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http://ri.ufmt.br/handle/1/4453
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A internacionalização da pós-graduação na UFMT pela via do ingresso regular de estudantes estrangeiros |
Autor(es): | Alegre, Elaine Silva |
Orientador(a): | Novais, Liliane Capilé Charbel |
Membro da Banca: | Novais, Liliane Capilé Charbel |
Membro da Banca: | Freitas, Leana Oliveira |
Membro da Banca: | Jesus, Déberson Ferreira de |
Resumo : | O princípio da Pós-graduação na UFMT data de 1996, com a criação do curso de Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade na Instituição. Com o passar dos anos, a implementação de novos Programas na Universidade se complexificam e novas demandas passaram a ser exigidas para a manutenção e avanço dos PPGs no mundo científico. Neste tocante, se apresenta insuficiente a somente a boa atuação e a contrapartida de resultados às comunidades regionais, locais e nacionais. É questão crucial provar sua magnitude, com o despertar do interesse e do reconhecimento de outras nações quanto às publicações nacionais, principalmente para as de alto status, que figuram como avaliadoras das melhores produções acadêmicas e científicas mundiais, nas diversas áreas do saber. Este contexto de atendimento a padrões internacionais de excelência na promoção do conhecimento, está intrínseco à inserção nacional no desenvolvimento econômico e tecnológico global. Portanto, o país deve se mostrar capaz de produzir conhecimento útil em escala global, se deseja não ser relegado às sobras tecnológicas e econômicas internacionais, como também de articulação diplomática na transmissão de conhecimento gerado e da oferta de educação de qualidade também a estudantes estrangeiros. Posto isto, este estudo revela o grau de internacionalização do conhecimento em Pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso, no que concerne ao ingresso regular de estudantes internacionais em cursos de Mestrado e Doutorado da referida Instituição de Ensino Superior, até o segundo semestre de 2019. Para tanto, trazemos um arcabouço teórico, sobre a Educação no Brasil e no Mundo; a relação da UFMT e as Redes de Cooperação Internacional de que é membro; os requisitos de ingresso em PPGs; o diagnóstico do ingresso de estudantes estrangeiros na citada Universidade, revelando adicionalmente, o perfil dos estudantes internacionais que nela figuram como mestrandos e doutorandos. |
Resumo em lingua estrangeira: | The beginning of postgraduate studies at UFMT dates from 1996, with the creation of the Master's degree course in Ecology and Biodiversity Conservation at the institution. Over the years, the implementation of new Programs at the University became more complex and new demands are required to maintain and advance the PPGs in the scientific world. In this regard, only good performance and the counterpart of results to regional, local and national communities are insufficient. It is crucial to prove its magnitude, with the awakening of the interest and recognition of other nations regarding national publications, especially for high-status publications, which are evaluators of the best academic and scientific productions in the world, in the various areas of knowledge. This context of meeting international standards of excellence in knowledge promotion is intrinsic to national insertion in global economic and technological development. Therefore, the country must be capable of producing useful knowledge on a global scale, if it wishes not to be put aside to international technological and economic remains, but also to diplomatic articulation in the transmission of knowledge generated and the provision of quality education also to foreign students. That mentioned, this study reveals the degree of internationalization of postgraduate knowledge at the Federal University of Mato Grosso, regarding the regular admission of international students to Masters and Doctorate courses of the referred Higher Education Institution, until the second semester of 2019. To this end, we bring a theoretical framework on Education in Brazil and in the World. We also present the relationship of UFMT and the International Cooperation Networks of which it is a member; the PPGs entry requirements; the diagnosis of the admission of foreign students to the aforementioned University, revealing, in addition, the profile of the international students that appear in it as masters and doctoral students. |
Palavra-chave: | Pós-graduação Stricto Sensu Internacionalização do conhecimento Estudantes internacionais |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Stricto Sensu Postgraduate Internationalization of knowledge International students |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
Referência: | ALEGRE, Elaine Silva. A internacionalização da pós-graduação na UFMT pela via do ingresso regular de estudantes estrangeiros. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4453 |
Data defesa documento: | 30-Aug-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado |
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