Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4715
Tipo documento: Dissertação
Título: Inventariando o Cemitério Nossa Senhora da Piedade : patrimônio cultural e ensino de História no espaço dos mortos e de sociabilidade dos vivos
Autor(es): Araujo, Francisca Nailê Bernardo de
Orientador(a): Gomes, Cristiane Thais do Amaral Cerzosimo
Membro da Banca: Gomes, Cristiane Thais do Amaral Cerzosimo
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Silva, Jocenaide Maria Rossetto
Resumo : Com o objetivo de dinamizar as aulas de História para além dos muros da escola, esse trabalho de pesquisa e produção do conhecimento sobre o ensino de história foi realizado no Cemitério Nossa Senhora da Piedade da cidade de Cuiabá, construído no final do século XIX, apresentando possibilidades de estudo e reflexão histórica no campo da Educação Patrimonial, no espaço dos mortos e de sociabilidades dos vivos, na capital do estado de Mato Grosso. Assim essa proposta abre perspectiva de ensino e pesquisa, a partir do estudo da territorialidade do cemitério da cidade, com estudantes do ensino médio, oportunizando o conhecimento da História Local, e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Educação Patrimonial voltada para a consciência de preservação dos espaços históricos da cidade de Cuiabá. Dessa forma, com o estudo da História Local, se constitui nesse trabalho estratégias e metodologias com o intuito de aproximar o ensino de História e a realidade vivenciada pelos estudantes, no sentido de se pensar a aprendizagem significativa e, também as metodologias ativas, de acordo com as diretrizes curriculares atuais. Para o desenvolvimento desta pesquisa elegeu-se o território urbano do cemitério Nossa Senhora da Piedade, um dos mais antigos da cidade de Cuiabá, que, para além de sua função habitual, é aqui concebido como patrimônio cultural e, portanto, como lugar de ensino e aprendizagem de história que proporciona a leitura da história, da cultura e da memória de uma cidade. Através da metodologia da Educação Patrimonial, com a saída da sala de aula para o cemitério, buscou-se proporcionar a construção do conhecimento histórico, evidenciado a partir das narrativas elaboradas pelos estudantes no decorrer da aplicação do projeto de disciplina eletiva e em seu encerramento. Esta dissertação apresenta os resultados de um trabalho realizado na prática, tendo na produção dos estudantes do livro Memórias de Minha Cidade, um dos seus principais resultados, constituindo objeto de análise dessa pesquisa. Assim, intervindo no cotidiano de uma escola de educação básica da rede estadual de ensino de Cuiabá, capital de Mato Grosso, as experiências vivenciadas apresentam-se como possibilidades didáticas para o ensino e aprendizagem do conhecimento histórico nesse território urbano, considerado espaço dos mortos e de sociabilidade dos vivos.
Resumo em lingua estrangeira: In order to boost History classes beyond the school walls, this research and production of knowledge about history teaching was carried out at the Nossa Senhora da Piedade Cemetery in the city of Cuiabá, built in the late 19th century, presenting possibilities of study and historical reflection in the field of Heritage Education, in the space of the dead and sociability of the living, in the capital of the state of Mato Grosso. Thus, this proposal opens a perspective of teaching and research, based on the study of the territoriality of the city cemetery, with high school students, providing the opportunity to learn about Local History, and, at the same time, the development of Heritage Education aimed at the awareness of preservation of the historical spaces of the city of Cuiabá. Thus, with the study of Local History, strategies and methodologies are constituted in this work in order to approximate the teaching of History and the reality experienced by students, in the sense of thinking about meaningful learning and also active methodologies, according current curriculum guidelines. For the development of this research, the urban territory of the Nossa Senhora da Piedade cemetery was chosen, one of the oldest in the city of Cuiabá, which, in addition to its usual function, is here conceived as a cultural heritage and, therefore, as a place of teaching. and history learning that provides a reading of the history, culture and memory of a city. Through the Heritage Education methodology, with the departure of the classroom to the cemetery, we sought to provide the construction of historical knowledge, evidenced from the narratives elaborated by the students during the application of the elective discipline project and at its closure. This dissertation presents the results of a work carried out in practice, having in the production of the students of the book Memórias de Minha Cidade, one of its main results, constituting the object of analysis of this research. Thus, interving in the daily life of a basic education school in the state education network in Cuiabá, capital of Mato Grosso, the experiences experienced are presented as didactic possibilities for teaching and learning historical knowledge in this urban territory, considered a space for the dead and sociability of the living.
Palavra-chave: Ensino de história
Patrimônio cultural
Cemitério
Educação patrimonial
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Cultural heritage
Cemetery
Patrimonial education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: ARAUJO, Francisca Nailê Bernardo de. Inventariando o Cemitério Nossa Senhora da Piedade: patrimônio cultural e ensino de História no espaço dos mortos e de sociabilidade dos vivos. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4715
Data defesa documento: 12-May-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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