Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3741
Tipo documento: Tese
Título: “Aesthesis” das imagens no "Visual Virtual MT" : mediação e visualidade mato-grossense
Autor(es): Silva, Marcelo César Velasco e
Orientador(a): Brandão, Ludmila de Lima
Membro da Banca: Brandão, Ludmila de Lima
Membro da Banca: Bertoloto, José Serafim
Membro da Banca: Spinelli, Larissa Silva Freire
Membro da Banca: Martins, Alice Fátima
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo último o estímulo ao uso de imagens da cultura matogrossense, em atividades pedagógicas no ambiente virtual. Além da democratização da imagem, o que se espera é criar condições para a construção do olhar crítico, livre dos cânones estéticos implantados pelo sistema de arte eurocêntrico e que persistem ao serem reproduzidos pelos sistemas de comunicação e educação. A produção imagética da cultura mato-grossense é imensa em quantidade e qualidade, porém a sua presença no âmbito pedagógico é pequena, e quando se faz presente, é apresentada como parte do sistema de arte implantado pela modernidade europeia. Assim, a visualidade mato-grossense nem sempre tem o reconhecimento devido. O site Visual Virtual MT viabiliza a possibilidade do uso de imagens na arte-educação, em uma perspectiva crítica. Com o ritmo acelerado das transformações sociais na contemporaneidade, faz-se necessário o exercício permanente de reflexão acerca das práticas pedagógicas em todas as áreas. Na arte-educação não difere no que concerne à visualidade, dada a intensidade com que as imagens se fazem presentes no cotidiano de todos, é imprescindível a atenção mais acurada para os processos que intermedeiam as imagens no campo das linguagens. A partir do repositório Visual Virtual MT, é construída uma propositura de uso das imagens de produções artísticas e culturais, por meio da mediação de educadores, para proporcionar aos estudantes, uma visão outra, diferente da imposta pelo sistema implantado pela modernidade ocidental. A proposta considera as experiências dos educadores e educandos na construção de prática pedagógica no âmbito da arte no contexto contemporâneo, enfatizando a capacidade das imagens em produzir sensações, resultando na retomada do termo aesthesis em sua origem, diferenciando da estética, apropriada pela modernidade europeia.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This research aims as the last objective the incentive of images use of Matogrossense culture in pedagogical activities of the virtual environment. Beyond the democratization of the image, what is expected is to create conditions to the construction of a critical look, out of the esthetical patterns implanted by the system of Eurocentric art that still persist when they are reproduced by the communication and education systems. The imagery reproduction of Matogrossense culture is enormous in quantity and quality, but its presence in the pedagogical field is reduced and, sometimes, it is presented as part of the art system inserted by European modernity. Thus, the Matogrossense visuality not always is recognized. The Visual Virtual MT website facilitates the possibility of using images in the art-education from a critical perspective. It is necessary for the permanent reflection of the pedagogical practices in all the areas given the accelerated rhythm of social transformations in contemporaneity. In relation to art-education, the visuality does not differ because the intensity with the images is present daily and it is required accurate attention to the processes that intermediate the images in the languages field. From the Visual Virtual MT archive is constructed the intention of the images use of art and cultural productions through the mediation and professors in order to supply to the students another and a different vision from the imposed by the system implanted by the western modernity. The proposal considers the students’ and professors’ experiences in the construction of pedagogical practice in the art field of the contemporary context. It also emphasizes the capacity of the images in producing sensations that result in the resurgence of the term aesthesis in its origin, differentiating it from esthetic appropriated by European modernity.
RESUMEN: Esta investigación tiene como último objetivo estimular el uso de imágenes de la cultura matogrossense de actividades pedagógicas en el ambiente virtual. Además de la democratización de la imagen, se espera crear condiciones para la construcción de una mirada crítica, libre de los cánones estéticos implantados por el sistema de arte eurocéntrico que todavía persisten al ser reproducidos por los sistemas de comunicación y educación. La producción de imágenes de la cultura matogrossense es inmensa en cantidad y calidad, aunque su presencia en el ámbito pedagógico es reducida y cuando está presente, forma parte del sistema de arte implantado por la modernidad europea. De este modo, la visualidad matogrossense no siempre tiene el debido reconocimiento. El sitio web Visual Virtual MT posibilita el uso de imágenes en el arte-educación desde una perspectiva crítica. Con el ritmo acelerado de las transformaciones sociales en la contemporaneidad se hace necesario el ejercicio permanente de la reflexión sobre las prácticas pedagógicas en todas las áreas. En el arte-educación no existe diferencia en lo que respecta a la visualidad debido a la intensidad con que las imágenes se hacen presentes en la vida cotidiana de todos, siendo indispensable la atención específica de los procesos que interfieren en las imágenes en el campo de los lenguajes. A partir del archivo de Visual Virtual MT se construye una propuesta para el uso de las imágenes de producciones artísticas y culturales a través de la mediación de profesores para proporcionar a los estudiantes una visión diferente a la impuesta por el sistema implantado por la modernidad occidental. La propuesta considera las experiencias de profesores y estudiantes para la construcción de la práctica pedagógica en el ámbito del arte del contexto contemporáneo, enfatizando la capacidad de las imágenes en producir sensaciones que resultan en la retomada del término aesthesis en su origen, diferenciándolo de estética apropiada por la modernidad europea.
Palavra-chave: Cultura contemporânea
Decolonialidade
Arte-educação
Visualidade mato-grossense
Cultura visual
Palavra-chave em lingua estrangeira: Contemporary culture
Decoloniality
Art-education
Matogrossense visuality
Visual culture
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: SILVA, Marcelo César Velasco e. “Aesthesis” das imagens no "Visual Virtual MT": mediação e visualidade mato-grossense. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3741
Data defesa documento: 17-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Marcelo César Velasco e Silva.pdf1.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.