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http://ri.ufmt.br/handle/1/3914
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A educação na Comunidade Judaica Cristológica de Israel |
Autor(es): | Daniel, Alexandre Gomes |
Orientador(a): | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Membro da Banca: | Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
Resumo : | Esta pesquisa, sob o título de “A Educação na Comunidade Judaica Cristológica de Israel” foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, na Linha de Pesquisa Cultura, Memórias e Teorias em Educação. Almeja-se compreender o processo educativo no âmbito da comunidade judaica instalada no Assentamento Veraneio, no município de Nova Canaã do Norte, em Mato Grosso. Por ter como uma de suas características o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, por comportamento adictivo ou reeducandos em liberdade, a pesquisa buscou responder o seguinte problema: como a Comunidade Judaica Cristológica de Israel organizou o seu cotidiano para reeducar essas pessoas? Do ponto de vista do método, o procedimento qualitativo foi a partir da coleta de textos, depoimentos, narrativas que serviram como material de análise. Utilizou-se, como referencial teórico, o conceito de educação não formal de Gohn (2010) e Trilla e Ghanem (2008). Foi possível perceber que o cotidiano na Comunidade foi organizado e voltado para a formação de novos hábitos e valores. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research, titled “Education in the Jewish Christological Community of Israel” was developed in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso, in the Research line of Culture, Memories and Theories in Education. The aim is to understand the educational process within the community Jewish settled at the Veraneio settlement, in the city of Nova Canaã do Norte, in Mato Grosso. As one of its characteristics is the reception of people in situation of vulnerability, by addictive behavior or re-educated in freedom, the survey sought to answer the following problem: how did the J the Jewish Christological Community of Israel organized its daily life to re-educate these people? From the point of view of the method, the qualitative procedure was based on the collection of texts, testimonials, narratives that served as material for analysis. It was used, as theoretical framework, the concept of non-formal education by Gohn (2010) and Trilla and Ghanem (2008). It was possible to see that the daily life in the community was organized and focused on the formation of new habits and values. |
Palavra-chave: | Educação não formal Comunidade judaica Judaísmo Acolhimento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Non-formal education Jewish community Judaism Welcoming |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | DANIEL, Alexandre Gomes. A educação na Comunidade Judaica Cristológica de Israel. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3914 |
Data defesa documento: | 5-Nov-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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