Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3839
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Memórias de infância, relações de gênero, educação e violências : entre vidas e linhas de outras Marias |
Autor(es): | Antunes, Tatiane Coelho |
Orientador(a): | Salgado, Raquel Gonçalves |
Membro da Banca: | Salgado, Raquel Gonçalves |
Membro da Banca: | Barbero, Graciela Haydée |
Membro da Banca: | Mattos, Amana Rocha |
Resumo : | Numa perspectiva histórica, deparamo-nos com o fato de, desde a tenra idade, várias instituições, como a família, a escola, a mídia e os diferentes artefatos culturais participarem da produção das relações e experiências de gênero das crianças. Os discursos que dão materialidade a esses dispositivos tendem a convergir no sentido de preservar um ideal conservador de sociedade, dentro de uma perspectiva normativa, regulatória e compulsória. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos sobre as relações de gênero, na família e na escola, que mulheres em situação de Medidas de Proteção da Lei Maria da Penha produzem em suas memórias de infância e como estes reverberam nos modos como elas significam as experiências de violências vividas no presente. As narrativas são analisadas a partir dos seguintes eixos: a infância; a relação com a escola; a relação com a família; as relações de gênero; a violência e a Lei Maria da Penha; e a ressignificação das memórias no presente. As participantes da pesquisa são cinco mulheres, com idades entre 25 e 50 anos, detentoras de Medidas de Proteção junto à Lei Maria da Penha, na Vara Única do Fórum da Comarca do município de Pedra Preta, Mato Grosso, durante o ano de 2017. Como referencial teórico- metodológico, a pesquisa conta com os aportes principais de: Judith Butler e Guacira Louro, para as análises das relações de gênero; Walter Benjamin e Jeanne Marie Gagnebin, para a compreensão da memória como experiência; e Michel Foucault, para a análise dos discursos produzidos nas memórias de infância. Ainda como abordagem metodológica, adotou-se a interseccionalidade como forma de evitar as generalizações e introduzir os marcadores sociais como entrecruzamentos que afetam os modos como vários fenômenos podem ser agravados e vivenciados, tendo como referências teóricas Kimberlé Crenshaw, Gayatri Spivak, Djamila Ribeiro, Carla Akotirene e Helena Hirata. Nas análises, nota-se que as participantes da pesquisa possuem experiências com o masculino marcadas pela dor, opressão e pela violação de seus corpos desde a infância, revelando a omissão da suposta “proteção” dentro de um discurso moralizante e implicando nos modos como vivenciam a sexualidade no presente. A família e a escola aparecem nas narrativas como instituições disciplinares, atravessadas por normas de gênero, imersas em um regime de verdade que visa legitimar uma “criança ideal-típica” e inteligível dentro do sistema cisheteronormativo. Aliadas a essas questões, estão as relações de poder nas interações familiares ao instituírem a criança como propriedade das pessoas adultas. A violência, além de interseccionada com vários marcadores sociais, aparece intimamente relacionada à constituição de gênero, com base em princípios de uma educação a partir do que se convencionou ser ideal para homens e mulheres, implicando para elas, desde a infância, a educação do feminino para a culpa. O discurso religioso, nessas narrativas de infância, tem como efeito manter as mulheres subservientes ao imprimir o verbo suportar em seus comportamentos e justificar a violência por vias essencialistas. Verifica-se, ademais, que o comportamento do agressor dentro do ciclo de violência doméstica é reiterativo, assumindo um caráter performativo, produtor da naturalização dessa violência. Espera-se que a presente pesquisa contribua para a análise de novas formas de ser e de viver as relações sociais ao lançar mão das resistências às normatividades por meio da potencialidade dos discursos e dos atos. Assim, é possível pôr em xeque os sistemas de opressão, em especial o patriarcado, com vistas a construir uma educação emancipadora, no que tange às relações de gênero. |
Resumo em lingua estrangeira: | From a historical perspective, we are faced with the fact that, from an early age, various institutions, such as the family, the school, the media and the different cultural artifacts, participate in the production of children's gender relations and experiences. The speeches that give materiality to these devices tend to converge in order to preserve a conservative ideal of society, within a normative, regulatory and compulsory perspective. The present research aims to analyze the meanings about gender relations, in the family and at school, that women in situations of Protective Measures of the Maria da Penha Law produce in their childhood memories and how they reverberate in the ways they signify the experiences of violence lived in the present. The narratives are analyzed from the following axes: childhood; the relationship with the school; the relationship with the family; gender relations; violence and the Maria da Penha Law; and the reframing of memories in the present. The research participants are five women, aged between 25 and 50 years, who have Protection Measures under the Maria da Penha Law, in the Single Court of the District Forum of the municipality of Pedra Preta, Mato Grosso, during 2017. As a theoretical-methodological framework, the research has the main contributions of: Judith Butler and Guacira Louro, for the analysis of gender relations; Walter Benjamin and Jeanne Marie Gagnebin, for understanding memory as an experience; and Michel Foucault, for the analysis of the speeches produced in childhood memories. Still as a methodological approach, intersectionality was adopted as a way of avoiding generalizations and introducing social markers such as intersections that affect the ways in which various phenomena can be aggravated and experienced, having as theoretical references Kimberlé Crenshaw, Gayatri Spivak, Djamila Ribeiro, Carla Akotirene and Helena Hirata. In the analyzes, it is noted that the research participants have experiences with the male marked by pain, oppression and the violation of their bodies since childhood, revealing the omission of the supposed “protection” within a moralizing discourse and implying in the ways they experience sexuality in the present. The family and the school appear in the narratives as disciplinary institutions, crossed by gender norms, immersed in a regime of truth that aims to legitimize an “ideal-typical child” and intelligible within the cisheteronormative system. Allied to these issues are the power relations in family interactions when establishing the child as the property of adults. Violence, in addition to being intersected with various social markers, appears closely related to the constitution of gender, based on the principles of an education based on what was agreed to be ideal for men and women, implying for them, since childhood, the education of the female to blame. The religious discourse, in these childhood narratives, has the effect of keeping women subservient by printing the verb support in their behaviors and justifying violence by essentialist ways. Furthermore, it appears that the aggressor's behavior within the domestic violence cycle is reiterative, assuming a performative character, producing the naturalization of this violence. It is hoped that the present research will contribute to the analysis of new ways of being and living social relationships by using resistance to normativity through the potential of speeches and acts. Thus, it is possible to put systems of oppression in check, especially patriarchy, with a view to building an emancipatory education with regard to gender relations. |
Palavra-chave: | Infância Gênero Educação Violência de gênero |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Childhood Genre Education Gender-based violence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | ANTUNES, Tatiane Coelho. Memórias de infância, relações de gênero, educação e violências: entre vidas e linhas de outras Marias. 2020. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3839 |
Data defesa documento: | 10-Sep-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Tatiane Coelho Antunes.pdf | 3.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.