Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4570
Tipo documento: Dissertação
Título: Mercúrio altera estrutura e função de comunidades de rizobactérias e seleciona linhagens eficientes na biorremediação
Autor(es): Mariano, Caylla Roanne Pereira
Orientador(a): Soares, Marcos Antônio
Membro da Banca: Souza, Hilton Marcelo de Lima
Membro da Banca: Morais, Eduardo Beraldo de
Membro da Banca: Almeida, Euziclei Gonzaga de
Resumo : Este estudo determinou o efeito do mercúrio na estrutura e funcionalidade de comunidades de rizobactérias e fitoextração assistida por rizobactérias. Métodos dependente de cultivo foram utilizados para isolar rizobactérias de Aeschynomene fluminensis e Polygonum acuminatum. As linhagens foram identificadas pelo sequenciamento do gene rDNA 16S, e traços funcionais envolvidos com promoção de crescimento vegetal e resistência a metais e antibióticos foram determinados. A capacidade de biorremediação das rizobactérias foi determinada em casa de vegetação. A riqueza e diversidade de espécies bacterianas da rizosfera de A. fluminensis e P. acuminatum são maiores em solos contendo mercúrio. As bactérias isoladas em ambientes contaminados apresentaram maiores valores de MIC, presença do gene merA e multirresistência a metais pesados e antibióticos. A inoculação de linhagens de Enterobacter sp_C35 e Microbacterium trichothecenolyticum_C34 aumentou significativamente (p<0.05; teste de Dunnetts) o crescimento de Z. mays em solo contaminado por Hg2+ 27 resultando na redução de até 87.86±1.42% do mercúrio no solo e aumento da fitoextração do metal em 43.06±7.08% pelas raízes. Mercúrio no solo altera a estrutura e funcionalidade de rizobactérias. Enterobacter sp_C35 e Microbacterium trichothecenolyticum_C34, isoladas de hospedeiros em ambientes contaminados, são eficientes promoção da fitoextração do mercúrio.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Ecologia microbiana
Rizoremediação
Metal tóxico
Bioacumulação
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade
Referência: MARIANO, Caylla Roanne Pereira. Mercúrio altera estrutura e função de comunidades de rizobactérias e seleciona linhagens eficientes na biorremediação. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4570
Data defesa documento: 15-Jun-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PPGECB – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Caylla Roanne Pereira Mariano.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.