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http://ri.ufmt.br/handle/1/4733
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Conte outras histórias que sejam nossas : a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate |
Autor(es): | Coimbra, Luzia Aparecida Gonçalves |
Orientador(a): | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Guimarães, Maristela Abadia |
Resumo : | Essa dissertação tem como objetivo analisar a forma como são representados os povos indígenas nos livros didáticos de história da Coleção História em Debate, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e destinado aos estudantes do Ensino Médio. Pretende-se identificar as rupturas e permanências nos estereótipos após a aprovação da Lei n. 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas na educação básica de todo o país. Além dos novos conteúdos que passam a integrar o componente curricular da Educação Básica no Brasil, podemos citar também os novos caminhos que o ensino de História tem buscado romper com as ideias tradicionais e promover reflexões críticas sobre a história. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados nos anos 1990, por exemplo, incentivaram o ensino de história a partir dos eixos temáticos. A pesquisa desenvolveu-se por meio da investigação qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico acerca do livro didático no Brasil e do tratamento dispensado a temática indígena nesses livros. O interesse pela Etnologia indígena e pela possibilidade de compartilhamento de novos conhecimentos motivaram a realização dessa pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present thesis aims to analyze how indigenous peoples portray in didactical History books from the collection Coleção História em Debate, which the Brazilian National Program for the Didactic Books (PNLD) approved in 2018 and designed to High School students. It intends to identify disruptions and stereotypes permanency after approval of Law no. 11.645/2008, which makes mandatory teaching Indigenous Culture in Elementary Schools nationwide. Besides new content included in the Basic Education Curriculum in Brazil, we can also mention the new paths that History teaching has taken to break traditional concepts and foment critical observations about History. The National Curriculum Parameters (PCN) created in 1990, for instance, encouraged History teaching through a thematic axis. The development of the research occurred through qualitative investigation within a data survey, which referred to didactic books in Brazil and their handling with indigenous thematics. The enormous interest in Indigenous Ethnology and the possibility to sharing new knowledge to a broad audience motivated this research. |
Palavra-chave: | Ensino de história Livros didáticos Eixos temáticos Temática indígena |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching Didactical books Thematic axis Indigenous thematic |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | COIMBRA, Luzia Aparecida Gonçalves. Conte outras histórias que sejam nossas: a temática indígena e a Lei n. 11.645/2008 nos livros didáticos de História no ensino médio, uma análise da coleção História em Debate. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4733 |
Data defesa documento: | 30-Apr-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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