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Tipo documento: Dissertação
Título: As proposições formativas das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial docente para uso de tecnologias : estado do conhecimento
Autor(es): Falcão, Maria Cláudia
Orientador(a): Silva, Danilo Garcia da
Membro da Banca: Silva, Danilo Garcia da
Membro da Banca: Alonso, Kátia Morosov
Membro da Banca: Paniago, Maria Cristina Lima
Resumo : A dissertação de mestrado apresenta os resultados da pesquisa do tipo Estado do Conhecimento que teve como objetivo geral compreender, com base nas pesquisas da área, quais formações para uso de TIC têm sido efetivadas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Para a constituição do corpus de pesquisa, utilizamos técnicas de revisão sistemática, e no que se refere à análise de dados, optamos pela análise de conteúdo dos cinquenta e três trabalhos analisados. Por meio da análise dos dados, foi possível fazer a constituição de três eixos temáticos: o 1o Eixo temático – Compreensões sobre proposições formativas com TIC nas DCN; o 2o Eixo temático – Compreensões sobre formação inicial e TIC; e o 3o Eixo temático – Compreensões na abordagem crítico-reflexiva da formação para uso de TIC. A partir da análise dos dados e referencial teórico, temos o Estado do Conhecimento com os seguintes resultados: incongruência na implementação das TIC na educação e na formação de professores atendendo condicionalidades impostas por organismos internacionais; recorrência nos direcionamentos à abordagem instrumental e determinista; a tendência na formação por competências e a lacuna na necessidade de se fortalecer o planejamento da formação inicial para uso de TIC no viés crítico. A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, no âmbito do Grupo de Pesquisa LêTECE – Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.
Resumo em lingua estrangeira: The Master dissertation presents the results of a State of Knowledge type research that had as a general aim to understand, based on research in the area, which training to use ICT has been carried out from the National Curricular Guidelines. For the research corpus we used systematic review techniques, and in relation to data analysis, the option was the content analysis of the fifty-three works analyzed. From data analysis, it was possible to create three thematic axes: the first Thematic Axis – Insights on training proposals with ICT in the NCG; the 2nd Thematic Axis – Insights on initial training and ICT; and the 3rd Thematic Axis – Insights on critical- reflective approach to training for the use of ICT. From data analysis and theoretical framework we have the State of Knowledge with the following results: incongruity in the implementation of ICT in education and in teachers’ training meeting conditionalities imposed by international organizations; recurrence in the guidelines for instrumental and deterministic approach; the trend in competency-based training and the gap in the need to strengthen the planning of initial training for the use of ICT in critical bias. The research is part of the Education Post-Graduation Program, of the Federal University of Mato Grosso, in the research line School Organization, Training and Pedagogical Practices, in the scope of LêTECE Research Group – Laboratory of studies on Information and Communication Technologies in Education.
Palavra-chave: Diretrizes curriculares nacionais
Tecnologias da informação e comunicação
Formação inicial
Estado do conhecimento
Palavra-chave em lingua estrangeira: National curricular guidelines
Information and communication technologies
Initial training
State of knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FALCÃO, Maria Cláudia. As proposições formativas das diretrizes curriculares nacionais na formação inicial docente para uso de tecnologias: estado do conhecimento. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3980
Data defesa documento: 31-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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