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http://ri.ufmt.br/handle/1/3850
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A educação em Montaigne : uma perspectiva da diversidade na exercitação do julgamento |
Autor(es): | Reis, José Antônio dos |
Orientador(a): | Theobaldo, Maria Cristina |
Membro da Banca: | Theobaldo, Maria Cristina |
Membro da Banca: | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Orione, Eduino Jose de Macedo |
Resumo : | A pesquisa tem por objetivo abordar a concepção da “nova maneira” de ensinar de Montaigne, exposta nos capítulos “Do Pedantismo” e “Da Educação das Crianças” dos Ensaios, e propor, a partir dessa concepção, a derivação de uma formação aberta ao diálogo com a diversidade dos costumes e cosmovisões de mundo, para isso toma como exemplo o capítulo “Dos canibais”. Nos dois primeiros capítulos mencionados, a “nova maneira” é contraposta aos resultados da erudição vazia e pedantesca. Acrescenta-se à “nova maneira” o papel relevante dos aportes do ceticismo para denúncia e superação dos dogmatismos. Disso segue o ajuizamento proposto como o centro da formação, que tem na experiência e na filosofia moral antiga a matéria de sua investigação. Valendo-se de uma perspectiva alargada da matéria educacional e seu tratamento pedagógico peculiar, a “nova maneira” pedagógica pode também reconhecer e promover o diálogo com outras cosmovisões, derivadas da diversidade dos modos de vida e das formas de interpretação do mundo, como é possível constatar no “Dos canibais”. O arcabouço formativo proposto por Montaigne visa, ao final, à formação do caráter de um “homem suficiente”, um “homem do mundo”. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research aims to approach Montaigne's conception of the “new way” of teaching, exposed in the chapters “Do Pedantismo” and “Da Educação das Crianças” of the Essays, and to propose, from this conception, the derivation of a formation open to dialogue with the diversity of customs and worldviews of the world, for this purpose the chapter “Dos cannibals” is exemplified. In the first two chapters mentioned, the "new way" is opposed to the results of empty and pedantic scholarship. Added to the “new way” is the relevant role of skepticism contributions to denounce and overcome dogmatisms. From this follows the filing, proposed as the center of formation, which has experience and ancient moral philosophy as the subject of its investigation. Drawing on a broad perspective of educational material and its peculiar pedagogical treatment, the pedagogical “new way” can also recognize and promote dialogue with other worldviews, derived from the diversity of ways of life and ways of interpreting the world, such as you can see it in “Dos canibais”. The formative framework proposed by Montaigne aims, in the end, at forming the character of a “sufficient man”, a “man of the world”. |
Palavra-chave: | Montaigne Educação Diversidade Julgamento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Montaigne Education Diversity Judgment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Referência: | REIS, José Antônio dos. A educação em Montaigne: uma perspectiva da diversidade na exercitação do julgamento. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3850 |
Data defesa documento: | 12-Aug-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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