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Tipo documento: Dissertação
Título: A prática do ensino de Filosofia e sua relação com as matrizes referenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Autor(es): Sousa, Luiz Fernando Borges de
Orientador(a): Costa Neto, Aristides Januário da
Membro da Banca: Costa Neto, Aristides Januario da
Membro da Banca: Wogel, Livio dos Santos
Membro da Banca: Fêo, Flávio Justino
Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo aproximar a prática do professor de Filosofia em sala de aula com as matrizes referenciais oficiais que dão origem ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, assim como compreender analiticamente os itens apresentados neste exame, como uma oportunidade fundamental para aperfeiçoar a sua didática e seu método avaliativo. Considerar as exigências formais e pedagógicas do ensino de Filosofia, sem perder a especificidade do conhecimento filosófico, também é a intenção do presente trabalho. Nesta perspectiva, o ENEM é meio condicional possível para o ato filosófico, que é a finalidade do ensino da Filosofia no Ensino Médio. Para a realização de tal intento, dividiu-se a pesquisa em duas partes: uma teórico-crítica e outra prática-propositiva. De início, apresenta-se um histórico de documentos oficiais, nos quais os conteúdos de Filosofia foram apresentados como elemento curricular e, em seguida, um detalhamento sobre o método de elaboração dos itens do ENEM. Encerrando a primeira parte, o “coração” da pesquisa apresenta uma concepção filosófica do ensino de Filosofia: se o seu ensino é possível, se o que se ensina são possíveis “objetos” de conhecimento (conteúdos programáticos) ou uma postura filosófica diante da realidade. A perspectiva mais comum diante dos autores utilizados como referências bibliográficas é a de um ensino de filosofia com base na tríade histórico-temático-problematizadora. No que diz respeito ao ENEM, o processo de formulação de itens objetivos de avaliação com base nas matrizes referenciais, é condição ímpar para o processo de reflexão sistemática e profunda, uma vez que é necessário estabelecer conexões entre as competências e habilidades (descritores) e possíveis temas e problematizações realizados ao longo da história do pensamento filosófico. Também se propõe um processo avaliativo no qual os estudantes analisem os itens após a sua aplicação e que a correção dos mesmos também seja um momento intenso de apreensão de conceitos filosóficos. Na segunda parte do trabalho, há uma análise de itens de Filosofia nas edições do ENEM de 2017 e 2018, em um quadro analítico à luz precursora de Daniela Comiram, que fizera a mesma análise com edições anteriores do exame. E, por fim, são propostos itens elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular, como sugestão docentes da área de Ciências Humanas, em especial do componente curricular da Filosofia.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to approximate the practice of the Philosophy teacher in the classroom with the official reference matrices that give rise to the National High School Exam - ENEM, as well as to understand analytically the items presented in this exam, as a fundamental opportunity to improve the its didactics and its evaluation method. Considering the formal and pedagogical requirements of teaching Philosophy, without losing the specificity of philosophical knowledge, is also the intention of the present work. In this perspective, ENEM is a possible conditional means for the philosophical act, which is the purpose of teaching Philosophy in High School. For the realization of this intention, the research was divided into two parts: a theoretical-critical and a practical-propositional one. Initially, a history of official documents is presented, in which the contents of Philosophy were presented as a curricular element and, next, a detail on the method of elaboration of ENEM items. Closing the first part, the “heart” of the research presents a philosophical conception of the teaching of Philosophy: if its teaching is possible, if what is taught are possible “objects” of knowledge (syllabus) or a philosophical posture in face of reality . The most common perspective before the authors used as bibliographic references is that of teaching philosophy based on the historical-thematic-problematizing triad. With regard to ENEM, the process of formulating objective assessment items based on the referential matrices, is a unique condition for the process of systematic and deep reflection, since it is necessary to establish connections between competencies and skills (descriptors) and possible themes and problematizations carried out throughout the history of philosophical thought. It is also proposed an evaluation process in which students analyze the items after their application and that their correction is also an intense moment of apprehension of philosophical concepts. In the second part of the work, there is an analysis of Philosophy items in the 2017 and 2018 editions of ENEM, in an analytical framework in the precursor light of Daniela Comiram, who had done the same analysis with previous editions of the exam. And, finally, items prepared from the National Common Curricular Base are proposed, as a suggestion of teachers in the area of Human Sciences, especially the curricular component of Philosophy.
Palavra-chave: Filosofia
Ensino médio
Ensino de filosofia
Exame nacional do ensino médio
ENEM
Palavra-chave em lingua estrangeira: Philosophy
High school
Teaching philosophy
National high school exam
ENEM
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO
Referência: SOUSA, Luiz Fernando Borges de. A prática do ensino de Filosofia e sua relação com as matrizes referenciais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4710
Data defesa documento: 18-Dec-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PROF-FILO – Dissertações de mestrado

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