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Tipo documento: Dissertação
Título: Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola
Autor(es): Santos, Lindeval José dos
Orientador(a): Silva, Marcia Alves Soares da
Coorientador: Almeida, Marcia Ajala
Membro da Banca: Silva, Marcia Alves Soares da
Membro da Banca: Almeida, Marcia Ajala
Membro da Banca: Oliveira, Meire Rose dos Anjos
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Membro da Banca: Batista, Sinthia Cristina
Resumo : O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino de Geografia numa perspectiva da educação inclusiva, mais especificamente sobre a cartografia tátil, que promove a inclusão por meio do desenvolvimento de representações cartográficas acessíveis a pessoas cegas ou de baixa visão. Revisões teóricas e metodológicas acerca da cartografia tátil oferecem suporte para o desenvolvimento de reflexões e práticas de ensino de Geografia, principalmente no ensino e aprendizagem das pessoas cegas ou de baixa visão. Para dialogar com professores de Geografia foram realizadas oficinas, rodas de conversa e questionários. As oficinas buscaram socializar atividades de adaptação e criação de material didático para estudantes cegos e visuais, houve socialização de técnicas artesanais de baixo custo, que são alternativas eficientes e acessíveis para professores e estudantes. A cartografia tátil tem oferecido alternativas eficientes para o desenvolvimento de mecanismos de inclusão dentro e fora da escola, auxiliando na garantia e promoção do direito e na consolidação de uma Geografia inclusiva dentro e fora da escola.
Resumo em lingua estrangeira: The present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society.
Palavra-chave: Geografia
Cartografia tátil
Inclusão
Palavra-chave em lingua estrangeira: Geography
Tactile cartography
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: SANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4017
Data defesa documento: 19-Apr-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

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