Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4727
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação patrimonial : história, patrimônio cultural e os lugares de memória do município de Barra do Garças – MT
Autor(es): Reis, Michele Salete
Orientador(a): Dourado, Nileide Souza
Membro da Banca: Dourado, Nileide Souza
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Resumo : Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – vinculado à Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuibá, a partir da linha de pesquisa Saberes Históricos em diferentes espaços de Memória. Este trabalho teve como objetivo possibilitar experiências mais dinâmicas e enriquecedoras no processo de ensino-aprendizagem a partir da Educação Patrimonial, por meio de materiais didáticos-pedagógicos produzidos para professores da Educação Básica. Adotou-sea pesquisa aplicada, objetivando explorar historicamente a cidade de Barra do Garças-MT, a partir da pesquisa quanti-qualitativa, por meio de questionários semiestruturado, a fim de verificar as percepções que professores(as) e estudantes têm acerca do patrimônio cultural e da história do município. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica a partir autores que escreveram sobre a história da cidade de Barra do Garças e a pesquisa de campo, que permitiu conhecer alguns documentos que serviram de base para escrita da história do município, como jornais, decretos, depoimentos, fotografias, entre outros. O estudo teórico sobre o Ensino de História, a Educação Patrimonial e os lugares de memória, pautaram-se em documentos produzidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Guia Básico de Educação Patrimonial(1999) e Base Nacional Comum Curricular (2017) e em autores como Barca, Rezende e Schmidt (2010), Rüsen (2009); Bittencourt (2009), Le Goff (2013), Nora (2012), entre outros. Elaboraram-se dois produtos que integram esse trabalho de dissertação, as Oficinas Pedagógicas e o Guia Didático–histórico para o(a) professor(a), com o objetivo de auxiliar os professores de História da Educação Básica a trabalhar com a temática Educação Patrimonial e, ao mesmo tempo, provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural, a fim de contribuir para a compreensão da realidade dos estudantes e para o reconhecimento de sua própria identidade.
Resumo em lingua estrangeira: Dissertation presented to the Professional Master's Program in History Teaching - ProfHistória - linked to the Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá Campus, from the research line Saberes Históricos em diferentes espaços de Memória. This work aimed to enable more dynamic and enriching experiences in the teach-learning process from the Heritage Education, by didactic-pedagogical materials producing to basic education teachers. Applied research was adopted aiming to explore historically the Barra do Garças-MT city, from the quantitative-qualitative research, by the semi-structured questionnaire, in order to verify the perceptions that the teachers and the students have about the cultural heritage and the city's history. The bibliographic research was used from authors who wrote about Barra do Garças' history and the field research allowed to know about some documents that helped to write the city's history, like journals, decress, testimonies, photographies. The theoric study about the History Teaching, the Heritage Education and the memory places, were guided by documents produced by the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), the Guia Básico de Educação Patrimonial (1999) and the Base Nacional Comum Curricular (2017) and in authors like Barca, Rezende and Schmidt (2010), Rüsen (2009); Bittencourt (2009), Le Goff (2013), Nora (2012), and others. Two products were elaborated which integrate this dissertation work, the Oficinas Pedagógicas and the Guia Didático-histórico para o(a) professor(a), in order to help the Basic Education history teachers to work with the Heritage Education theme and, at the same time, to stimulate learning situations about the heritage process, in a attempt to contribute to the understanding of the reality of the students and the recognition of your own identity.
Palavra-chave: Ensino de história
Educação patrimonial
Memória
Identidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Heritage education
Memory
Identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: REIS, Michele Salete. Educação patrimonial: história, patrimônio cultural e os lugares de memória do município de Barra do Garças – MT. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4727
Data defesa documento: 24-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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