Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4703
Tipo documento: Dissertação
Título: Patrimônio cultural : memória e identidade do bairro Pedregal em Cuiabá–MT
Autor(es): Oliveira, Carlos Eduardo de
Orientador(a): Dourado, Nileide Souza
Membro da Banca: Dourado, Nileide Souza
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Silva, Alexandra Lima da
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Resumo : Este trabalho tem como objeto a educação patrimonial no bairro Pedregal, localizado em Cuiabá–MT, na EMEB Dr. Orlando Nigro. Esse bairro teve início na década de 1970, quando a cidade de Cuiabá recebia um grande contingente populacional que vinha em busca de oportunidades de emprego e melhores condições de vida. Durante esse período, entre 1970 e 1980, a população da cidade cresceu muito e isso trouxe várias consequências para Cuiabá, como o aumento de demandas por trabalho, saúde, educação e, por conta disso, o crescimento da criminalidade, ocasionando, de certa forma, ocupações de áreas urbanas/verdes e o surgimento de assentamentos precários à época. Portanto, o bairro Pedregal é resultante desse processo que ocorreu na cidade de Cuiabá, no período em estudo. Diante desse contexto, objetiva-se, com este trabalho, por intermédio da educação patrimonial, explorar os lugares de memórias e conquistas da comunidade ao longo dos anos, oportunizando desenvolver a consciência histórica na vida das crianças que estudam na EMEB Dr. Orlando Nigro, a fim de que, com essas informações e com a educação patrimonial, os estudantes possam levar adiante uma história diferente do bairro e, assim, num futuro próximo, fazer com que o bairro seja também compreendido de forma diferente pela população. E, como produto, será desenvolvido um minidocumentário a respeito da constituição e modernização do Pedregal, bem como de alguns de seus patrimônios culturais.
Resumo em lingua estrangeira: This work has as object the patrimonial education in the Pedregal neighborhood, located in Cuiabá-MT, at EMEB Dr. Orlando Nigro. This neighborhood began in the 1970s, when the city of Cuiabá received a large population that came in search of job opportunities and better living conditions. During this period, between 1970 and 1980, the city's population grew a lot and this brought several consequences for Cuiabá, such as the increase in demands for work, health, education and, because of this, the growth of crime, causing, in a way, occupations of urban/green areas and the emergence of precarious settlements at the time. Therefore, the Pedregal neighborhood is the result of this process that occurred in the city of Cuiabá, during the study period. In this context, the objective is, with this work, through heritage education, to explore the places of memories and achievements of the community over the years, making it appropriate to develop the historical awareness in the lives of children who study at EMEB Dr. Orlando Nigro, so that, with this information and with heritage education, students can carry forward a different history of the neighborhood and, thus, in the near future, make the neighborhood also understood differently by the population. And, as a product, a minidocumentary will be developed regarding the constitution and modernization of Pedregal, as well as some of its cultural heritage.
Palavra-chave: Ensino de História
Patrimônio cultural
Memória e identidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Cultural heritage
Memory and identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: OLIVEIRA, Carlos Eduardo de. Patrimônio cultural: memória e identidade do bairro Pedregal em Cuiabá–MT. 2020. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4703
Data defesa documento: 25-Jun-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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