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Tipo documento: Dissertação
Título: Jogos pedagógicos e aula de campo : uma proposta de sequência didática para o ensino dos conteúdos físico-naturais em geografia
Autor(es): Feltrin, Laura Maria Ortiz
Orientador(a): Jesuz, Cleberson Ribeiro de
Coorientador: Oliveira, Meire Rose dos Anjos
Coorientador: Cabral, Ivaniza de Lourdes Lazzarotto
Membro da Banca: Jesuz, Cleberson Ribeiro de
Membro da Banca: Oliveira, Meire Rose dos Anjos
Membro da Banca: Fonseca, Cleyton Normando da
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Sacramento, Ana Claudia Ramos
Resumo : O objeto de estudo desta dissertação é o ensino e aprendizagem dos conteúdos físiconaturais, com ênfase no relevo, na disciplina de Geografia na Educação Básica. Estudar os conteúdos físico-naturais, em especial, o relevo da Estrada Parque Cuiabá-Chapada dos Guimarães, é o objetivo principal do trabalho, tendo em vista o grande potencial geomorfológico para se trabalhar tais conteúdos. Teve, também, como finalidade proporcionar meios aos alunos para que compreendam os conteúdos físico-naturais, que, é estudado de forma geral, nos livros didáticos, porém, levando-se em consideração o que está próximo a eles. Além disso, pensamos em aproximar os estudantes do relevo geral e regional de Mato Grosso, oferecendo meios didáticos para tornar os conteúdos mais atrativos e de melhor facilidade ao entendimento dos alunos. Para a realização da pesquisa, a partir da abordagem qualitativa, foram escolhidos os procedimentos metodológicos, tais como: levantamento e estudo bibliográficos, definição pela técnica de pesquisa participante a partir da elaboração de uma sequência didática, realizamos também entrevista, elaboração e aplicação de questionário, um jogo pedagógico, aula expositiva, aula de campo, e pós-campo. Os resultados deste estudo indicam que a compreensão dos conceitos relevo, paisagem e desenvolvimento de algumas competências como a de observar, identificar, comparar, pesquisar e elaborar é imprescindível aos escolares. Considera-se que, ao final das atividades, ampliou-se a visão dos alunos em relação à sociedade e natureza no espaço em que estão inseridos, considerando as escalas local e global. Desta forma, a renovação do ensino com a utilização de metodologias construtivistas para instigar o processo de aprendizagem do aluno, com professores comprometidos com a educação, oferecendo a oportunidade para que a construção do conhecimento ocorra através do próprio sujeito, contribui para formação de cidadão críticos e responsáveis com as relações sociais e com a natureza.
Resumo em lingua estrangeira: The object of study of this dissertation is the teaching and learning of physical-natural content, with an emphasis on relief, in the subject of Geography in Basic Education. Studying the physical-natural contents, in particular the relief of the Parque Cuiabá-Chapada dos Guimarães Road, is the main objective of the work, considering the great geomorphological potential to work on such contents. It was also intended to provide means for students to understand the physical-natural content, which is studied in general, in textbooks, however, taking into account what is close to them. In addition, we thought of bringing students closer to the general and regional relief of Mato Grosso, offering didactic means to make the contents more attractive and easier for students to understand. To carry out the research, from the qualitative approach, the methodological procedures were chosen, such as: bibliographic survey and study, definition by the participant research technique from the development of a didactic sequence, we also conducted an interview, elaboration and application of a questionnaire , a pedagogical game, expository class, field class, and postfield. The results of this study indicate that understanding the concepts of relief, landscape and the development of some skills such as observing, identifying, comparing, researching and elaborating is essential for students. It is considered that, at the end of the activities, the view of the students in relation to society and nature in the space in which they live was expanded, considering the local and global scales. In this way, the renewal of teaching with the use of constructivist methodologies to instigate the student's learning process, with teachers committed to education, offering the opportunity for the construction of knowledge to occur through the subject, contributes to the formation of critical citizens and responsible for social relations and nature.
Palavra-chave: Educação básica
Geografia
Relevo
Estrada parque de Chapada dos Guimarães
Palavra-chave em lingua estrangeira: Basic education
Geography
Relief
Chapada dos Guimarães park road
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: FELTRIN, Laura Maria Ortiz. Jogos pedagógicos e aula de campo: uma proposta de sequência didática para o ensino dos conteúdos físico-naturais em geografia. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4016
Data defesa documento: 17-Aug-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

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