Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4569
Tipo documento: Dissertação
Título: Análise do impacto do xadrez sobre o quociente de inteligência em crianças de 8 a 10 anos
Autor(es): Santana, Cleiton Marino
Orientador(a): Mograbi, Gabriel José Corrêa
Coorientador: Alves, Rauni Jandé Roama
Membro da Banca: Mograbi, Gabriel José Corrêa
Membro da Banca: Alves, Rauni Jandé Roama
Membro da Banca: Rocca, Julia Zanetti
Membro da Banca: Auriemo, Danielle Ferreira
Resumo : A concepção de que o ensino-aprendizagem do xadrez está relacionado à melhora do desempenho acadêmico de estudantes estimulou projetos de pesquisa em vários países ao longo das duas últimas décadas. Nos últimos anos, ensino de xadrez, instrução musical e treinamento em memória de trabalho foram reivindicados como sendo capazes de treinar habilidades de domínio geral (por exemplo, raciocínio fluído/ inteligência) que, por sua vez, generalizam-se para outros aspectos cognitivos e habilidades acadêmicas (por exemplo, matemática). Assim, o objetivo desse trabalho é verificar o impacto do xadrez sobre as habilidades cognitivas de crianças de 8 a 10 anos, do 3º e 5º ano, por meio de escala de inteligência “Wechsler para crianças – Quarta Edição”. Foram selecionados 90 participantes inicialmente para o estudo e devido à pandemia do covid-19, que nos impediu de realizar parte do pós-testes, operamos com 54 participantes. Devido a outras exclusões técnicas, consideramos, ao fim, 45 alunos de 8 a 10 anos, cursando do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Os alunos foram divididos aleatoriamente em três grupos: “Grupo Xadrez”, “Grupo Jogos” e “Grupo Sem intervenção”. O “Grupo Xadrez” recebeu uma intervenção de 34 horas de aulas de xadrez, o “Grupo Jogos” recebeu uma intervenção de 34 horas de jogos, com ludo, dama, batalha naval, reversi e gamão e o “Grupo Sem intervenção” não recebeu nenhum tipo de intervenção. A pesquisa se baseou no método “experimento ideal” descrito por Gobet e Campitelli (2006), que propõe cuidados específicos, quanto à organização aleatória dos participantes, à inclusão de pré-teste e à pós-teste, dois grupos de controle, sendo apenas um Sem intervenção, diferentes professores e aplicadores e a não ciência dos participantes sobre o experimento e outras medidas de controle que adotamos. Os resultados mostraram que não houve evolução média geral no QI Total no “Grupo Xadrez” e no “Grupo Jogos” contrariando a hipótese inicial. Porém, quando analisados individualmente, os subtestes, notam-se algumas diferenças positivas significativas: o “Grupo Xadrez” apresentou resultados significativos nos subtestes “Cancelamento” e “Códigos”, confirmando parcialmente nossa hipótese. “O Grupo Xadrez” revelou resultados significativos superiores ao Grupo Sem intervenção no índice IOP e nos subtestes de Raciocínio Matricial na análise Two-way - U de Mann-Whitney; d de Cohen, também, corroborando parcialmente nossa hipótese. O “Grupo Xadrez” apresentou resultados significativos superiores ao “Grupo Jogos” nos: índices IVP na análise Three-Way-ANOVA e nos índices IOP e IVP na análise Two-way-Mann-Withney: d de Cohen nos subtestes de “Conceitos Figurativos” e Procurar Símbolos na análise Three-WayANOVA e nos subtestes de “Conceitos Figurativos”, “Aritmética”, “Completar Figuras”, “Semelhanças”, “Informação”, “Procurar Símbolos” e “Raciocínio Matricial” na análise Two-way U de Mann-Whitney; d de Cohen, outrossim, vindicando parcialmente nossa hipótese. Apesar de o estudo apresentar algumas limitações devidas às vicissitudes do ambiente escolar e à pandemia do covid-19, o “experimento ideal”, ainda com nossas melhorias, confirmou-se como um forte instrumento metodológico de pesquisa e os resultados confirmaram várias hipóteses iniciais de que o xadrez pode contribuir para desenvolver habilidades cognitivas.
Resumo em lingua estrangeira: The conception that the teaching-learning process of chess is related to improvement of academic performance of students has stimulated research projects in several countries over the past two decades. In recent years, chess and musical instruction and working memory training have been claimed to be capable of training general domain skills (for example, fluid reasoning/intelligence) which, in turn, generalize to other cognitive and academic skills (for example mathematics). Thus, the objective of this work is to verify the impact of chess on the cognitive skills of children of 8 and 10 years, from the 3rd and 5th year, using the “Wechsler for children - Fourth Edition” intelligence scale. Originally designed with 90 students, after exclusions, 45 students participated in this study. Students were randomly divided into three groups: “Group – Chess”, “Control Group I – Games” and “Control group II - No stimulus”. The “Group – Chess” received an intervention of 34 hours of chess classes, the “Control Group I – Games” received an intervention of 34 hours of games, with ludo, checkers, naval battles, reversi and backgammon and the control group received no intervention. Our research was based on the “ideal experiment” method (Gobet and Campitelli, 2006), which proposes specific careful control measures, regarding random organization of the participants, inclusion of pretest and post-test, two control groups, being only one without stimulation, different teachers and applicators and the subjects' lack of knowledge about the experiment. Results showed that there was no general average evolution in the Total IQ in the Group - Chess and Control Group I – Games. However, when the subtests were analyzed individually, some significant positive differences were pointed out: the “Group – Chess” showed significant results only in the “Cancellation” and “Codes” subtests and “Control Group” – Games” in the “Codes”, “Cancellation” and “Cubes” subtests, partially confirming our hypotheses. “The Group – Chess” showed significant results, superior to the “Control Group II - Without stimulus”, in the “IOP index” and in the “Matrix Reasoning” subtests in the Two-way analysis - U of Mann-Whitney; Cohen's d, also, in favor of our hypotheses. “The Group – Chess” presented significant results superior to the Control Group I - Games in: “IVP index” in the Three-Way-ANOVA analysis and in the “IOP” and “IVP” indices in the Two-way analysis – U of Mann-Whitney; Cohen's d, supporting our hypotheses; in the subtests of “Figurative Concepts” and “Searching for Symbols” in the Three-Way-ANOVA analysis and in the subtests of “Figurative Concepts”, “Arithmetic”, “Completing Figures”, “Similarities, Information”, “Searching for Symbols” and “Matrix Reasoning” in Mann-Whitney's Two-way analysis, somewhat corroborating our hypotheses; Cohen's d. Although, the study had some limitations (interference from teachers in the release of students in the post-test, time-window between intervention and application of the post-test and reapplication with different applicators, and, especially, the covid-19 pandemic serious drawbacks) the “ideal experiment”, with our improvements, presented itself as a strong methodological instrument and the results confirmed several initial hypotheses that chess can contribute to the development of cognitive skills.
Palavra-chave: Xadrez
Inteligência
Ensino
Palavra-chave em lingua estrangeira: Chess
Intelligence
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: SANTANA, Cleiton Marino. Análise do impacto do xadrez sobre o quociente de inteligência em crianças de 8 a 10 anos. 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4569
Data defesa documento: 31-Jul-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

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