Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4326
Tipo documento: Dissertação
Título: Utilizando o espaço escolar para trabalhar o ambiente construído em uma sequência didática
Autor(es): Paião, Maria Lucia
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva
Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta para trabalhar a educação ambiental nas aulas de Biologia do ensino médio com o objetivo de contribuir na formação de cidadãos aptos a decidirem e atuarem nas problemáticas socioambientais, e sensibilizar os estudantes sobre a importância de conservar o ambiente em que vive, por meio de um conjunto de atividades no ensino de Biologia. A pesquisa buscou trabalhar o tema na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, com abordagem metodológica problematizadora em relação à Educação Ambiental nos conteúdos de Biologia, por meio do uso de pesquisa e do método investigativo de modo a valorizar o conhecimento prévio dos estudantes e a despertar a curiosidade e a predisposição para o aprendizado. Entre os objetivos da presente investigação, está a elaboração de uma sequência didática, que foi aplicada em uma escola estadual, locus da pesquisa, situada na periferia da cidade de Várzea Grande, em Mato Grosso, na periferia da cidade, com turma do 1º ano do ensino médio. A metodologia foi baseada na pesquisa qualitativa, considerando os sujeitos colaboradores e a pesquisadora, o que facilitou a análise e a compreensão dos dados obtidos. Ao analisar os dados das atividades desenvolvidas durante a aplicação da sequência didática pode perceber ao final que os estudantes tiveram um avanço na compreensão da importância de cuidar do meio ambiente em que vive, dando significados às suas ações, como mudança de entendimento e postura que contribuiu na aprendizagem e na formação do sujeito crítico com a reorganização dos conhecimentos prévios e relacionando os com os novos conceitos.
Resumo em lingua estrangeira: This work presents a proposal to work on environmental education in the Biology classes of high school with the objective of contributing to the formation of citizens able to decide and act on socio-environmental issues, and to sensitize students about the importance of conserving the environment in which they live, through a set of activities in the teaching of Biology. The research sought to work on the theme from the perspective of Ausubel's Theory of Meaningful Learning, with a problematic methodological approach in relation to Environmental Education in the contents of Biology, through the use of research and the investigative method in order to value the students' prior knowledge. and to arouse curiosity and a predisposition for learning. Among the objectives of the present investigation, is the elaboration of a teaching sequence, which was applied in a State School, the locus of the research, located on the outskirts of the city of Várzea Grande, in the State of Mato Grosso, on the outskirts of the city, with a class from 1st year of middle education. The methodology was based on qualitative research, considering the collaborating subjects and the researcher, which facilitated the analysis and understanding of the data obtained. When analyzing the data of the activities developed during the application of the teaching-learning sequences, you can notice at the end that the students had an advance in the understanding of the importance of taking care of the environment in which they live, giving meanings to their actions, such as changing understanding and posture that contributed in the learning and training of the critical subject with the reorganization of previous knowledge and relating them to new concepts.
Palavra-chave: Meio ambiente
Educação ambiental
Ensino de biologia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environment
Environmental education
Biology teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: PAIÃO, Maria Lucia. Utilizando o espaço escolar para trabalhar o ambiente construído em uma sequência didática. 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4326
Data defesa documento: 29-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Maria Lucia Paião.pdf1.84 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Maria Lucia Paião - Prod. Educacional.pdf1.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.