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Tipo documento: Dissertação
Título: Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
Autor(es): Dallanora, Ediomar
Orientador(a): Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Sousa Neto, Miguel Rodrigues de
Membro da Banca: Trovão, Flavio Vilas Boas
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Resumo : O conjunto de documentos oficiais que rege a educação brasileira e mato-grossense, desde a Constituição Federal de 1988 até a Base Nacional Curricular Comum de 2017, prevê o preparo para o exercício da cidadania como uma das finalidades da educação nacional. Assim, nossa dissertação tem como objetivo geral fazer uma discussão sobre o conceito de cidadania, especialmente sobre a questão do voto e sua relação com o ensino de história. Também consideramos relevante, pensarmos o papel social dos discentes e a importância deles se perceberem como sujeitos ativos na sociedade, pertencentes a uma comunidade. Para tal, entendemos que o conteúdo da nossa proposta estrutura-se tendo os discentes como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central a produção de uma sequência didática sobre cidadania, recortando o voto como tema para trabalho nas aulas de história no 3º ano do ensino médio da educação básica. Assim, a proposta de sequência didática, tendo a cidadania como eixo, será apresentada como produto em nosso Mestrado Profissional em ensino de história. Com relação à metodologia de pesquisa, deve-se registrar que recorremos à pesquisa bibliográfica e ao trabalho com conceitos na área de história.
Resumo em lingua estrangeira: The set of official documents that govern Brazilian and Mato Grosso education from the Federal Constitution of 1988 to the Common National Curriculum Base of 2017 provide for the preparation for the exercise of citizenship as one of the purposes of national education. Thus, our dissertation has as general objective to make a discussion about the concept of citizenship, the vote and its relationship with the teaching of history. We also consider it relevant, to think about the social role of students and the importance of them perceiving themselves as active subjects in society, belonging to a community. To this end, we understand that both the content of our proposal when they are structured with students as active subjects in the teaching-learning process. Thus, the present study has as its central objective the production of a didactic sequence on citizenship and the vote as a suggestion for work in the history classes in the 3rd year of high school of basic education. Thus, the proposal of didactic sequence with citizenship as an axis will be presented as a product in our Professional Master's degree in history teaching. Regarding the research methodology, it should be recorded that we resort to bibliographic research and work with concepts in history.
Palavra-chave: Cidadania
Ensino de história
Linguagens políticas
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Citizenship
Teaching history
Political languages
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: DALLANORA, Ediomar. Cidadania, experiência democrática e voto: proposta de uma sequência didática para aulas de História. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4706
Data defesa documento: 29-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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