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Tipo documento: Dissertação
Título: Os jogos teatrais como potencialidade para a alfabetização na perspectiva discursiva : dos ensaios ao processo de cri(ação) de professoras e crianças protagonistas
Autor(es): Bauer, Rogério Luís
Orientador(a): Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Grazioli, Fabiano Tadeu
Resumo : Nesta dissertação de Mestrado em Educação apresentam-se as potencialidades dos jogos teatrais para o processo de alfabetização, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da tentativa de responder ao seguinte problema: os jogos teatrais abrem espaço de elaboração para o ensino-aprendizado da leitura e escrita como processo discursivo (interação com a língua mediante a relação de ensino, produção de sentidos e dialogia) entre professores/as e crianças no ciclo de alfabetização em escolas públicas? Como objetivo geral elegeu-se verificar a possibilidade de contribuição com o fortalecimento teórico-prático dos/as alfabetizadores/as que atuam com questões relativas ao ensino-aprendizagem inicial da leitura e escrita como um processo discursivo no ciclo de alfabetização, em escolas públicas, utilizando-se dos jogos teatrais. Além deste, verificar se essas atividades relacionadas à linguagem teatral com professores/as e alunos/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental contribuem para o processo discursivo da alfabetização. Aprofundou-se o estudo sobre o desenvolvimento dos jogos teatrais com professores/as e alunos/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre a perspectiva discursiva da alfabetização. Mediante oficinas de jogos teatrais, verificou-se a contribuição com a prática pedagógica dos/as profissionais atuantes no trabalho de alfabetização, a partir de Oficinas colaborativas e o desenvolvimento de uma sequência de jogos teatrais com as crianças do ciclo de alfabetização. Vygotsky, Spolin, Bakhtin, Smolka, Mortatti, Koudela, estão entre os teóricos mais recorrentes no processo de pesquisa, com a contribuição de outros pensadores. Esta pesquisa vincula-se à linha “Culturas Escolares e Linguagens” do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e ao Projeto Trienal de Pesquisa (AGO.2018/AGO.2021): O processo discursivo no ensino inicial da leitura e da escrita para crianças de escolas municipais da cidade e do campo, em Mato Grosso do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância (GEPLOLEI). O lócus da pesquisa foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, em Primavera do Leste-MT, especialmente a partir da form(ação) e o protagonismo de duas professoras com suas turmas de 1º e 2º anos, no primeiro semestre de 2021, ainda no contexto da pandemia de Covid 19. Os dados foram produzidos a partir de revisão da literatura existente, oficina de formação com as professoras colaboradoras e desenvolvimento dos jogos teatrais com as crianças. A partir dos resultados após a relização dos encontros remotos e presenciais com as crianças, constatou-se que a inserção, a adaptação e a criação dos jogos teatrais no processo de ensinoaprendizado na alfabetização promove a abertura de novos espaços e modos de ensinaraprender, visto o caráter de interação, dialogia e produção de sentidos existente nessa proposta. Constatou-se ainda, a intrínseca relação entre o fazer teatral, por meio dos jogos teatrais, com os pressupostos da alfabetização como processo discursivo, os quais dialogam e possibilitam potentes meios de ensinar-aprender.
Resumo em lingua estrangeira: This Master's in Education dissertation presents the potential of theater games for the literacy process, in the early years of elementary school, through an attempt to answer the following problem: theater games open space for the development of teaching and learning in reading and writing as a discursive process (interaction with the language through the teaching relationship, production of meanings and dialogue) between teachers and children in the literacy cycle in public schools? As a general objective, it was chosen to verify the possibility of contribution with the theoretical-practical strengthening of literacy teachers who work with issues related to the initial teaching-learning of reading and writing as a discursive process in the literacy cycle, in public schools, using theatrical games. In addition to this, verifying whether these activities related to theatrical language with teachers and students from the Early Years of Elementary School contribute to the discursive process of literacy. The study on the development of theatrical games with teachers and students from the Early Years of Elementary School and on the discursive perspective of literacy was deepened. Through workshops on theatrical games, the contribution to the pedagogical practice of professionals working in literacy work was verified, through collaborative workshops and the development of a sequence of theatrical games with children from the literacy cycle. Vygotsky, Spolin, Bakhtin, Smolka, Mortatti, Koudela, are among the most recurrent theorists in the research process, with the contribution of other thinkers. This research is linked to the line “School Cultures and Languages” of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso and to the Triennial Research Project (AGO.2018/AGO.2021): The discursive process in the initial teaching of reading and writing for children from municipal schools in the city and countryside, in Mato Grosso, from the Study and Research Group on Oral Language, Reading and Writing in Childhood (GEPLOLEI). The locus of the research was at the Nossa Senhora Aparecida Municipal Elementary School, in Primavera do Leste-MT, especially from the training and role of two teachers with their 1st and 2nd year classes, in the first semester of 2021 , still in the context of the Covid pandemic 19. The data were produced from a review of the existing literature, a training workshop with the collaborating teachers and the development of theatrical games with the children. From the results after conducting remote and face-to-face meetings with the children, it was found that the insertion, adaptation and creation of theatrical games in the teaching-learning process in literacy promotes the opening of new spaces and ways of teaching. learn, given the character of interaction, dialog and production of meanings that exist in this proposal. It was also found the intrinsic relationship between theatrical making, through theatrical games, with the assumptions of literacy as a discursive process, which dialogue and enable powerful means of teaching-learning.
Palavra-chave: Jogos teatrais
Educação
Alfabetização como processo discursivo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Theatrical games
Education
Literacy as a discursive process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BAUER, Rogério Luís. Os jogos teatrais como potencialidade para a alfabetização na perspectiva discursiva: dos ensaios ao processo de cri(ação) de professoras e crianças protagonistas. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3944
Data defesa documento: 9-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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