Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3921
Tipo documento: Dissertação
Título: “Grato mister que, quer queiram quer não, é o de ser dona de casa” : educação das mulheres na Escola Doméstica Dona Júlia – Cuiabá-MT (1946-1949)
Autor(es): Silva, Gabriella Moura da
Orientador(a): Ferreira, Nilce Vieira Campos
Membro da Banca: Ferreira, Nilce Vieira Campos
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Custódio, Regiane Cristina
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Resumo : Esta investigação aborda a educação feminina ofertada na Escola Doméstica Dona Júlia - EDDJ, em Cuiabá, entre os anos de 1946 a 1949, quando a instituição buscou formar mulheres que pudessem, mais tarde, atuar como mão de obra doméstica, no ofício de serviçais assalariadas, conforme os próprios dizeres noticiados por uma das gestoras da EDDJ. O recorte temporal para estudo tem início em 1946, quando a EDDJ foi fundada e se encerra em 1949, quando o curso, com duração de três anos, formou a primeira turma. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a origem da instituição escolar, analisando o processo de criação e fundação da instituição bem como a formação doméstica ofertada para mulheres. As fontes da pesquisa incluem Programa de ensino, Estatuto escolar, ata de inauguração, informações de matrículas, ofícios, jornais, revistas e normas, que foram recolhidos em diversos acervos físicos e on-line, tais como: Arquivo Público do Estado de Mato Grosso (APMT), Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (IMAL), Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal de Mato Grosso (NDIHR); Hemeroteca Digital Brasileira (BNDigital). Acervos particulares de duas pesquisadoras e de um colecionador que guarda partes da história cuiabana como relíquias de um tempo constituem outras fontes da investigação. A partir de pesquisas realizadas por Jacques Le Goff (1990), Peter Burke (1997), Marc Bloch (1997), estabelecemos nossa metodologia no movimento preconizado pela Escola dos Annales, a qual trouxe outras possibilidades de pesquisa com fontes documentais e bibliográficas. Quanto aos procedimentos de análise, Michel de Certeau (1982) e Paul Ricouer (2007) nos ajudaram a compreender o cotidiano e as relações estabelecidas no contexto escolar, em especial, a memória da instituição analisada nos documentos. Autores como Paolo Nosella, Ester Buffa (2009) e Justino Pereira Magalhães (2005) proveram subsídios para a pesquisa sobre instituições escolares. Para pensar a história da educação feminina, autoras como Michelle Perrot (2005; 2007) e Guacira Lopes Louro (1997; 1993; 1987) forneceram reflexões necessárias sobre a história da educação das mulheres, além de outros autores e autoras que compuseram o percurso do estudo. Procurando responder aos nossos questionamentos sobre como se deu a criação e fundação dessa escola, bem como qual era a formação ofertada para as mulheres na EDDJ, compreendemos que a fundação e criação da EDDJ partiu dos ideários advindos de mulheres das famílias tradicionais cuiabanas, para as quais o conhecimento doméstico era a base do aprendizado na instituição, sistematizado e influenciado por modelos de educação de mulheres para os afazeres domésticos, segundo princípios religiosos e conservadores, com o principal intuito de formar mão de obra feminina barata e especializada para o trabalho nas residências de famílias. Outro ponto a destacar é que as alunas do curso doméstico, ao concluírem o curso em 1949, não receberam a certificação, pois a instituição, que não era reconhecida pelo Ministério da Educação e Saúde, não atendia à legislação nem às normativas em vigor no período em estudo.
Resumo em lingua estrangeira: This study addresses education for women offered at the Dona Júlia Domestic School - EDDJ, in Cuiabá, Mato Grosso, Brazil, between 1946 and 1949, when the institution sought to train women who could later work as wage-earning domestic workers, as stated by the school principals. The study covers the period from 1946 to 1949, when the school was active and offered its first three-year course. The general objective of this study was to investigate the origin of the school, analyzing its process of foundation, and the creation of the course domestic training for women. The sources included course syllabus, the school’s regulations, minutes, registration files, official documents, newspapers, magazines, and laws, which were collected from several physical and online archives, such as: Arquivo Público do Estado de Mato Grosso (APMT); Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (IMAL); Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal de Mato Grosso (NDIHR), and Hemeroteca Digital Brasileira (BNDigital). Private collections of two researchers and of a collector who keep data about the history of Cuiabá as relics constitute other sources of research. Our methodology was based on studies conducted by Jacques Le Goff (1990), Peter Burke (1997), Marc Bloch (1997), following the principles recommended by the Annales School, which helped with other possibilities of research with documentary and bibliographic sources. The analysis procedures drew on the ideas of Michel de Certeau (1982) and Paul Ricouer (2007), helping us to understand the daily life and relationships established in the school context, especially the memory of the institution analyzed in the documents. Authors such as Paolo Nosella, Ester Buffa (2009), and Justino Pereira Magalhães (2005) provided support for information on school institutions. Michelle Perrot (2005; 2007) and Guacira Lopes Louro (1997; 1993; 1987) provided the necessary reflections on the history of education for women. Trying to answer our questions about how the school was created, and what kind training for women was offered at EDDJ, we discovered that the philosophy of the school was based on the ideas of women belonging to traditional families from Cuiabá. These women, following religious and conservative principles, systematized and influenced the school’s teaching model, giving priority to the knowledge of household chores as a way to educate low-earning and skilled females to work as maids in houses of better-off families. We also found out that, after completing the threeyear course, the students received no certificate since the school did not operate under government regulations, and as such, was not recognized by the Ministry of Education and Health.
Palavra-chave: Ensino doméstico
História da educação das mulheres
Educação para o lar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching domestic care
History of education for women
Educating for domestic care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Gabriella Moura da. “Grato mister que, quer queiram quer não, é o de ser dona de casa”: educação das mulheres na Escola Doméstica Dona Júlia – Cuiabá-MT (1946-1949). 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3921
Data defesa documento: 24-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gabriella Moura da Silva.pdf1.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.