Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4689
Tipo documento: Dissertação
Título: Indicadores cognitivos e emocionais de crianças vítimas de violência sexual
Autor(es): Marchi, Geizi da Silva Sales de
Orientador(a): Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Wechsler, Solange Muglia
Membro da Banca: Alves, Rauni Jandé Roama
Resumo : A violência sexual contra crianças é considerada um problema de saúde pública, que impacta e causa prejuízos de modo variado no desenvolvimento infantil. Os mais observados são os danos sociais, cognitivos, emocionais, comportamentais e físicos, que variam de uma vítima para outra. Vem sendo observado o aumento do interesse e preocupação por ações que visem garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. A presente pesquisa trata-se de um estudo empírico, de caráter quantitativo, descritivo e transversal, que tem por objetivo compreender os indicadores cognitivos e emocionais de crianças vítimas de violência sexual, em atendimento no Programa de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (PAVVS), do Hospital Universitário Júlio Muller em Cuiabá – MT, por meio dos instrumentos Desenho da Figura Humana (DFH-IV) e Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC), Questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada sobre a percepção do familiar responsável acerca da violência sofrida pela criança. A amostra parcial foi composta por 16 crianças, de sete a 11 anos de idade (M= 8,9 e DP=1,37) e de ambos os sexos (F= 12 e M= 04), todas provenientes de escolas públicas. Os resultados mostraram que os indicadores de desenvolvimento cognitivo avaliados por ambos os instrumentos foram considerados abaixo da média, quando comparados com a amostra normativa dos testes. As crianças avaliadas apresentaram 75% dos resultados no DFH abaixo da média, e no TPC observou-se a prevalência do aspecto formal de Tapetes (89,56%) e modo de colocação descendente (45,82%). No que se refere aos resultados dos indicadores emocionais, demonstraram capacidade de adaptação, a socialização, a propensão a estabilidade emocional, ao mesmo tempo em que apresentou imaturidade emocional, irritabilidade, carência, inibição e insegurança. Conclui-se que resultados não indicam prejuízos emocionais, considerando a imaturidade emocional, comum em crianças.
Resumo em lingua estrangeira: Sexual violence against children is considered a public health problem, which impacts and harms children's development in different ways. The most common are social, cognitive, emotional, behavioral, and physical damage, which varies from one victim to another. An increase in interest and concern for actions aimed at guaranteeing the rights of children and adolescents has been observed. This research is an empirical, quantitative, descriptive and cross-sectional study, which aims to understand the cognitive and emotional indicators of children victims of sexual violence, who are being assisted in the Care Program for Victims of Sexual Violence (PAVVS ), from the Júlio Muller University Hospital in Cuiabá – MT, using the Human Figure Drawing (DFH-IV) and Pfister Colored Pyramid Test (TPC) instruments, sociodemographic questionnaire and semi-structured interview on the responsible family member's perception of violence suffered by the child. The partial sample was comprised of 12 children, aged between seven to eleven years (M=8,9 and SD=1,37) and of both sexes (F= 12 and M= 04), all from public schools. The results showed that the cognitive development indicators evaluated by both instruments were considered below average when compared with the normative sample of the tests. The evaluated children presented 75% of the DFH-IV results below the average, and in the TPC there was a prevalence of the formal aspect of Rugs (89.56%) and descending placement mode (45.82%). With regard to the results of the emotional indicators, they showed adaptability, socialization, a propensity for emotional stability, as well as emotional immaturity, irritability, neediness, inhibition and insecurity. The results do not indicate emotional damage related to sexual violence, considering emotional immaturity, common in children.
Palavra-chave: Violência sexual
Crianças
Desenho da figura humana
Teste das pirâmides coloridas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Sexual violence
Kids
Human figure drawing
Test of the colored pyramids
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: MARCHI, Geizi da Silva Sales de. Indicadores cognitivos e emocionais de crianças vítimas de violência sexual. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4689
Data defesa documento: 28-Oct-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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