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Tipo documento: Dissertação
Título: Representações surdas na desconstrução de práticas ouvintistas : um estudo crítico e emancipatório
Autor(es): Gontijo, Túlio Adriano Alves
Orientador(a): Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Membro da Banca: Miranda, Katia Aparecida da Silva Nunes
Resumo : A lei 10.436/2002 reconhece a Libras - Língua Brasileira de Sinais - como língua oficial da comunidade surda, a partir desse marco legal, a comunidade surda intensifica sua luta pelo reconhecimento cultural, respeito a suas identidades e para o uso e difusão efetivos da Libras. Tanto a legislação vigente quanto a criação do curso de Letras Libras, no ano de 2006, contribuíram significativamente para o conhecimento, ensino e difusão da Libras em todo território nacional. O estudo tem como escopo teórico os preceitos da Linguística-Sistêmico Funcional (HALLIDAY, 1994); do Realismo Crítico (BHASKAR, 1978; 1989); Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989; 2003) e; Ouvistismo (WRIGLEY, 1996; SKLIAR 2012; 2016; LAGES, 2019). Esta pesquisa objetiva investigar as representações linguístico-discursivas da comunidade surda de uma Instituição de Ensino Superior, voltadas para a questão do empoderamento linguístico e cultural dos Surdos, na busca pela autoemancipação da influência ouvintista. Para tal, foi realizado uma pesquisa qualitativa de cunho emancipatório, seguindo 4 etapas: (a) análise de conjuntura por intermédio de anotações, de modo a compreender como acontece o empoderamento dos Surdos na instituição, para construção dos temas norteadores; (b) reunião filmada do grupo focal com discussões sobre os temas ouvintismo, preconceito linguístico, colonialismo entre outros; (c) tradução e transcrição dos enunciados e; (d) realização das análises, primeiramente da materialidade linguística, pautada nos subsídios teórico-metodológicos da LSF e, posteriormente, análise discursiva à luz do RC e da ACD. Os resultados apontam que o curso possui muitos pontos positivos, mas que mesmo o Letras-Libras sendo um curso de estrutura bilíngue e bicultural, ainda perpetua algumas práticas ouvintistas, consideradas reflexos do Congresso de Milão de 1880. Portanto, percebe-se a necessidade de mudanças nas estruturas do curso para que essas práticas sejam dissipadas de modo que os acadêmicos Surdos tenham as mesmas condições de aprendizado que as dos acadêmicos ouvintes. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para mudanças nas práticas sociais acerca da desouvintização dos Surdos mediado pelos mecanismos de emancipação humana.
Resumo em lingua estrangeira: Law 10.436 / 2002 recognizes Libras - Brazilian Sign Language - as the official language of the deaf community, based on this legal framework, the deaf community intensifies its struggle for cultural recognition, respect for their identities and for the effective use and diffusion of Libras. Both the current legislation and the creation of the Letras Libras course, in 2006, contributed significantly to the knowledge, teaching and diffusion of Libras throughout the national territory. The study has as theoretical scope the precepts of Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1994); Critical Realism (BHASKAR, 1978; 1989); Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989; 2003) e; Ouvistismo (WRIGLEY, 1996; SKLIAR 2012; 2016; LAGES, 2019). This research aims to investigate the linguistic-discursive representations of the deaf community of a Higher Education Institution, focused on the issue of linguistic and cultural empowerment of the Deaf, in the search for self-empowerment of the hearing influence. To this end, a qualitative research of an emancipatory nature was carried out, following 4 stages: (a) analysis of the situation through annotations, in order to understand how the empowerment of the deaf in the institution happens, for the construction of the guiding themes; (b) filmed meeting of the focus group with discussions on the topics of hearing(nism), linguistic prejudice, colonialism, among others; (c) translation and transcription of statements; (d) carrying out the analyzes, first of linguistic materiality, based on the theoretical-methodological subsidies of the SFL and, later, discursive analysis in the light of the RC and the ACD. The results show that the course has many positive points, but that even though Letras Libras is a bilingual and bicultural course, it still perpetuates some hearing practices, considered reflections of the Milan Congress of 1880. Therefore, there is a need for changes in the course structures so that these practices are dissipated so that deaf students have the same learning conditions as those of hearing students. It is hoped, with this research, to contribute to changes in social practices regarding the depravity of the Deaf mediated by the mechanisms of human emancipation.
Palavra-chave: Representações
Surdo
Libras
Ouvintismo
Emancipação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Representations
Deaf
Libras
Hearing(nism)
Emancipation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: GONTIJO, Túlio Adriano Alves. Representações surdas na desconstrução de práticas ouvintistas: um estudo crítico e emancipatório. 2020. 216 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4079
Data defesa documento: 15-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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