Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3955
Tipo documento: Dissertação
Título: Devaneios da fogueira : os saberes populares associados ao fogo atiçam diálogos de educação ambiental sobre incêndios florestais, crise climática e bem viver
Autor(es): Bertier, Flavia Lopes
Orientador(a): Silva, Regina Aparecida da
Coorientador: Nora, Giseli Dalla
Membro da Banca: Silva, Regina Aparecida da
Membro da Banca: Nora, Giseli Dalla
Membro da Banca: Souza, Cássia Fabiane dos Santos
Membro da Banca: Marcomin, Fatima Elizabeti
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Resumo : A Rede Internacional de Pesquisadores em Justiça Climática e Educação Ambiental (REAJA) estuda como a crise climática afeta o planeta como um todo, sendo mais fortemente sentida em grupos sociais em situação de vulnerabilidade. No Brasil, os incêndios florestais são um dos fatores que contribuem para a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, acelerando o colapso climático. A política do “Fogo Zero” adotada pelo governo brasileiro é uma das responsáveis pelo aumento dos incêndios florestais no Cerrado, pois não leva em consideração que o bioma é dependente do fogo, ou seja, onde este elemento não é considerado um distúrbio, mas fator imprescindível para a preservação de seus processos ecológicos. A exclusão do fogo no Cerrado acarreta acúmulo de matéria orgânica em extensas áreas e facilita a propagação de incêndios de grandes proporções nas épocas secas, que atingem indiscriminadamente áreas protegidas e privadas com enormes perdas de biodiversidade, impactos socioeconômicos e emissão de GEE. Diversos estudos apontam que populações tradicionais do Cerrado utilizam o fogo sem prejudicar a natureza, pois dela dependem. Para identificar práticas, técnicas, valores e culturas do fogo, o Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da REAJA, realizou o mapeamento dos saberes populares associados ao fogo nas comunidades rurais de São Jerônimo (Cuiabá/MT) e Água Fria (Chapada dos Guimarães/MT), localizadas no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (PNCG). A metodologia do Mapa Social foi escolhida para dar visibilidade a estes saberes, em desuso pelas comunidades por temerem sanções governamentais. Conhecer tais saberes é fator imprescindível para a implementação de ações de Manejo Integrado do Fogo (MIF) no PNCG. Como resultado, são apresentadas nesta dissertação de Mestrado em Educação as relações entre as práticas cotidianas e os saberes tradicionais de uso do fogo com os ciclos da natureza, como o fogo cria e fortalece vínculos comunitários e como participa da conservação ambiental. Os diálogos presentes nas atividades do Mapa Social permeados por assuntos relacionados ao fogo estimulam a dialogicidade, revelam valores, crenças, ética e olhar político inerentes à educação ambiental gpeana. Através da escuta sensível durante oficinas e reuniões coletivas de mapeamento e entrevistas com anciãs e anciãos das comunidades são identificadas as impressões dos participantes sobre a relação entre incêndios florestais, a crise climática e seu Bem Viver. Os relatos são interpretados à luz da Fenomenologia de Gaston Bachelard e revelam as dualidades imbricadas do fogo: bom e ruim. A elaboração conjunta do Mapa Social dos saberes populares associados ao fogo escrutina necessidades e problemas ambientais latentes. A luz que emerge dos diálogos e das vivências coletivas reflete as realidades vividas pelos participantes da pesquisa e deslinda possibilidades de políticas públicas que podem ser aplicadas para além das fronteiras do PNCG. Esta Simbiose de Saberes contribui para a diminuição dos incêndios florestais, fortalece as comunidades e ajuda a descriminalizar o uso tradicional do fogo no Cerrado mato-grossense.
Resumo em lingua estrangeira: The Climate Justice and Environmental Education International Network (REAJA) studies how the climate crisis affects the whole planet, being most strongly felt in social groups in vulnerable situations. In Brazil, wildfires are one of the factors that contribute to the emission of greenhouse gases (GHG) in the atmosphere, accelerating the climate colapse. The “Zero Fire” policy adopted by the Brazilian government is responsible for the increase of wildfires in the Cerrado, because it doesn’t consider that the biome is fire dependent, where this element is not a disturbance, but a fator essential for the preservation of its ecological processes. The exclusion of fire in the Cerrado causes accumulation of organic substances in extensive areas and facilitates the spread of large-scale fires in dry seasons, which indiscriminately affect protected and private areas with huge losses of biodiversity, socioeconomic impacts and GHG emissions. Several studies indicate that traditional populations of the Cerrado use fire without harming nature, as they depend on it. To identify fire practices, techniques, values and cultures, the Environmental Education Researcher Group (GPEA) of the Mato Grosso Federal University (UFMT), a member of REAJA, developed the social mapping of the popular knowledge associated with fire in the rural communities of São Jerônimo (Cuiabá/MT) and Água Fria (Chapada dos Guimarães/MT), located around the Chapada dos Guimarães National Park (PNCG). The Social Map methodology was chosen to give visibility to this knowledge, in disuse by the communities for fearing government sanctions. Knowing such knowledge is a key fator to implement the Integrated Fire Management (MIF) actions in the PNCG. As a result, this Master degree in Education dissertation presents the relationship between everyday practices and the traditional knowledge of using fire with the cycles of nature, how fire creates and strengthens community bonds and how participates in the environmental conservancy. The dialogues present in the activities of the Social Map, permeated by issues related to fire, stimulate dialogicity, reveal values, beliefs, ethics and political perspective inherent to GPEA environmental education. With “sensitive listening” aproach during workshops, collective mapping meetings and interviews with community elders, the participants' impressions about the relationship between wildfires, the climate crisis and their Well Living are identified. The reports are interpreted based on Gaston Bachelard's Phenomenology and reveal the interwoven dualities of fire: good and bad. The joint elaboration of the Social Map of popular knowledge associated to fire reveals latent environmental needs and problems. The light that emerges from dialogues and collective experiences reflects the realities experienced by the research participants and unravels possibilities for public policies that can be applied beyond the boundaries of the PNCG. This “Knowledge Symbiosis” contributes to the reduction of wildfires, strengthens communities and helps to decriminalize the traditional use of fire in the Cerrado of Mato Grosso.
Palavra-chave: Educação ambiental
Mapa social
Incêndios florestais
Crise climática
Bem viver
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Social Map
Wildfires
Climate crisis
Well living
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BERTIER, Flavia Lopes. Devaneios da fogueira: os saberes populares associados ao fogo atiçam diálogos de educação ambiental sobre incêndios florestais, crise climática e bem viver. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3955
Data defesa documento: 24-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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