Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3865
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação em ciências naturais para estudantes com surdocegueira : uma análise no contexto de uma escola de surdos |
Autor(es): | Perassolo, Valquíria |
Orientador(a): | Lima, Tânia Maria de |
Membro da Banca: | Lima, Tânia Maria de |
Membro da Banca: | Carvalho, Sandra Pavoeiro Tavares |
Membro da Banca: | Maia, Shirley Rodrigues |
Resumo : | A inclusão escolar de pessoas que estão à margem dos sistemas educacionais é um dos grandes desafios da Educação brasileira. Na denominada sociedade do conhecimento é grande o número de pessoas excluídas do direito de acesso à escolarização. A questão é ainda mais complexa quando se trata de pessoas que apresentam deficiências com grandes desafios, em especial associadas a aspectos cognitivos. Partimos do entendimento que pessoas usuárias de cadeira de rodas, com deficiência visual, com surdez, com surdocegueira e/ou pessoas com síndromes genéticas raras precisam de atenção diferenciada. Este projeto de pesquisa põe em pauta a Educação de crianças, adolescentes e jovens com surdocegueira, que são socialmente invisibilizados. O objetivo precípuo é analisar a Educação em Ciências Naturais para estudantes com surdocegueira , no contexto de uma escola de Educação de surdos. O referencial teórico está ancorado em autores que estudam e pesquisam essa temática. Em termos metodológicos esta pesquisa é orientada pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O material empírico para o desenvolvimento das análises foi extraído de produções acadêmicas que abordam o tema, de textos da legislação educacional em vigência e de observação participante em sala de aula destinadas à Educação de estudantes com surdocegueira. Como resultado da pesquisa podemos considerar que, no período considerado, a Educação em Ciências Naturais foi relacionada com os seguintes temas: órgãos dos sentidos (uma vez que esses mecanismos sensoriais devem ser estimulados para que o sujeito com surdocegueira se perceba no mundo); cuidados com a higiene pessoal e dos materiais utilizados no dia a dia (visando a uma autonomia de vida diária); noções de diversidade de plantas e animais. Espera-se com este estudo potencializar debates sobre políticas de inclusão e de socialização da ciência em nossos dias, especialmente para pessoas com surdocegueira que têm sido historicamente marginalizadas do contexto escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The school inclusion of people who are at the margins of educational systems is one of the great challenges of Brazilian education. In the named knowledge society the number of people excluded from the right of access to schooling is great. The issue is even more complex and challenging when it comes to people with disabilities, in particular cognitive aspects. We start from the perspective that wheelchair users, people with visual impairments, deaf people, deafblind people and people with rare genetic syndromes need differentiated attention. This research project discuss the education of children, adolescents and young people with deafblindness, who are socially invisible. The main objective is to analyze Natural Sciences Education for students with deafblindness in the context of a school for the education of the deaf. The theoretical framework is anchored in authors who study and research this theme. In methodological terms this research is guided by the qualitative approach of the type case study. The empirical material for the development of the analyzes was extracted from academic productions that discuss the theme, texts of current educational legislation and participant classroom observation aimed at the education of students with deafblindness. As a result of the research we can discourse that in the period considered, Natural Sciences Education was related to the following themes: sense organs (since these sensory mechanisms must be stimulated in order that the subject with deafblindness notes himself in the world); personal hygiene care and the materials used on everyday life (aiming at an autonomy of daily life); notions of plant and animal diversity. This study is expected to potentiate debates on inclusion policies and science socialization in our days, especially for people with deafblindness who have been historically marginalized from the school context. |
Palavra-chave: | Surdocegueira Educação em ciências naturais Inclusão escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Deafblindness Education in natural sciences School inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PERASSOLO, Valquíria. Educação em ciências naturais para estudantes com surdocegueira: uma análise no contexto de uma escola de surdos. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3865 |
Data defesa documento: | 2-Apr-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Valquíria Perassolo.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.