for PCD; observe the teacher's view on the inclusion of PCD in high school and reflect on the difficulties of these professionals when working with the inclusive school. The theoretical basis will be based on works by authors working with the theory of social representations, such as Durkheim, Moscovici and Jodelet; and authors such as: Maria Teresa Égler Mantoan, Marcos J. S. Mazzotta and Dermeval Saviani, who talk about education, inclusion of PCD, public policies, and the process of exclusion and social inclusion through education. The empirical research enabled the collection of data, in which it can be verified that in the researched school there is acceptance and interest on the part of the management team of the school in enrolling and include the PCD in high school, and that it unfolds to attend to the need specific to each, it is noted that some teachers try to include PCDs in their classes, in a productive way, also the multifunctional resource room that has specialized professionals who work with the development of PCDs against the counter in their classroom hours, and works as a place of support for the school's teachers. However, there is still resistance on the part of some teachers to conform to the inclusive education system, and their anguish is also observed in working with inclusion due to overcrowding of students in classrooms (average of 40 students per classroom) and lack of help from a psychologist at school, was also pointed out, lack of awareness from colleagues, most of these, do not respect the differences. This study has developed under a sociological bias, looking carefully at the role of teachers in this inclusion process, evidencing the diversity of the public that is part of the school day, among them, students with disabilities of various types, leading to reflections on the social representation of the teachers in dealing with these new social demands.
Palavra-chave: Inclusão de pessoa com deficiência
Escola pública
Ensino médio
Representações sociais de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Inclusion of persons with disabilities
Public school
High school
Social representations of teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: TEIXEIRA, Maria. A escola e a inclusão de pessoas com deficiência: uma análise sobre as representações sociais de professores(as). 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3715
Data defesa documento: 16-May-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Maria Teixeira.pdf1.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.