Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4318
Tipo documento: Dissertação
Título: "De 'conto de fadas' a 'ruptura dos guetos'" : análise da educação das relações étnico-raciais no curso de Geografia da UFMT – 2013 a 2019
Autor(es): Ventura, Joilson Gonçalo
Orientador(a): Santos, Sérgio Pereira dos
Membro da Banca: Santos, Sérgio Pereira dos
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Oliveira, Meire Rose dos Anjos
Membro da Banca: Lopes, Marluce Leila Simões
Resumo : Esta pesquisa de mestrado em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vincula-se à Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE). Ela investiga como o curso de Geografia do campus de Cuiabá, por meio da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), no período 2013 a 2019, implantou e implementou a Lei n.o 10.639/2003, que dispõe sobre a “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. As questões norteadoras do estudo consistiram em:quais foram os entraves e os avanços pedagógicos e institucionais da implantação da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais no curso de Geografia? Existe conexão entre a disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais com as demais disciplinas do curso? Quais pontos convergem e divergem nessa conexão? A abordagem metodológica da pesquisa foi a de Estudo de Caso na qual foi possível observar, in loco, o objeto investigado e analisado. Para tanto, foram efetuadas: análises a partir dos documentos fornecidos pela Coordenação do curso e daqueles disponíveis no site da UFMT; a observação participante de quatro aulas da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais com a finalidade de compreender como os alunos atuam e participam das aulas; e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio dos sujeitos da pesquisa que foram: alunos, professores e gestores. Para a fundamentação teórica da pesquisa usamos: sobre relações raciais brasileiras ancoramos principalmente em Guimarães (2009), Hofbauer (2006), Domingues (2004), Paixão (2014), Seyferth (1985) e Schwarcz (1993). Sobre ações afirmativas em Siss (2003), Santos (2016) e Santos (2003); e sobre educação e currículo das relações étnico- raciais em Gomes (2005), Santos (2009), Costa (2013), Arroyo (2013) e Silva (2011). A partir das análises da pesquisa verificou-se que o processo de implantação e implementação da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais no curso de Geografia representou um avanço significativo não só pelo cumprimento da Lei n.o 10.639/2003, mas como um marco político-pedagógico importante na luta dos movimentos negros brasileiros.Contudo, os resultados indicam que há a necessidade de um processo avaliativo mais efetivo e a inclusão da referida Disciplina como obrigatória no curso de Bacharelado de Geografia. Assim, a implantação da Lei n 10.639/2003 tem um longo caminho a percorrer até a sua efetivação integral na UFMT, pois o racismo e as desigualdades raciais ainda são barreiras havendo a necessidade do rompimento de guetos institucionais para a efetivação de uma educação antirracista. Os efeitos da Disciplina começam a chegar na educação básica, pois ex-alunos trabalham com tais questões enquanto efeitos salutares da educação antirracista em suas formações. Revela-se ainda a necessidade de um trabalho interdisciplinar por parte dos professores do departamento de Geografia para o alcance integral dos conteúdos da educação antirracista. Indica-se que os órgãos pertinentes da UFMT deverão buscar a implementação institucional da Lei supracitada e das demais orientações normativas apresentadas na pesquisa referente às diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
Resumo em lingua estrangeira: This master's research in education from the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT) is linked to the Social Movements, Politics and Popular Education Research Line and to the Center for Studies and Research on Relations and Education (NEPRE). It investigates how the Geography course on the campus of Cuiabá, through the discipline Education of Ethnic-Racial Relations (ERER), in the period 2013 to 2019, implemented and implemented Law No. 10,639 / 2003, which provides for “History and Afro-Brazilian and African Culture ”. The guiding questions of the study consisted of: what were the obstacles and the pedagogical and institutional advances in the implementation of the discipline Education of Ethnic-Racial Relations in the Geography course? Is there a connection between the disciplines Education of Ethnic-Racial Relations with the other subjects of the course? Which points converge and diverge in this connection? The methodological approach of the research was the Case Study in which it was possible to observe, in loco, the object investigated and analyzed. To this end, the following were carried out: analyzes based on documents provided by the Course Coordination and those available on the UFMT website; the participant observation of four classes of the discipline Education of Ethnic-Racial Relations in order to understand how students act and participate in classes; and semi-structured interviews recorded in audio from the research subjects who were: students, teachers and managers. For the theoretical basis of the research we used: on Brazilian race relations we anchored mainly in Guimarães (2009), Hofbauer (2006), Domingues (2004), Paixão (2014), Seyferth (1985) and Schwarcz (1993). On affirmative actions in Siss (2003), Santos (2016) and Santos (2003); and on education and curriculum of ethnic-racial relations in Gomes (2005), Santos (2009), Costa (2013), Arroyo (2013) and Silva (2011).From the analysis of the research it was verified that the process of implantation and implementation of the discipline Education of Ethnic-Racial Relations in the Geography course represented a significant advance not only for the fulfillment of Law no 10.639 / 2003, but as a political landmark - important pedagogue in the struggle of the black Brazilian movements. However, the results indicate that there is a need for a more effective evaluation process and the inclusion of said discipline as mandatory in the Bachelor of Geography course. Thus, the implementation of Law No. 10,639 / 2003 has a long way to go until it is fully implemented at UFMT, since racism and racial inequalities are still barriers, with the need to break institutional ghettos for effective anti-racist education. The effects of the Discipline begin to arrive in basic education, since alumni work with such questions as salutary effects of anti-racist education in their training. It also reveals the need for interdisciplinary work on the part of teachers in the Geography department to fully reach the contents of anti-racist education. It is indicated that the relevant UFMT bodies should seek the institutional implementation of the aforementioned Law and of the other normative guidelines presented in the research regarding national curricular guidelines for the education of ethnic-racial relations and for the teaching of Afro- Brazilian history and culture and African.
Palavra-chave: Relações raciais
Lei nº 10.639/2003
Geografia
UFMT
Palavra-chave em lingua estrangeira: Race relations
Law 10.639/2003
Geography
UFMT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: VENTURA, Joilson Gonçalo. "De 'conto de fadas' a 'ruptura dos guetos'": análise da educação das relações étnico-raciais no curso de Geografia da UFMT – 2013 a 2019. 2020. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4318
Data defesa documento: 30-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Joilson Gonçalo Ventura.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.