Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3928
Tipo documento: Dissertação
Título: O espaço do brincar na prática pedagógica da educação infantil
Autor(es): Rohleder, Leilane dos Santos
Orientador(a): Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Membro da Banca: Kawashima, Larissa Beraldo
Resumo : Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, na Linha de Pesquisa Culturas Escolares e Linguagens, e teve como objetivo principal compreender como é trabalhado a cultura lúdica nos espaços da infância, numa Instituição de Educação Infantil de Cuiabá. Tendo como base da investigação o brincar, realizaram-se incursões no campo da Antropologia e Sociologia, especificamente Gilles Brougère (1998, 2019); Huizinga (1990); Cleomar Gomes (2001); David Le Breton (2019); Janet Moyles (2006); Roger Caillois (2017); Brian Sutton-Smith (2017) e Kishimoto (2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa etnográfica, tendo como participantes professoras da Pré-escola I de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Cuiabá-MT. A produção dos dados, por sua vez foi orientada pela observação, questionário, caderno de campo, registros fotográficos e entrevistas individuais semiestruturadas. Para a análise dos dados, adotamos procedimentos sugeridos para a compreensão da essência do que fora investigado, o que possibilitou o encontro dos temas: “A formação inicial nas vozes das professoras”, “Criança e Educação Infantil: o que pensam as professoras”, “O corpo da criança no cotidiano do CMEI” e “Revelações sobre o brincar”. Os resultados deste estudo demonstraram que as atividades lúdicas no cotidiano da Educação Infantil desta instituição ficam restritas às aulas de Educação Física e à Arte. A falta de compreensão sobre a importância do brincar como atividade principal para o desenvolvimento da criança na idade pré-escolar legitima a presença das atividades fragmentadas e em ações que pouco favorecem o imaginário, a ludicidade e o de movimento dos pequenos. Os dados mostram que é necessário rever este modelo de ensinar e aprender, de forma a considerar a criança como centro de toda e qualquer atividade, o que implica compreender a cultura lúdica como expressão social e cultural dos pequenos tal qual, não pode exercer um lugar secundário na Educação Infantil, mas ser incluída como uma atividade privilegiada e um fator educativo por excelência na infância. Assim, esperamos que as discussões desta pesquisa possam contribuir para as reflexões e debates sobre o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil.
Resumo em lingua estrangeira: This research was developed in the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso, Cuiabá campus, in the School Cultures and Languages Research Line, and its main objective was to understand how playful culture is worked in childhood spaces, in an institution of Early Childhood Education in Cuiabá. With play as the basis of the investigation, incursions were carried out in the field of Anthropology and Sociology, specifically Gilles Brougère (1998, 2019); Huizinga (1990); Cleomar Gomes (2001); David Le Breton (2019); Janet Moyles (2006); Roger Caillois (2017); Brian Sutton-Smith (2017) and Kishimoto (2010). This is an ethnographic qualitative research, having as participants teachers from Pre-School I of a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the city of Cuiabá-MT. Data production, in turn, was guided by observation, questionnaire, field notebook, photographic records and semi-structured individual interviews. For data analysis, we adopted procedures suggested to understand the essence of what was investigated, which enabled the meeting of the themes: "Initial training in the voices of teachers", "Children and Early Childhood Education: what teachers think", “The child's body in the daily life of the CMEI” and “Revelations about playing”. The results of this study showed that recreational activities in the daily life of Early Childhood Education at this institution are restricted to Physical Education and Art classes. The lack of understanding about the importance of playing as the main activity for the development of preschool children legitimizes the presence of fragmented activities and actions that do little to favor the imagination, playfulness and movement of the little ones. The data show that it is necessary to review this model of teaching and learning, in order to consider the child as the center of any and all activities, which implies understanding the playful culture as a social and cultural expression of the little ones as they cannot exercise a place secondary education in Early Childhood Education, but be included as a privileged activity and an educational factor par excellence in childhood. Thus, we hope that the discussions in this research can contribute to reflections and debates about playing in the pedagogical practice of Early Childhood Education.
Palavra-chave: Educação infantil
Criança
Corporeidade
Brincar
Prática pedagógica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Early childhood education
Kid
Corporeality
Play
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: ROHLEDER, Leilane dos Santos. O espaço do brincar na prática pedagógica da educação infantil. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3928
Data defesa documento: 6-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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