Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4022
Tipo documento: Dissertação
Título: Sentidos da leitura literária para a formação leitora : análise de publicações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Autor(es): Anjos, Karllene Silva dos
Orientador(a): Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Trevisan, Marlon Dantas
Membro da Banca: Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Resumo : Esta dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT), na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas históricas e contemporâneas, e ao grupo de Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE/UFMT). Por meio do mapeamento dos estudos de teses e dissertações que outros pesquisadores publicaram sobre “formação do leitor literário”, realizou-se esta pesquisa em torno de quatro macrocategorias: leitura, leitura literária, literatura e formação leitora, a fim de analisar sentidos da leitura literária para a formação leitora. Como referência, utilizaram-se as publicações disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no endereço: http://bdtd.ibict.br. O corpus analisado resultou de uma busca por documentos, nos quais se identificou a presença dos descritores “formação leitora” “leitura literária” no corpo do texto. Na sequência, o filtro utilizado foi “literatura” para a delimitação do assunto. A investigação das pesquisas publicadas considerou o intervalo de 2002 a 2019 como espaço temporal por ano de defesa. Dos documentos encontrados, verificou-se um total de 51 publicações, com 37 dissertações e 14 teses. A questão central foi encontrar resposta para a seguinte indagação: Quais são os sentidos da leitura literária para a formação leitora em teses e dissertações disponíveis na BDTD? O objetivo geral da pesquisa foi analisar sentidos da leitura literária para a formação leitora em teses e dissertações disponíveis na BDTD, e se desdobra nos seguintes objetivos específicos: para uma abordagem mais quantitativa - relacionar instituições que mais se dedicam ao estudo da temática desta pesquisa; identificar autores mais citados e a confluência entre eles no que diz respeito à formação do leitor literário; mapear as principais referências teóricas e metodológicas utilizadas em teses e dissertações; para uma abordagem mais qualitativa - investigar quais são as definições atribuídas pelos pesquisadores a cada uma das quatro macrocategorias nas publicações selecionadas para compor o corpus desta pesquisa. A pesquisa é documental, do tipo estado do conhecimento, e como metodologia de interpretação de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2010). O arcabouço teórico da pesquisa foi constituído por autores que discutem leitura, literatura, leitura literária e formação leitora, são eles: Foucambert (1994), Silva (2003), Kleiman (2011), Lajolo (1981), Eco (2006), Colomer (2007), Zilberman (2009), Orlandi (1996), Cosson (2018), Candido (1994), Soares (2006), Martins (2006), Bakhtin (1997), Iser (1999), Jauss (1994), entre outros autores. As discussões teóricas em torno das macrocategorias subsidiaram a investigação e a análise dos sentidos. Dessa forma, espera-se que este estudo possa contribuir com as pesquisas sobre a leitura literária para a formação leitora.
Resumo em lingua estrangeira: This master thesis is linked to the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, Campus of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT), in the research line: Languages, Culture and Knowledge Construction: historical and contemporary perspectives, and to the group Alphabetization and School Literacy (ALFALE/UFMT). Through the mapping of studies of dissertations and theses that other researchers published about “education of the literary reader”, this research was conducted around four macro-categories: reading, literary reading, literature and reading education, in order to analyze meanings of literary reading for reading education. As reference, it was used the publications available on the database of the Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses (BDTD), in the address: http://bdtd.ibict.br. The analyzed corpus arose from a search for documents, in which it was identified the presence of the descriptors “reading education” “literary reading” in the body of the text. Following that, the filter used was “literature” for the delimitation of the subject. The investigation of the published researches considered the interval from 2002 to 2019 as spatial temporal for year of defense. Of the documents found, it was verified a total of 51 publications, being 37 theses and 14 dissertations. The main question was finding an answer to the following inquiry: What are the meanings of literary reading for reading education in dissertations and theses available on BDTD? The main objective of the research was to analyze meanings of literary reading for reading education in dissertations and theses available on BDTD, and it unfolds in the following specific objectives: for a more quantitative approach: relate institutions that dedicate themselves the most to the study of the theme of this research; identify authors who are most cited and the confluence between them concerning the education of the literary reader; map the main theoretical and methodological references used in dissertations and theses; for a more qualitative approach: investigate what are the definitions attributed by the researchers to each one of the four macro-categories in the definitions selected to compose the corpus of this research. The research is documentary, of the type state of knowledge, and as methodology of data interpretation it was used Content Analysis proposed by Bardin (2010). The theoretical framework of the research was constituted by authors who discuss reading, literature, literary reading and reading education, such as: Foucambert (1994), Silva (2003), Kleiman (2011), Lajolo (1981), Eco (2006), Colomer (2007), Zilberman (2009), Orlandi (1996), Cosson (2018), Candido (1994), Soares (2006), Martins (2006), Bakhtin (1997), Iser (1999), Jauss (1994), and others. The theoretical discussions around the macro-categories subsidized the investigation and the analysis of meanings. Therefore, it is expected that this study contributes with researches about literary reading for reading education.
Palavra-chave: Educação
Leitura literária
Formação leitora
Estado do conhecimento
Análise de conteúdo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Literary reading
Reading education
State of knowledge
Content analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: ANJOS, Karllene Silva dos. Sentidos da leitura literária para a formação leitora: análise de publicações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4022
Data defesa documento: 15-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Karllene Silva dos Anjos.pdf1.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.