Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4615
Tipo documento: Dissertação
Título: Impacto do bullying em outcomes educacionais : evidência brasileira
Autor(es): Vaz, Antônio Carlos da Silva Batista
Orientador(a): Silva, Lucas Emanuel da
Coorientador: Oliveira, Felipe Resende
Membro da Banca: Silva, Lucas Emanuel da
Membro da Banca: Oliveira, Felipe Resende
Membro da Banca: Raposo, Isabel Pessoa de Arruda
Resumo : Este trabalho tem como objetivo estimar o efeito de sofrer bullying sobre as notas de Matemática e Língua Portuguesa no desempenho escolar dos estudantes do 6º e 7º anos, com idade média de 12 anos, de escolas públicas situadas na cidade do Recife, buscando isolar a influência dos efeitos da escola, da comunidade, as características socioeconômicas do aluno, da família do estudante e de seus colegas de sala de aula. A metodologia de trabalho prevê a utilização de modelos estatísticos para mensurar o impacto desses efeitos sobre o aprendizado. Dessa forma, será utilizado o Propensity Score Matching (PSM) combinado com o modelo de Diferenças em Diferença (diff-in-diff) com o propósito de comparar os alunos que declaram ter sofrido bullying (tratados), com os alunos que não sofreram. São utilizadas técnicas econométricas para contornar potenciais problemas de endogeneidade. Os resultados sugerem que pode acontecer um dissipamento do efeito do bullying sobre desempenho escolar dos alunos no curto prazo, além de possíveis problemas de viés de seleção.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to estimate the effect of being bullied on Mathematics and Portuguese Language grades on the school performance of 6th and 7th grade students, with an average age of 12 years, from public schools located in the city of Recife, seeking to isolate the influence the effects of the school, the community, such as the socioeconomic characteristics of the student, the student's family and their classmates. The work methodology foresees the use of statistical models to measure the impact effects on learning. Thus, the Propensity Score Matching (PSM) will be used combined with the Differences in Difference model (diff-in-diff) in order to compare students who claim to have suffered bullying (treated), with students who have not. Econometric techniques are used to circumvent potential endogeneity problems. The results obtained that there may be a dissipation of the effect of bullying on students' school performance in the short term, in addition to possible selection bias.
Palavra-chave: Avaliação de impacto
Propensity score matching
Difference-in-differences
Palavra-chave em lingua estrangeira: Impact assessment
Propensity score matching
Difference-in-differences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Economia (FE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Referência: VAZ, Antônio Carlos da Silva Batista. Impacto do bullying em outcomes educacionais: evidência brasileira. 2021. 48 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4615
Data defesa documento: 27-Aug-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

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