Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4797
Tipo documento: Dissertação
Título: Corrente parasitas : uma abordagem para o ensino médio com ênfase na experimentação
Autor(es): Costa, Lucio Mario
Orientador(a): Pereira, Rosângela Borges
Membro da Banca: Pereira, Rosângela Borges
Membro da Banca: Verde, Ediron Lima
Membro da Banca: Cunha, Jalles Franco Ribeiro da
Resumo : O presente trabalho objetivou a claboração ce implementação em sala de aula de uma série de aulas experimentais com a finalidade de inserir o conteúdo correntes parasitas nas aulas de Física do ensino Médio. O projeto foi aplicado em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cremilda Oliveira Viana em Primavera do Leste — MT. As correntes parasitas (ou correntes de Foucault), são induzidas em metal não magnético através da variação de um campo magnético. Essas correntes são de grande importância em aplicações tecnológicas e industriais, seja por seus efeitos desejáveis, como na frenagem de trens, ou por efeitos indesejáveis, como nos núcleos de transformadores. Embora não façam parte da grade curricular do Ensino Médio e não sejam tratados nos livros-textos, são de extrema riqueza para o ensino de Física, pois, para seu entendimento, é necessário abordar e relacionar conceitos variados como campo magnético, fluxo magnético, indução eletromagnética e lei de Lenz. O produto educacional intitulado Correntes parasitas — caminhos para experimentação, traz material instrucional para desenvolver e explorar 05 (cinco) experimentos: percepção tridimensional das linhas de campo magnético, mini protótipo de trem magnético, amortecimento magnético, rampa magnética e freio magnético. Para cada um dos experimentos são apresentadas sugestões de exploração do conteúdo relacionado, propostas de discussões e de avaliação da aprendizagem. Como resultado de nosso trabalho, pudemos perceber a evolução conceitual que os alunos foram adquirindo sobre a indução eletromagnética, muitas vezes não alcançada nas aulas teóricas, e como esse efeito está diretamente ligado às correntes parasitas. Ainda, os alunos se mostraram motivados, interessados, participativos e, o que é importante, mostraram grande interesse em continuar tendo atividades experimentais.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aimed to elaborate and implement in the classroom a series of experimental practices in order to inserting a eddy currents contents in the high school Physics classes. The project was applied to a third year high school class Cremilda Oliveira Viana State School in Primavera do Leste - MT. Foucault's currents (or eddy currents), are induced in non-magnetic metal by varying a magnetic field. These currents are of great importance in industrial technological applications, either for their desirable effects, such as train braking, or for undesirable effects, such as in transformer cores. Although they are not part of the high school curriculum and are not considered in textbooks, they are extremely rich for the teaching of physics, because, for their understanding, it is necessary to approach and relate various concepts such as magnetic field, magnetic flux, electromagnetic induction and Lenz's law. The educational product entitled Foucault's Currents - Paths for Experimentation, brings instructional material for development and exploration of 05 (five) experiments: three-dimensional perception of magnetic field lines, magnetic train mini prototype, magnetic damping, magnetic ramp and magnetic brake. For each of the experiments, suggestions for exploring related content, discussion proposals, and learning assessment are presented. As a result of our work, we were able to see a conceptual evolution that students were buying about electromagnetic induction, often not achieved in classroom, and how this effect is directly linked to eddy current. Still, the students are motivated, interested, participating and, importantly, show great interest in continuing to have experimental activities.
Palavra-chave: Ensino de física
Correntes parasitas
Correntes de Foucault
Frenagem eletromagnética
Trem eletromagnético
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Eddy current
Foucault's current
Electromagnetic breaking
Electromagnetic train
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: COSTA, Lucio Mario. Corrente parasitas: uma abordagem para o ensino médio com ênfase na experimentação. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4797
Data defesa documento: 6-Dec-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Lucio Mario Costa.pdf21.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.