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Tipo documento: Dissertação
Título: Fora dos muros do Pomeri : (ex)inclusão de adolescentes egressos do sistema socioeducativo? Uma análise crítica do discurso
Autor(es): Pereira, Jussivania de Carvalho Vieira Batista
Orientador(a): Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Lee, Henrique de Oliveira
Membro da Banca: Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto
Resumo : A reintegração de adolescentes ao contexto escolar, fora do sistema socioeducativo, tem sido um problema no Estado de Mato de Grosso. Poucas são as escolas que aceitam alunos que já cumpriram medidas socioeducativas. E as escolas que, porventura, aceitam esses adolescentes, quando recebem a visita de algum orientador pedagógico do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, só têm reclamações a fazer. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as práticas discursivas de alunos egressos do sistema socioeducativo acerca do seu progresso educacional, fora dos muros do complexo socioeducativo Pomeri, em Cuiabá. A pesquisa é de base qualitativa. As técnicas de coleta de dados foram a observação participante e entrevistas semiestruturadas. O estudo ancora-se nas teorias da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough (2001, 2003a), do Realismo Critico (RC) de Bhaskar (1998) e da Linguística Sistêmico – Funcional (LSF) de Halliday (1994). Para analisar as práticas discursivas dos alunos, tomo por base a categoria de significado representacional de Fairclough (2003a). Meu propósito é verificar como está sendo realizada a reinserção/reintegração desses adolescentes no novo ambiente escolar, após passar pelo sistema socioeducativo. Os dados foram coletados na escola CEJA Almira Amorim, com os alunos egressos do sistema socioeducativo. Os resultados das análises expõem a necessidade de sensibilização por parte das autoridades públicas de MT para que possam ofertar vagas para os alunos egressos do sistema do socioeducativo e também uma integração por parte das redes de sistemas – Seduc, Sejudh – que acompanham os adolescentes, para que não fiquem desprovidos dos seus direitos nem a mercê de exclusões sociais. Os enunciados dos adolescentes revelaram também que a escola Almira Amorim tem contribuído para o processo de ressocialização dos mesmos.
Resumo em lingua estrangeira: The reintegration of adolescents to the school context, out of the socio educational system, has been a problem in the State of Mato de Grosso. Few schools accept students that have already gone through educational measures. And schools that may accept these adolescents, when they receive the visit of a pedagogic coordinator of the Social Assistance Reference Center – CRAS, only have complaints to make. This research aims at investigating the discursive practices of egress students of the socio educational system regarding their educational progress, out of the walls of Pomeri socio educational complex, in Cuiabá. It is a qualitative research. The techniques of data collection used were participant observation and semi-structured interviews. The study is based on the theories of Critical Discourse Analysis (CDA) by Fairclough (2001, 2003a), Critical Realism (CR) by Bhaskar (1998) and Systemic Functional Linguistics (SFL) by Halliday (1994). In order to analyze the students’ discursive practices, I take into account the category of representational meaning of Fairclough (2003a). My aim is to verify how the reinsertion/reintegration of these adolescents in the new school environment, after going through the socio educational system is being carried out. Data were collected in the CEJA Almira Amorim school, with the egress students of the socio-educational system. The results of the analyses expose the need for public authorities to raise awareness in order to offer vacancies to the egress students of the socio educational system and also to integrate of the systems networks – Seduc, Sejudh – which accompany the students, so that they are not deprived of their rights and are not subject to social exclusions. The adolescents’ utterance also revealed that the Almira Amorim school has contributed to the process of their resocialization.
Palavra-chave: Escola pública
Adolescentes egressos
Sistema socioeducativo
(In)exclusão social
Palavra-chave em lingua estrangeira: Public school
Egress adolescents
Socio-educational system
Social (in)exclusion
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: PEREIRA, Jussivania de Carvalho Vieira Batista. Fora dos muros do Pomeri: (ex)inclusão de adolescentes egressos do sistema socioeducativo? Uma análise crítica do discurso. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4050
Data defesa documento: 6-Oct-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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