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http://ri.ufmt.br/handle/1/4017
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Cartografia tátil : inclusão dentro e fora da escola |
Autor(es): | Santos, Lindeval José dos |
Orientador(a): | Silva, Marcia Alves Soares da |
Coorientador: | Almeida, Marcia Ajala |
Membro da Banca: | Silva, Marcia Alves Soares da |
Membro da Banca: | Almeida, Marcia Ajala |
Membro da Banca: | Oliveira, Meire Rose dos Anjos |
Membro da Banca: | Cantóia, Silvia Fernanda |
Membro da Banca: | Batista, Sinthia Cristina |
Resumo : | O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino de Geografia numa perspectiva da educação inclusiva, mais especificamente sobre a cartografia tátil, que promove a inclusão por meio do desenvolvimento de representações cartográficas acessíveis a pessoas cegas ou de baixa visão. Revisões teóricas e metodológicas acerca da cartografia tátil oferecem suporte para o desenvolvimento de reflexões e práticas de ensino de Geografia, principalmente no ensino e aprendizagem das pessoas cegas ou de baixa visão. Para dialogar com professores de Geografia foram realizadas oficinas, rodas de conversa e questionários. As oficinas buscaram socializar atividades de adaptação e criação de material didático para estudantes cegos e visuais, houve socialização de técnicas artesanais de baixo custo, que são alternativas eficientes e acessíveis para professores e estudantes. A cartografia tátil tem oferecido alternativas eficientes para o desenvolvimento de mecanismos de inclusão dentro e fora da escola, auxiliando na garantia e promoção do direito e na consolidação de uma Geografia inclusiva dentro e fora da escola. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work presents reflections on the teaching of Geography from an inclusive education perspective, more specifically on tactile cartography, which promotes inclusion through the development of cartographic representations accessible to blind or low vision people. Theoretical and methodological reviews about tactile cartography offer support for the development of reflections and practices in the teaching of geography that include mainly the teaching and learning of blind people. In order to dialogue with Geography teachers, workshops, conversation circles and a questionnaire were held. The workshops sought to socialize adaptation activities and the creation of teaching material for blind and visually impaired students; Even with all technological advances, during the workshops we seek to socialize low-cost artisanal techniques are efficient and affordable alternatives for teachers and students. Tactile cartography has offered efficient alternatives for the development of inclusion mechanisms inside and outside the school, helping to guarantee and promote the right and to consolidate an inclusive Geography, that is, committed to a more just and egalitarian society. |
Palavra-chave: | Geografia Cartografia tátil Inclusão |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Geography Tactile cartography Inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Referência: | SANTOS, Lindeval José dos. Cartografia tátil: inclusão dentro e fora da escola. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4017 |
Data defesa documento: | 19-Apr-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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