Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3898
Tipo documento: Dissertação
Título: Discursos da valorização dos profissionais da educação matemática : desvelando o canto da sereia do PIBID
Autor(es): Santos, Nathan Genario da Silva
Orientador(a): Baldan, Merilin
Membro da Banca: Baldan, Merilin
Membro da Banca: Souza, Leila Cristina Aoyama Barbosa
Membro da Banca: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo : A presente pesquisa, de natureza qualitativa, debruça-se sobre o tema da formação de professores, tendo elegido como objeto de investigação o PIBID-Matemática de uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior, do Estado do Mato Grosso. Estabeleceu como objetivo geral investigar as percepções do PIBID como política pública de formação de professores entre os agentes do PIBID-Matemática, e os seguintes objetivos específicos: analisar os discursos presentes na (política de) formação de professores, em particular, na educação matemática; compreender as nuances do PIBID como política na formação de professores; apreender as percepções dos agentes do PIBID-Matemática quanto às contribuições e implicações do PIBID. Como referencial teórico-metodológico foi adotado o Ciclo de Políticas, desenvolvido por Stephen J. Ball e colaboradores. Fizeram-se presentes na discussão, também, referenciais vinculados ao campo das políticas públicas educacionais, formação de professores e educação matemática. Para o tratamento analítico dos dados, foi escolhida a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Roque Moraes, por se tratar de uma técnica de análise de dados de natureza qualitativa. A empiria foi desenvolvida por meio de questionários eletrônicos, aplicados a cada um dos perfis de participantes do PIBID, a saber: coordenadores do subprojeto do PIBID matemática na Universidade (2); supervisores do PIBID na escola (2); graduandos pibidianos (5). Os resultados da pesquisa demonstraram que, ao mesmo tempo em que o PIBID se insere como uma ação/proposição demandada pelo discurso de valorização dos profissionais da educação, em particular, dos professores de matemática, o debate em torno do PIBID tem sido pouco ressaltado enquanto uma política pública educacional, assim como as implicações que o programa pode apresentar a depender da forma como é operacionalizado. Ressaltamos a preocupação quanto ao papel distorcido do PIBID na formação inicial e continuada de professores (de matemática), pois os problemas identificados na pesquisa têm passado despercebidos pelos agentes que dele participam.
Resumo em lingua estrangeira: This qualitative study’s theme is teachers’ education and the object is the PIBIDMathematics of a federal higher education institution in the state of Mato Grosso. The study aimed at investigating the perceptions of the PIBID-Mathematics agents on the program as a teachers’ education public policy. The following specific objectives were established: analyze the discourses in the teachers’ education policy, especially in the Mathematics education; understand the nuances of PIBID as a policy in teachers’ education; and apprehend the perceptions of the PIBID-Mathematics agents concerning the contributions and implications of PIBID. The theoretical and methodological reference used was the Policy Cycle, developed by Stephen Ball and collaborators. Other references were used, related to the fields of educational public policies, teacher’s education and mathematics education. The data was analyzed with the Discursive Textual Analysis (ATD), developed by Roque Moraes, for being a qualitative method. Electronic survey questionnaires were deployed to the participants: coordinators of the local PIBID-Mathematics project (2); PIBID school supervisors (2); “pibidian” students (5). The results showed that PIBID is a proposal demanded by the teachers’ appreciation discourse, particularly mathematics teachers. At the same time, the debate around the program has not been taking it as an educational public policy and has not considered the implications it may present depending on how it is conducted. We highlight the concern regarding the distorted role of PIBID in initial and continuing teachers’ education (Mathematics), considering that the issues shown in this research have not been observed by the participants of the program.
Palavra-chave: PIBID
Políticas públicas educacionais
Formação de professores
Educação matemática
Análise textual discursiva ATD
Palavra-chave em lingua estrangeira: PIBID
Educational public policies
Teachers’ education
Mathematics education
Discursive textual analysis ATD
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SANTOS, Nathan Genario da Silva. Discursos da valorização dos profissionais da educação matemática: desvelando o canto da sereia do PIBID. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3898
Data defesa documento: 23-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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