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Tipo documento: Dissertação
Título: Educação ambiental e organização de catadores de materiais recicláveis em Cuiabá-MT : reflexões e práticas no ensino de geografia
Autor(es): Ribeiro, Nielli Layane Dias
Orientador(a): Cantóia, Sílvia Fernanda
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Pinhorati, Adriana Queiroz do Nascimento
Membro da Banca: Leal, Antonio Cezar
Resumo : O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Eixo Transversal: Ensino de Geografia, voltada para a discussão do contexto escolar. A pesquisa levanta a questão da inserção da Educação Ambiental como tema interdisciplinar nas aulas de Geografia, por meio da investigação e análise dos diversos impactos socioambientais provocados pelo consumismo, e o descarte, muitas vezes de maneira inadequada dos resíduos sólidos. Tem como objetivo analisar o processo de criação e a atuação de duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis em Cuiabá -MT, sendo elas a Coopermar e Coopunião e abordar as problemáticas socioambientais decorrentes da disposição inadequada dos resíduos sólidos, na perspectiva de contribuir com o debate de como efetivar ações de educação ambiental no ambiente escolar. Com efeito, a pesquisa fundamenta-se na revisão literária das matrizes teórico-metodológicas, que possibilita a discussão do tema, tendo como base a Geografia crítica. Para tanto utilizou-se os estudos de; Logarezzi (2004 e 2004); Cantóia (2007 e 2012); Gonçalves (2006) e Silva (2009). Para o seu desenvolvimento lançamos mão a trabalhos de campo nas duas unidades das Cooperativas, e no lixão de Cuiabá para o levantamento de informações acerca dos processos de coleta e disposição dos resíduos, e mapeamento das localizações. Após esses levantamentos e a organização dos dados a pesquisa realiza interlocuções com a educação ambiental no contexto vivido pelos alunos da rede básica de ensino. Para isto delimitamos como lócus da pesquisa duas Escolas Estaduais da Rede Pública de Ensino de CuiabáMT, que são: Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral e Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes. As intervenções práticas em sala foram desenvolvidas em duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental. Dentre as ações realizadas, discutiu-se a crescente produção de bens não duráveis que provoca o consumo exagerado e, com isso, a geração de resíduos que na maioria das vezes são descartados sem tratamento. Também foram apresentados os processos de descarte comum e seletivo e os tipos de destinação dos resíduos, no tocante a realidade local, a partir dessas ações definiu como parte da metodologia de trabalho organizar em parceria com os alunos um grupo que incorporaria a leitura de matérias sobre a temática com objetivo de fomentar o debate e a participação deles na produção de uma cartilha de educação ambiental. Constatou-se que a disposição dos resíduos acontece de modo incorreto, ou seja, sem tratamento adequado, o que provoca a contaminação do solo, ar e água. Outro agravante destaca-se pela presença dos catadores de materiais recicláveis em condições vulneráveis, expostos ao perigo de contaminações, riscos de acidentes e outros males. Desse modo, considera-se que é necessário além de políticas públicas e leis, a prática destas na realidade vivida. A educação ambiental precisa ser vista como uma atividade que integra o conhecimento, buscando por meio de práticas pedagógicas, ações que valorizem o pensar crítico e reflexivo dos alunos em relação as problemáticas socioambientais, bem como o despertar de valores a mudança de hábitos.
Resumo em lingua estrangeira: The present study is inserted in the line of research Transversal Axis: Teaching Geography, focused on the discussion of the school context. The research raises the issue of the inclusion of Environmental Education as an interdisciplinary theme in Geography classes, through the investigation and analysis of the various socioenvironmental impacts caused by consumerism, and the often inappropriate disposal of solid wastes. Its objective is to analyze the process of creation and the performance of two cooperatives of waste pickers in Cuiabá –MT, which are Coopermar and Coopunião, and to address socioenvironmental problems arising from the inadequate disposal of solid waste, in order to contribute to the debate on how to carry out environmental education actions in the school environment. In fact, the research is based on the literary revision of the theoreticalmethodological matrices, which allows the discussion of the theme, based on critical geography. For this purpose, was used the studies of Logarezzi (2004 e 2004); Cantóia (2007 e 2012); Gonçalves (2006) e Silva (2009). For its development, we made use of job to the two Cooperative units, and the Cuiabá dump to collect information on processes of collection and disposal of waste, and mapping of locations. After these data collection and organization the research carries out dialogues with the environmental education in the context lived by the students of the basic network of education. Inorder to do this, we delimit as a locus of the research two State Schools of the Public Network of Teaching of Cuiabá-MT, which are: Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral e Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes. The practical interventions in class were developed in two classes of the ninth year of Elementary School. Among the actions already carried out, it was discussed the growing production of non-durable goods that causes excessive consumption and, therefore, the generation of waste that is often discarded without treatment. Also the common and selective waste disposal processes and the types of waste disposal were presented, as regards the local reality, from these actions defined as part of the work methodology to organize in partnership with the students a group that would incorporate the reading of subjects on the theme with the objective of fomenting the debate and their participation in the production of a primer of environmental education. It was verified that the disposition of the waste happens in an incorrect way, that is, without adequate treatment, which causes the contamination of the soil, air and water. Another aggravating factor is the presence of recyclable waste collectors under vulnerable conditions, exposed to the danger of contamination, risks of accidents and other ills. Therefore, it is considered necessary, in addition to public policies and laws, their practice in the reality lived. Environmental education needs to be seen as an activity that integrates knowledge, seeking through pedagogical practices, actions that value students' critical and reflective thinking in relation to socio-environmental problems, as well as the awakening of values and changing habits.
Palavra-chave: Geografia
Resíduos sólidos
Educação ambiental
Catadores de materiais recicláveis
Palavra-chave em lingua estrangeira: Geography
Solid waste
Environmental education
Collectors of recyclable materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: RIBEIRO, Nielli Layane Dias. Educação ambiental e organização de catadores de materiais recicláveis em Cuiabá-MT: reflexões e práticas no ensino de geografia. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4004
Data defesa documento: 2-Jul-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

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